Inteligência Artificial no home care: qual o papel dessa tecnologia no dia a dia dos negócios

Assim como a gradativa implementação da Internet 5G, o machine learning e a inteligência artificial no home care e na saúde em geral são responsáveis por uma verdadeira revolução do segmento. 

O cenário de integração entre esses dois ramos, tecnologia e saúde, tem se desenvolvido em  abriu precedentes inéditos nos últimos anos, principalmente após a pandemia e a necessidade de isolamento social. 

A telemedicina, por exemplo, regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2022, e até então considerada o avanço mais importante nesse sentido, caminha junto de outras ferramentas que vêm se destacando diariamente. 

É o caso do aprendizado de máquina (machine learning) e da inteligência artificial na saúde e no home care. 

Neste artigo vamos abordar como esses avanços refletem e contribuem para a dinamização do mercado, sobretudo, na perspectiva dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD). Continue conosco.

O contexto da inteligência artificial na saúde e no home care

No setor de saúde e no mercado como um todo, o ML (machine learning) e a inteligência artificial representam oportunidades para otimização de processos e para uma maior rentabilidade dos negócios. 

Inclusive, de acordo com um relatório da consultoria FrontierView, encomendado pela Microsoft e realizado ainda em 2023, estima-se que as ferramentas  de inteligência artificial (IA) contribuam com o crescimento de 4,2% do PIB do Brasil até 2030.

Quando direcionamos a análise para o campo da saúde, os números encontrados também representam uma estimativa positiva em relação à implementação dessa tecnologia na rotina de trabalho e nos procedimentos dos negócios do setor, principalmente na modalidade home care. Dados da Statista, por exemplo, preveem uma movimentação de US$ 28 bilhões em 2025 para esse mercado. 

Tanto o machine learning (ML), quanto a inteligência artificial (IA) na saúde e no home care fazem parte de um novo contexto corporativo, que investe ano após ano em melhores soluções de serviços através do que a tecnologia é capaz de transformar. Tudo para proporcionar uma melhor experiência em saúde, diagnóstico e tratamentos.

A respeito disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define a inteligência artificial como uma alternativa empolgante para aprimorar os serviços de saúde em escala global. Sua aplicação reflete na rapidez e precisão de diagnósticos e na triagem de doenças, além de oferecer suporte no atendimento clínico, impulsionar a pesquisa em saúde e facilitar o desenvolvimento de medicamentos. 

A OMS destaca ainda que a inteligência artificial desempenha um papel crucial no apoio a diversas iniciativas de saúde pública, incluindo vigilância de doenças e gestão de sistemas.

➡️ Leia também: Como a gestão tecnológica no home care acelera resultados a curto, médio e longo prazo 

E quando a Inteligência Artificial é direcionada ao segmento de atenção domiciliar à saúde, o que se espera? 

Se você chegou até aqui é porque deseja saber: afinal, qual o papel da IA no home care? É através da parceria com a Inteligência Artificial e outros avanços digitais, como o ML, que o setor de home care e SAD se fortalece, pois transforma atividades mecânicas e repetitivas do ciclo de recebíveis em tarefas automáticas. 

Situações rotineiras, como agendamento de visitas, gerenciamento de medicamentos, controle de escalas e acompanhamento do histórico de saúde, passam a ser realizadas de forma eficiente e sem erros significativos, liberando os profissionais de saúde para tarefas mais complexas e de maior valor agregado ao negócio e ao bem estar do paciente. 

Ou seja, os esforços das equipes de trabalho ficam disponíveis para serem direcionados exclusivamente para um processo de melhoria contínua do atendimento ao paciente. 

Neste contexto, dentre as inúmeras possibilidades da IA para o home care, destaca-se a capacidade avançada de análise de bancos de dados robustos, que processam volumes inimagináveis de informações médicas, resultando em diagnósticos mais rápidos, previsibilidade e tratamentos mais eficazes.

Além disso, através de dispositivos médicos, como sensores e wearables, a IA viabiliza o recurso de monitorização ininterrupta dos pacientes em seus lares, permitindo que os cuidadores/familiares acompanhem constantemente os sinais vitais dos pacientes e que eles recebam alertas em tempo real caso ocorra alguma anomalia. Como a resposta a situações de emergência passa a ser mais rápida, há também uma redução de hospitalizações desnecessárias.

Por fim, a IA também reflete na personalização do atendimento da atenção domiciliar. Os algoritmos podem checar o histórico médico e as preferências individuais dos pacientes para elaborar planos de cuidados altamente customizados, contribuindo para uma maior satisfação do paciente e para resultados de saúde mais positivos.

Leia também: Se você comete esses erros a transformação digital no seu home care está em risco! 

4 Benefícios da Inteligência Artificial para o home care

Indo além do já estabelecido anteriormente em nosso artigo, podemos destacar outras vantagens da associação da IA ao home care, identificando as aplicações práticas dessa combinação. 

Um desses exemplos encontra-se na já citada análise de dados. Tendo em vista que a saúde é o setor que mais gera dados no mundo, representando 30% deles, utilizar a tecnologia por trás do ML e da IA habilita que a experiência do cliente seja desenvolvida a partir de uma visão integral do sistema, diagnósticos e de pesquisas da área, tornando-se cada vez mais satisfatória. 

Existem ainda diversas outras aplicações que explicam o papel transformador da IA no home care. Separamos 4 delas para você conferir: 

1)  Melhor custo-benefício 

Utilizar ML e inteligência artificial na saúde e no home care assegura melhores serviços, com maior rapidez e a um custo menor. 

Isso porque essas ferramentas são capazes de acelerar tarefas que antes despediam tempo e recursos humanos, como etapas administrativas. 

Pré-autorização de seguros, acompanhamento de glosas, manutenção de registros, análise de produtividade e sobrecarga da equipe, otimização de recursos, entre outras, são algumas atividades automatizadas pela integração dessas tecnologias. Tal ação permite que os profissionais da área se dediquem a um atendimento mais humanizado e qualificado, potencializando o serviço de atenção domiciliar. 

2) Retenção de talentos 

Um controle efetivo de gestão, realizado através de ferramentas de tecnologia como machine learning e a inteligência artificial na saúde e no home care, tem como resultado a retenção de talentos para o setor. 

Principalmente com o envelhecimento populacional, o home care passa a demandar um grande número de profissionais especializados nesse modelo de negócio. Entretanto, um estudo realizado em Wisconsin, nos Estados Unidos, identificou que 85% das empresas de Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) não têm colaboradores suficientes para os turnos e outras 43% não preenchem seus turnos ao menos 7 vezes por mês. 

Quando há a utilização da ML e IA na saúde, esse desafio é superado, uma vez que tais ferramentas conseguem, segundo César Griebeler (VP de Tecnologia do Grupo Pulsati), “fornecer um cronograma consistente e confiável de trabalho, permitindo planejamento […]. Com o apoio de soluções informatizadas, amparadas pela inteligência artificial e pelo machine learning, diversos produtos no mercado auxiliam a otimização de cronograma e a gestão de escalas desses profissionais”.

3) Diagnósticos escaláveis

Um dos grandes diferenciais da ML e inteligência artificial na saúde é escalar as soluções do setor. 

Segundo um artigo publicado pela Nature e através de uma experiência com deep learning do Google, foi possível compreender que o aprendizado de máquina, bem como a IA, conseguem encontrar diagnósticos velozmente, a partir de enormes bancos de dados. 

Como resultado, há a observação de riscos de doenças a partir de padrões dos databases, poupando tempo, recursos e, até mesmo, um modelo de medicina reativa. Inaugura-se a prevalência da medicina preventiva.   

O que antes demandaria ações e exames múltiplos a um paciente, agora pode ser transportado para uma análise automatizada, em larga escala, com mais vetores de comparação, otimizando diagnósticos e refletindo em uma assistência médica mais rápida e assertiva.

4) Mais saúde mental 

Em 2020, a Oracle, em parceria com a Workplace Intelligence, divulgou uma pesquisa que mostrou como a ML e a inteligência artificial na saúde se relacionam ao tópico saúde mental e bem-estar nas rotinas de trabalho. 

Segundo o estudo, que observou mais de 12 mil pessoas em 11 países, 87% dos brasileiros disseram que soluções de IA/ML são imprescindíveis para o monitoramento do seu bem-estar mental no ambiente de trabalho. 

Além disso, desta parcela, 64% prefere interagir sobre assuntos como estresse e ansiedade com um robô, ao invés do seu superior imediato, por exemplo. 

Nesse sentido, as tecnologias influenciam também na produtividade das equipes home care e no cuidado com toda a cadeia de colaboradores. 

5) Gestões cada vez mais eficientes

O contexto digital da saúde composto, dentre suas múltiplas facetas, também por ferramentas de ML e IA, permite o desenvolvimento de softwares de gestão cada vez mais completos, que abarcam todo o ciclo de receitas do negócio. Por isso, a integração de tecnologias reflete na eficiência operacional de empresas SAD, garantindo sua permanência entre a concorrência. 

O SpinCare, o software de gestão que hoje é referência no mercado de saúde domiciliar, é um bom exemplo desse tipo de ferramenta. Além da conformidade legal para uso de dados sensíveis, o software otimiza os processos internos e de relacionamento de empresas desse setor, contendo diferenciais como: 

  1. Otimização dos processos e controle da operação das empresas de home care;
  2. Aplicativo mobile para profissionais e para a família do paciente;
  3. Gerenciamento automatizado de escalas e turnos;
  4. Prontuários armazenados eletronicamente;
  5. Gestão financeira;
  6. Gestão de cadeia de suprimentos 

O SpinCare carrega ainda o selo de produto do Grupo Pulsati, uma das healthtecs mais inovadoras do setor. 

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No espectro geral da saúde, a cadeia de SAD tende a se beneficiar cada vez mais pela adoção de soluções focadas em IA. 

Embora esse ainda seja um universo de experimentação, muitos serviços e ferramentas atuais, como o software SpinCare, já focados no uso da tecnologia, sedimentam o caminho para o que está por vir. 

Dessa forma, empresas do segmento que vislumbram permanecer no mercado, precisam investir em tecnologia o quanto antes, uma vez que a transformação digital é inevitável e não volta atrás. 

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