A transformação digital, seja no home care, ou em qualquer outro segmento, é uma necessidade para atender às demandas do novo mercado e do perfil de consumidor mais atento, disposto a comparar soluções e com padrão de comportamento omnichannel.
Exemplo disso, uma pesquisa da McKinsey, em parceria com o MIT’s (Machine Intelligence for Manufacturing and Operations), identificou que negócios voltados estrategicamente para a utilização de dados se converteram em verdadeiros cases de sucesso, ratificando a importância de adaptação à revolução tecnológica.
Dentre vários exemplos, o estudo mostrou o da organização Wayfair, que otimizou seu envio de produtos e, com isso, reduziu o custo de logística de suas operações em 7,5%.
Esse cenário corrobora, sobretudo, a importância dos negócios desenvolverem a sua maturidade digital. Tal conceito diz respeito à capacidade de uma empresa se adaptar às transformações digitais e sociais no ambiente ao qual está inserida, utilizando potencialmente recursos e ferramentas tecnológicas para se destacar no mercado.
Ou seja, é um termo que se relaciona à eficiência de um negócio de responder às alterações de contexto de forma rápida, inovando e potencializando seus processos e soluções.
No setor do home care a tecnologia é essencial. Inclusive, “saúde digital” representa um mercado em movimento em escala global, marcando, já em 2021, crescimento de 79%, segundo o State of Digital Health.
Abraçar a transformação digital no home care é garantir a competitividade e a permanência no novo universo de oferta e demanda de soluções/serviços, uma vez que a integração do online e do offline é irreversível.
Além disso, ao adotar um mindset inovador e guiado pela tecnologia, as empresas desse setor otimizam vários processos internos que ainda demandam esforços onerosos de equipes e ferramentas mais analógicas. Portanto, a tecnologia é um caminho de inúmeras vantagens.
5 erros que impedem a evolução da transformação digital no seu home care
A transformação digital no home care requer, assim como qualquer outra implementação, um planejamento!
Por isso, esse movimento deve ser encarado como um projeto que integre todos os departamentos e que envolva seus profissionais e colaboradores.
Nesse sentido, confira alguns erros que podem retardar o amadurecimento e a transformação digital do seu negócio:
1) Não incluir sua equipe nesse processo
As vantagens por trás da transformação digital no home care precisam ser compartilhadas com os colaboradores e demais profissionais da saúde envolvidos com a empresa.
Uma vez que todos eles interagem com as ferramentas e são impactados diretamente pela implementação da tecnologia e de uma cultura data driven, é essencial que todos enxerguem o propósito dessa mudança e seu investimento.
Portanto, se você não se dedica para tornar a transformação digital suficientemente clara para suas equipes, é provável que esse passo não seja compreendido e não gere resultados tão positivos.
Os objetivos dessa decisão de abraçar a transformação digital precisam estar claros para os times. Dessa forma, é possível, até mesmo, que os funcionários e profissionais possam contribuir com sugestões ou dicas relacionadas à uma perspectiva da sua área de atuação.
2) Não contar com profissionais capacitados para esse contexto
Além de incluir seus profissionais no projeto de transformação digital no home care, outro aspecto essencial é a garantia de que eles possuam ou adquiram, através de treinamentos, competências relacionadas a este novo cenário.
Uma vez que a tecnologia será responsável por otimizar diversas etapas operacionais, os funcionários precisam ser mais analíticos, criativos e proativos.
As ferramentas permitem que esses profissionais direcionem seus esforços para áreas que a tecnologia não alcança.
Portanto, checar as habilidades e soft skills que você julga pertinentes para este momento é um ponto de virada para garantir a transformação digital no seu home care.
3) Não investir em tecnologia e automação
Parece óbvio dizer que abraçar a tecnologia é parte fundamental da transformação digital no home care, certo?
A mentalidade inovadora, como discutimos no ponto anterior, precisa estar associada à capacidade das empresas desse segmento de estarem abertas a investir em ferramentas digitais adequadas.
A análise big data de informações cadastrais – de pacientes e convênios; dos próprios processos internos, entre outros dados de um negócio SAD (serviços de assistência domiciliar), só é possível através da tecnologia e da automação de etapas dos serviços.
Sem isso, há grande chance das informações se perderem, de ocorrerem as glosas médicas, além da empresa ter uma comunicação pouco eficiente com seus pacientes e clientes.
Por isso, adotar um software de gestão para o home care, por exemplo, é um passo fundamental para que a transformação digital se estabeleça.
4) Falta de uma gestão concisa e organizada
Negócios home care trabalham com uma enorme quantidade de dados. Dos pacientes e suas famílias, dos convênios e operadoras de saúde, das escalas e profissionais envolvidos, dos estoques de farmácia, enfim, de toda a cadeia de recebíveis.
Organizar esses ativos, bem como armazená-los adequadamente e tratá-los, demanda automação e tecnologia. A gestão da empresa requer um desenvolvimento que não seja refém de processos manuais passíveis de falhas humanas.
Orientar a empresa para dados é uma das melhores formas de amadurecer a gestão de um negócio e com isso oferecer de forma exponencial e constante um serviço de melhor qualidade, com foco no cliente e nas suas necessidades.
5) Não integrar a equipe de tecnologia com os demais departamentos da empresa
A equipe de tecnologia da informação precisa manter um diálogo próximo e aberto com os demais departamentos da empresa. Assim, o escopo de trabalho do time passa a ser preventivo e não reativo.
Este setor precisa apresentar continuamente sugestões de melhorias para os gestores, deve defender atualizações para as ferramentas da empresa e sempre colocar os clientes como foco para para o desenvolvimento de soluções.
Garantir que todos os departamentos tenham boa comunicação reflete diretamente na aceleração do processo de transformação digital no seu home care.
—————————————————
Embora a transformação digital no home care seja uma tarefa com várias etapas, é um processo necessário e que garante a permanência de empresas desse setor no mercado.
Além dos itens elencados neste artigo, é imprescindível que gestores tenham a “atualização” como uma palavra-chave para a sua rotina. Afinal, não só a tecnologia está em movimento, como os hábitos dos consumidores e as características da sociedade também estão.
O envelhecimento populacional, por exemplo, demonstra que as empresas SAD precisarão, muito em breve, atender às altas demandas de serviços. Por isso, um serviço humanizado e de qualidade, que consiga ser escalável ainda assim, necessita do auxílio da tecnologia e das suas possibilidades de automação.
Saiba como o SpinCare, o software de gestão home care mais completo e líder de mercado, pode te ajudar neste processo. Descubra todas as funcionalidades da ferramenta que otimizam e potencializam a sua gestão através de tecnologia e automação:
- Conformidade legal;
- Otimização dos processos e controle da operação das empresas de home care;
- Gerenciamento automatizado de escalas e turnos;
- Prontuários armazenados eletronicamente;
- Gestão financeira;
- Gestão de cadeia de suprimentos
- Aplicativo mobile para a família do paciente.
- Selo de produto Pulsati, uma das healthtechs mais inovadoras do setor.
Agilize a automação dos processos do seu home care: solicite uma demonstração gratuita aqui!