Você já parou para pensar como as empresas de sucesso se destacam no mercado atualmente? Independente do segmento, é a transformação digital que direciona todas elas. Ter uma gestão tecnológica no home care, ou em qualquer outra área, garante a manutenção de vantagens competitivas, bem como possibilita o desenvolvimento de soluções ainda mais focadas na experiência do cliente.
De acordo com o guia de “Empresas Orientadas por dados até 2025”, realizado pela McKinsey, as organizações que já fazem investimentos de pelo menos 20% em inteligência artificial (IA), ou em algum outro tipo de automação tecnológica, se adaptarão com mais facilidade ao contexto de um mercado cada vez mais digitalizado e que seguirá essa tendência nos próximos períodos.
Ou seja, direcionar o seu home care para uma gestão pautada em dados, tecnologia e automação, irá refletir na maturação do negócio e no fortalecimento de marca.
Neste artigo vamos conversar sobre porque adotar uma gestão tecnológica para o seu home care irá transformar o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Continue conosco.
8 principais benefícios de uma gestão tecnológica no home care
O diferencial de uma empresa é construído através de algumas decisões importantes, como investimento em processos bem estruturados, desenvolvimento de uma cultura de inovação, análise inteligente de dados, entre outros.
É através deste compilado de ações que, quando aliadas às estratégias particulares de cada organização, uma empresa se torna sedimentada o suficiente para identificar quais são os elementos que a distinguem da concorrência.
Para o segmento do home care é imprescindível saber lidar com uma quantidade expressiva de dados, a qual se apresenta em diferentes formas e durante toda a cadeia de recebíveis do negócio.
Sejam nos registros (convênios, operadoras de saúde), no controle de escala e estoque de farmácia, na segurança das informações sensíveis relacionadas aos pacientes, no relacionamento com clientes e seus familiares, entre outras demandas, negócios deste setor são desafiados diariamente a compilar tudo isso, organizar, tratar e armazenar devidamente. Pensou em como está o cenário do seu home care agora?
Isso significa dizer que a gestão global é o pilar central de uma empresa SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar), principalmente quando ela é amparada pela tecnologia e pela automação.
Afinal, lidar com esse universo de dados e informações requer ferramentas capazes de analisá-las com rapidez e assertividade, diminuindo a ocorrência de falhas humanas.
Além disso, é fato que existem outros benefícios conquistados através da gestão tecnológica para o home care. Confira:
1) Cadeia estratégica e otimizada de recebíveis e faturamento
Você como representante de um home care sabe que as empresas deste setor precisam seguir diversas etapas criteriosas para oferecerem um serviço de qualidade aos pacientes.
Esse trabalho começa antes mesmo deles contratarem o SAD. No momento do cadastro de convênios e contato com as operadoras de saúde já há uma profusão de dados importantes para o home care.
Por isso, é preciso estar atento a cada nova informação, a cada novo documento, etc.
É nesse sentido que uma gestão tecnológica no home care possibilita que as empresas se destaquem, pois, a cada fase do atendimento do paciente os dados são armazenados e tratados automaticamente.
Tarefas antes dispendiosas passam a ser automatizadas, afastando erros cadastrais, glosas por falhas administrativas e perda de informação sobre o paciente, funcionários ou qualquer outro assunto da empresa.
2) Mensuração de resultados
Outro diferencial da adoção da tecnologia no home care é a possibilidade de mensuração de resultados.
Uma vez que há armazenamento adequado desses ativos, ferramentas capazes de entender big data e separar os dados relevantes, os tomadores de decisão da instituição irão compreender a empresa de uma forma global.
A gestão tecnológica no home care dá autonomia para que cada profissional execute seus esforços focados no paciente, uma vez que todos sabem o que ocorre na empresa e entendem seu valor para o serviço final. Ou seja, como eles não precisam se dedicar à tarefas manuais ou burocráticas, podem adotar uma postura customer centric – totalmente direcionada à satisfação e atendimento do cliente.
Portanto, há um olhar crítico de todas as ações do negócio, de uma forma geral e simultânea. Isso só é possível quando todas as etapas do serviço seguem um processo organizado e metódico e são bem documentadas.
3) Relacionamento humanizado com o paciente
O relacionamento com o paciente do home care com gestão tecnológica ocorre de forma fluida e segura.
A automação de dados permite que os profissionais da saúde acessem os relatórios e históricos dos pacientes com rapidez, o que agiliza o atendimento, aumenta a segurança e o bem-estar do assistido e de suas famílias.
Todos os dados são armazenados na nuvem, permitindo portabilidade e o acesso com toda a segurança, pela equipe de atendimento. Dessa forma, é possível sanar qualquer dúvida do paciente ou de algum parente, acessando o sistema utilizado na gestão do home care.
A comunicação portanto é objetiva e sem delay, o que influencia na relação de confiança dos pacientes e familiares para com a empresa.
4) Redução das glosas médicas administrativas
Muitas glosas ocorrem devido às falhas humanas de cadastramento. Isso você já sabe, certo?
Uma gestão tecnológica de home care automatiza o preenchimento das informações relacionadas a esse contexto e que são essenciais para as cobranças dos convênios. Há, assim, redução das glosas administrativas.
Consequentemente, mais rentabilidade para empresa e menos tempo de operação, já que não será preciso criar recurso para o faturamento da glosa.
5) Otimização de custos e redução de erros
Como a tecnologia é capaz de diminuir glosas, otimizar atividades manuais,como o preenchimento de documentos, possibilita aos gestores uma condução preventiva e não reativa das estratégias, já que um dos seus diferenciais é exatamente relacionado aos custos do negócio.
É inegável que uma empresa tecnológica e que sabe usar a transformação digital otimiza custos e se distingue daquelas total ou parcialmente analógicas.
Quanto aos erros, como mencionamos anteriormente, a automação é responsável por sanar diversas falhas humanas que ocorreram em trabalhos antes manuais. Mais uma vez a rentabilidade da empresa é influenciada positivamente nesse caso.
6) Aprimoramento da experiência do paciente
O paciente de uma empresa home care com gestão tecnológica tem acesso a uma experiência completa em serviços de atendimento domiciliar. Por exemplo:
• Há comunicação efetiva, com o paciente e seus familiares, do que ocorre no tratamento do assistido. Geralmente através de um aplicativo próprio.
•Há o controle e a comunicação das escalas, medicamentos e equipamentos utilizados pelo paciente.
•Informações completas da equipe técnica e dos profissionais envolvidos em todo o serviço prestado.
Entre inúmeras outras particularidades inerentes do dia a dia de uma empresa SAD.
7) Melhora da gestão financeira do negócio.
Todos os registros e resultados da cadeia de recebíveis são devidamente armazenados no sistema do home care que escolhe a tecnologia como guia.
Com isso, algumas vantagens ocorrem:
•A gestão financeira é completa e adequada e permite às empresas identificarem quais processos internos causam prejuízo ao negócio. A partir disso, há a possibilidade da gestão de riscos ser realizada mais rápida e assertivamente.
•Possibilita a melhoria de processos internos, uma vez que a empresa volta o olhar para a revisão desses processos, antes inadequados, e passa a realizar investimentos nessa prática.
•Otimiza os processos de faturamento de contratos particulares e de convênios.
•Apresenta funcionalidades exclusivas como alertas de prorrogações e análise de pacientes Judicializados
O software de gestão SAD, SpinCare, auxilia a gestão financeira da sua empresa com mais de 9 recursos direcionados para essa área.
>>> Leia também: 4 Dicas para a gestão financeira do home care
8) Adaptabilidade ao mercado
Quando a operação é sistematizada, gestores e colaboradores podem direcionar seus esforços e criatividade para a aplicação de melhorias no negócio.
Assim, a gestão tecnológica no home care garante fôlego para que essas empresas consigam estar atentas à volatilidade do mercado e das demandas dos pacientes, conseguindo se adaptar com velocidade e efetividade.
Inclusive, o diferencial de alinhar capital humano e tecnologia é exatamente permitir que as habilidades refinadas dos funcionários sejam voltadas para inovação e aperfeiçoamento.
Como implementar uma gestão tecnológica no seu home care?
Uma gestão tecnológica no home care depende, sobretudo, de uma ferramenta responsável e apta a executar todas as ações elencadas anteriormente.
O SpinCare é o software de gestão para home care mais completo e líder de mercado, especializado em otimizar processos e serviços das empresas de atenção domiciliar.
Dentre as principais funcionalidades da ferramenta que otimiza a gestão de empresas SAD estão:
•Gestão de Escalas
•Gestão de finanças e faturamentos
•Estoque de farmácia
•Automação de prontuário e prescrição com integração ao estoque e farmácia
•Avaliações e orçamentos
•Conformidade legal e segurança de dados
•Gestão de relacionamento com pacientes e familiares a partir de aplicativo.
•Indicadores e relatórios baseados nos dados do ciclo de receitas
•Automação da Avaliação Clínica padrão Nead diretamente no software”. Para atestar a elegibilidade de uma empresa ao atendimento domiciliar, é preciso estar de acordo com as demandas estabelecidas pelo Núcleo Nacional das Empresas de Serviço de Atenção Domiciliar (Nead), através do preenchimento da tabela de avaliação para planejamento de atenção domiciliar. O sistema SpinCare calcula esse score automaticamente!
Todos essas funcionalidades encontram-se em um único software, ágil e de fácil usabilidade, com informações online atualizadas em tempo real e salvas na nuvem.
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A gestão tecnológica no home care é fundamental para que as empresas possam se estabelecer e escalar suas soluções com qualidade.
As suas ferramentas de gestão estão prontas para a próxima década? Quais as inovações que a sua empresa tem feito para sobreviver nesse mercado?
Entre em contato com os nossos especialistas e entenda como o SpinCare será o responsável pela implementação de uma gestão completa na sua empresa.