4 Dicas para a gestão financeira do home care

A gestão financeira do home care é um dos principais desafios de empresas da área, pois é formada pela integração de diversas variáveis, desde as que envolvem processos internos, às que se relacionam com insumos e estoque de farmácia, controle das equipes multidisciplinares, contrato de convênios, entre outras particularidades. 

Garantir a efetividade desse gerenciamento não é uma tarefa simples, exigindo atenção para muitas etapas – todas interconectadas e que impactam umas às outras.  Isso significa dizer que qualquer alteração no ciclo de receitas do negócio pode interferir na manutenção de uma gestão financeira saudável. 

Ainda que seja desafiador se destacar neste setor devido a tantas singularidades quando comparado ao segmento da saúde como um todo, diversos dados apontam que o home care tem crescido e se apresentado como uma das tendência de saúde que mais se desenvolverá nos próximos anos.

Em janeiro de 2022, por exemplo, um levantamento, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e o Núcleo Nacional de Empresas de Serviço de Atenção Domiciliar (Nead), identificou que o faturamento do setor de home care no Brasil movimentou cerca de R$ 10,6 bilhões por ano.

Paralelamente a isso, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mensurou que aproximadamente um quinto da população brasileira é composta por pessoas com 60 anos ou mais. Ou seja, indivíduos que passam a contar, agora ou daqui a pouquíssimo tempo, com uma maior necessidade de cuidados de saúde.

Portanto, o envelhecimento da população, além dos benefícios da atenção domiciliar para pacientes e para a cadeia de saúde, corroboram o argumento de que o home care é um investimento do presente e futuro. 

Assim, é imprescindível que a gestão financeira desse tipo de negócio seja bem estruturada e se encontre em um processo maduro de organização, para que as empresas consigam atender às crescentes demandas e as necessidades do mercado. 

Neste artigo vamos conversar mais sobre algumas dicas para garantir uma gestão financeira home care segura. Continue conosco. 

Qual a importância da gestão financeira para o home care?

A gestão financeira no home care se refere a um compilado de ações que têm o objetivo de manter a empresa saudável financeiramente, utilizando seus recursos de forma estratégica, com melhor custo-benefício. 

Ou seja, fazer o gerenciamento de finanças deste segmento significa manter o controle de caixa, garantindo um ciclo previsível e monitorado de recebíveis, bem como dar plasticidade ao negócio para investir em melhorias de processos e soluções. 

A partir de uma gestão financeira efetiva a empresa age de forma preventiva e não corretiva, sem a necessidade de resgatar reservas financeiras para tamponar falhas operacionais e técnicas. 

Quando se trata de serviços para saúde, as empresas estão diante de particularidades em suas cadeias de custos, como é o caso da imprevisibilidade das próprias atividades cotidianas, da necessidade de uma infraestrutura e de equipamentos, de recursos humanos mais técnicos, etc. 

Por isso, é importante para o home care contar com uma gestão financeira madura que seja capaz de compreender todas essas peculiaridades e prever custos operacionais, além de contribuir para a sustentabilidade financeira do negócio. 

Uma gestão financeira eficiente garante inúmeras vantagens às empresas home care, como é o caso das três elencadas abaixo:  

  1. A gestão financeira adequada permite às empresas identificar quais processos internos causam prejuízo ao negócio. A partir disso, há uma possibilidade de gestão de riscos realizada mais rápida e assertivamente.
  2. Os riscos são minimizados, uma vez que a gestão financeira estratégica permitirá que as empresas tomem decisões mais fundamentadas e certeiras; 
  3. Possibilita a melhoria de processos internos, uma vez que consegue reservar algum montante para a empresa realizar investimentos nessas práticas. 

É inegável que uma gestão financeira robusta é imprescindível para que as empresas home care criem vantagens competitivas em um mercado cada vez mais exigente. 

4 dicas para tornar a gestão financeira do seu home care mais efetiva

A performance de uma gestão financeira no home care irá depender, sobretudo, do conhecimento de mercado e dos processos internos da empresa. 

Além disso, algumas dicas podem otimizar essa prática, como é o caso de: 

1) Esteja atento aos indicadores da gestão 

A gestão financeira, como dissemos anteriormente, envolve diversas práticas que têm o objetivo de fazer a empresa render mais utilizando menos recursos. 

Por isso, é importante que você identifique quais são os indicadores que fazem parte dos seus processos e que se conectam ao faturamento do negócio, em qualquer etapa que seja. 

Em outras palavras, a eficiência operacional do home care impacta diretamente na gestão financeira. Dessa forma, a primeira dica para estabelecer um gerenciamento efetivo das finanças de um negócio em saúde é entender quais são e como andam os indicadores da empresa. 

Para aprender: já falamos sobre isso por aqui em um conteúdo exclusivo, “A sua empresa home care tem eficiência operacional?”

2) Conheça o seu ciclo de receitas

É impossível ter uma gestão financeira assertiva no home care sem conhecer todas as etapas do ciclo de receitas do seu negócio.

Por isso, esteja atento a cada ação executada para que um paciente tenha suas necessidades atendidas e realize o faturamento das suas contas ao final desse processo. 

O home care possui um ciclo de receitas específico, que começa antes mesmo da chegada de algum cliente e só termina após o faturamento total da conta do assistido e da resolução de toda a tramitação dos recursos das glosas médicas

Durante toda a jornada de recebíveis é possível otimizar práticas para que o caixa do negócio não seja prejudicado. 

3) Assegure a capacitação técnica dos profissionais envolvidos no home care

De acordo com a pesquisa “Gestão de recursos e logística em home care: a operacionalização dos insumos sob ótica de gestores de empresas privadas do ramo“, publicada em 2021, na cidade de São Paulo, 41% dos profissionais entrevistados concordou parcialmente que a falta de insumos na residência seria decorrente de falhas do almoxarifado e 88% concordou plenamente que a falta de descrição e quantidade de material interfere na saída do estoque.

Ou seja, o estudo evidencia que uma grande parcela de prejuízos financeiros nas gestões home care ocorrem por falhas dos recursos humanos – seja quando se observa a gestão de ciclo de receitas, no qual há erros cadastrais que refletem em glosas, ou, quando se nota que os profissionais não utilizam os softwares de gestão corretamente.

Neste último caso a não sinalização das atividades dos profissionais, como registro uso de medicamentos e das trocas de escala, pode impactar o faturamento das contas. 

Ao final do processo, todas essas ações irão gerar gargalos na gestão financeira. Por isso, é preciso assegurar que os profissionais envolvidos na dinâmica do home care, desde os que realizam os cadastros e conferem as elegibilidades dos clientes, até os médicos, enfermeiros, etc, estejam cientes da importância de cada uma de suas funções para o funcionamento total da empresa. 

4) Associe-se a tecnologias que sejam capazes de otimizar os seus processos

A tecnologia é capaz de tornar a gestão financeira do home care verdadeiramente sustentável! Ao otimizar processos que antes eram realizados de forma manual e, também ao armazenar big data sem riscos de perda de informação, as ferramentas tecnológicas garantem o gerenciamento de custos e investimentos de forma mais estratégica. 

O Spincare é o software mais completo do Brasil para gestão de home care, possuindo diversas funcionalidades voltadas para a efetividade da gestão financeira desses negócios. Confira:  

  • Retorno de Convênios e Recurso de Glosas: Realize a conferência do seu faturamento em segundos, através da importação do XML de retorno do convênio. Identifique e recurse rapidamente os itens glosados.
  • Aumente a transparência e sua credibilidade: Gerencie adiantamentos, bônus e descontos diretamente no repasse.
  • Módulo de repasse de profissionais e terceiros.
  • Repasse: Pague corretamente seus prestadores de serviços através do módulo de repasse integrado ao orçamento, plano de cuidado e aplicativo do profissional.
  • Fluxo de Caixa: Administre o fluxo de caixa de empresa de qualquer lugar;
  • Pague suas contas sem multas ou juros.
  • Importação Extrato Bancário: Ganhe muito tempo ao importar e conciliar o extrato bancário diretamente no sistema.
  • Contas a pagar: Evite retrabalho ao aproveitar as informações das notas fiscais digitadas na farmácia.
  • Aproveite também as informações do módulo de repasse de profissionais e terceiros.
  • Alimente automaticamente o módulo de fluxo de caixa.
  • Contas a Receber: Evite retrabalho ao aproveitar as informações das contas particulares ou contas de convênios para criar os títulos a receber automaticamente.
  • Gerencie os títulos a receber, atrasados, baixados integral ou parcialmente.
  • Conciliação Bancária: Concilie todos os valores pagos e recebidos nas suas contas bancárias.
  • Relatórios: Gere relatórios financeiros práticos e confiáveis para tomar as melhores decisões.
  • Multiempresa: O recurso de multiempresa é fundamental para empresas ou franqueadoras que têm mais de uma unidade e precisam controlar suas unidades remotamente.
  • DRE: Lucro ou prejuízo? Saiba mensalmente, através do DRE – Demonstração do Resultado do Exercício.
  • Painéis de controle para gestão em tempo real: Tenha as informações mais importantes sempre visíveis. Painéis de gestão mostram a situação em tempo real.
  • Indicadores atualizados automaticamente: Analise os números da sua empresa com recursos gráficos dos indicadores de gestão.

O processo de maturação da gestão financeira da sua empresa home care começa com a escolha da tecnologia certa!

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