Receba conteúdos exclusivos em seu email

Gestão 360º no home care: você realmente sabe o que ocorre no seu negócio?

A gestão 360º no home care é uma inovação possível pela junção do capital humano qualificado à tecnologia. 

Através da sua implementação o conceito de gestão da saúde é aprimorado, focando os esforços no funcionamento do processo de atendimento ao paciente como um todo, observando o ciclo de recebíveis do empreendimento de ponta a ponta. 

Dessa forma, no conceito de gestão 360º a ideia é que cada etapa da gestão da empresa de serviço de atendimento domiciliar (SAD) seja integrada uma a outra, sendo que a última se conecta diretamente com a primeira – daí o formato 360 graus.

Neste artigo vamos te mostrar porque sua empresa deveria adotá-la ainda em 2023, visto a competitividade desse mercado, e quais os reflexos na prática da sua utilização. Continue conosco. 

O que é uma Gestão 360º no home care? 

Em geral, a gestão 360º no home care diz respeito ao gerenciamento holístico (na sua totalidade) e abrangente de todos os recursos necessários para que a empresa entregue, cada vez mais, um serviço de qualidade ao paciente e, ao mesmo tempo, consiga ser escalável e economicamente sustentável. 

Visa-se, através dessa abordagem, a otimização da operação, aproveitando da melhor forma e com a melhor estratégia o que cada setor desse modelo de negócio tem a oferecer. 

O propósito é garantir um espaço de autonomia e participação de todos os profissionais, e de todas as equipes e áreas do negócio, para que cada uma contribua ativamente com o resultado da empresa.  

A gestão 360º entende que a saúde é um corpo único e dinâmico, que, por isso, demanda funcionamento eficiente em todas as suas ramificações. Uma depende da outra e, deve assim, ter a mesma dedicação de análise e gerenciamento. 

Dessa forma, além de promover a integração de departamentos e funções, a gestão 360º analisa criteriosamente como empregar uma abordagem centrada no paciente, visando resultados melhores e mais eficazes. Isso pode resultar em melhorias na qualidade do cuidado, na eficiência operacional e na satisfação dos pacientes.

Para que isso dê certo, claro, a tecnologia é fundamental. Isso porque, somente com as funcionalidades permitidas e abrangidas pelo digital, é possível tratar, organizar e interpretar, em larga escala e de maneira contínua, todos os dados que envolvem os processos de uma empresa de serviço domiciliar | SAD. 

Os softwares de gestão, quando bem estruturados e implementados no home care, são responsáveis por assegurar que os gestores tenham a visão de todas as arestas do negócio. 

Além de tornarem essa dinâmica mais visual, disponível e segura, os softwares permitem a elaboração de estratégias de melhoria de maneira sistemática – ou seja, com método. 

👉 Leia também: Case de Sucesso SpinCare – como o software de gestão otimizou o crescimento da Cuidar Saúde Domiciliar

10 usos práticos da gestão 360º no home care

Antes de abordarmos o funcionamento prático da gestão 360º no home care, vamos imaginar o cenário das empresas que ainda operam de maneira analógica. 

Normalmente, quando se fala desse tipo de organização, encontram-se os seguintes desafios: 

  • Gestão de escala manual suscetível a pouca adaptabilidade em caso de alterações de horários e de profissionais  (conflito de horários); além de múltiplas falhas humanas no preenchimento dos plantões.
  • Falta de organização com a gestão financeira e com os faturamentos, consequentemente mais glosas administrativas e mau gerenciamento de registro dessas informações.
     
  • Falta de regulamentação com a LGPD.
  • Pouca rentabilidade, pois se gasta muito com correção e pouco com estratégias preventivas.
  • Insatisfação dos pacientes e dos profissionais envolvidos na dinâmica home care pela baixa efetividade na comunicação dos setores e com os familiares e assistidos.
  • Entre outros.

A verdade é que o setor de home care é bastante complexo e vívido. Isso significa dizer que, além de se transformar constantemente, exige uma gestão estratégica e moderna, capaz de superar os tradicionais e singulares desafios da área, enxergando neles uma ponte de acesso para um serviço ainda mais voltado à cultura customer centric. 

Nesse cenário, as abordagens mais tradicionais e analógicas ficam para trás, pois não conseguem se alinhar a esse intenso ritmo. 

Já a gestão 360º atua exatamente nesse sentido, considerando todas as dimensões envolvidas na prestação de serviços de saúde no ambiente domiciliar. 

Na  prática, podemos observar algumas áreas sobre as quais a metodologia amplia a sua potencialidade, como nos casos abaixo: 

1) Reconhecimento das especificidades do mercado:

Na gestão 360º do home care tem-se a necessidade de entendimento de que, o formato de organização desse modelo de negócio, é parte indispensável para o desenvolvimento das suas demais etapas. 

Ou seja, é necessário reconhecer as particularidades do setor, bem como se adaptar a elas, para garantir o sucesso da organização. É o caso, por exemplo, do singular ciclo de recebíveis desses negócios, que começa antes mesmo da chegada do paciente, com o cadastro dos convênios, planos de saúde e informações afins. 

O home care exige uma preparação do serviço ao paciente antes que ele dê início ao seu tratamento. Por isso, a gestão 360º visa o fortalecimento dessa fase do trabalho por entender que ela se liga diretamente à etapa final após o faturamento do tratamento

Quanto melhor estruturada a base do serviço, menos entraves ele encontrará na sua sequência.

2) Avaliação abrangente:

A gestão 360º no home care também atua frente à uma avaliação completa do paciente, considerando não apenas suas necessidades clínicas, mas também suas necessidades sociais, emocionais e ambientais. Isso inclui a análise de sua condição médica, histórico de saúde, suporte familiar, recursos disponíveis em casa e outros fatores relevantes.

3) Elaboração de plano de cuidados individualizado: 

Com base na avaliação abrangente, um plano de cuidados individualizado é desenvolvido. Esse plano considera todas as necessidades do paciente, incluindo cuidados médicos, tratamentos, terapias, suporte emocional, suporte familiar, equipamentos e recursos necessários. 

O plano de cuidados é atualizado e ajustado regularmente de acordo com a evolução das necessidades do paciente.

4) Coordenação de equipe multidisciplinar: 

A gestão 360º envolve a coordenação efetiva de uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde. 

Isso pode incluir médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros especialistas, dependendo das necessidades específicas de cada paciente. 

A comunicação e a colaboração entre os membros da equipe são fundamentais para garantir uma prestação de cuidados integrada e eficaz e, através da tecnologia, essa prática é possível, além de mensurável.

👉 Leia também: E-book Gestão de escalas automatizada – a transformação digital que o seu home care precisa

5) Monitoramento contínuo:

Quando se implementa uma gestão 360º no home care foca-se em um monitoramento constante da condição do paciente e da condição da própria gestão. 

Essas atividades podem ser feitas, quando relacionadas aos pacientes, através das visitas regulares, comunicação remota, uso de dispositivos médicos de monitoramento ou outros métodos. Os dados e informações coletados são utilizados para ajustar o plano de cuidados, identificar problemas em potencial e tomar decisões sobre o tratamento.

Já em relação à própria gestão, podem ser estipulados indicadores que guiarão a empresa rumo aos seus objetivos e metas. Nestes casos é necessário entender qual KPI é realmente adequado para a realidade do negócio, como monitorá-lo e quando reunir as equipes para discuti-los. 

6) Educação e suporte ao paciente e à família: 

Além do cuidado clínico, a gestão 360º no home care inclui a educação do paciente e da família sobre a condição de saúde, tratamentos, medicações, autocuidado e estratégias de prevenção. Também são fornecidos suporte emocional e orientações para lidar com desafios e preocupações relacionadas ao cuidado em casa.

Ao implementar a gestão 360º no home care, busca-se proporcionar um cuidado personalizado, contínuo e integrado, levando em consideração todas as necessidades e aspectos relacionados à saúde do paciente, no conforto e segurança de seu próprio lar.

Integração de sistemas e fluxos de informação

Nessa abordagem há ainda a integração efetiva dos sistemas de informação em saúde para garantir, com segurança, o compartilhamento eficiente de dados clínicos, administrativos e financeiros. 

Essa característica permite que os profissionais de saúde tenham acesso rápido a informações relevantes, evitando a duplicação de testes e procedimentos e apoiando a tomada de decisões alicerçadas em dados e em informações do negócio em tempo real.

8) Coordenação entre diferentes níveis de cuidado: 

Outro aspecto importante da gestão 360º envolve a coordenação efetiva entre diferentes níveis de cuidado, como cuidados primários, cuidados especializados, serviços de emergência e reabilitação. 

Ao proporcionar o estabelecimento de sistemas de encaminhamento eficientes, comunicação clara entre os provedores de cuidados de saúde e o compartilhamento ativo de informações sempre atualizadas e relevantes, a gestão 360º garante uma transição suave e contínua entre os diferentes serviços.

9) O foco no paciente: 

A gestão 360º coloca o paciente no centro do cuidado e busca envolvê-lo ativamente em todas as etapas do processo. Para isso, a empresa se preocupa em fornecer informações atualizadas sobre seu diagnóstico, tratamento e opções de cuidados, e incentiva a participação do paciente nas decisões relacionadas à sua saúde.

10) Monitoramento e avaliação de qualidade: 

Por fim, uma das atividades que ganha mais em otimização na gestão 360º no home care é a relacionada à mensuração da qualidade dos serviços e da operação. 

A gestão 360º inclui a implementação de sistemas de monitoramento e avaliação para garantir a qualidade do cuidado. 

Como dissemos anteriormente, isso envolve o estabelecimento de indicadores de desempenho, a coleta e análise de dados relevantes e a implementação de ações corretivas quando necessário. A melhoria contínua é um aspecto fundamental dessa abordagem, assim como a colaboração entre profissionais de saúde. 

Dessa forma, é indispensável que os objetivos-chave do negócio, as metas e indicadores sejam bem pensados e condizentes com o propósito de cada empresa. Afinal, eles serão os norteadores de sucesso ou insucesso de uma etapa da operação ou do serviço como um todo.  

Esses são apenas alguns exemplos de como a gestão 360º pode funcionar na prática. É importante ressaltar que a implementação efetiva dessa abordagem requer uma mudança cultural e organizacional, além de investimentos em infraestrutura, tecnologia e treinamento adequado para os profissionais de saúde.

A importância da tecnologia na gestão 360º do home care

A tecnologia desempenha um papel essencial na gestão 360º no home care.

O SpinCare, por exemplo, é o software de gestão mais completo do mercado para esse segmento e possibilita que a abordagem seja realizada em toda a sua amplitude – desde a gestão da operação até a gestão de relacionamento com o paciente. 

É somente a partir do investimento em uma tecnologia desse tipo, com um escopo de trabalho bastante completo, que há como se falar em uma gestão holística. 

Quando há essa combinação, cultura 360º + tecnologia adequada, a comunicação remota entre pacientes, familiares e profissionais de saúde é eficiente e efetiva, permitindo o acompanhamento, orientação e resolução de problemas de forma eficiente. 

Além disso, ao optar por investir no digital, as empresas SAD conquistam inúmeros benefícios, como:

  • Os dispositivos médicos de monitoramento em casa conseguem fornecer dados em tempo real sobre a saúde do paciente e possibilitar uma observação contínua do seu quadro, bem como a detecção precoce de complicações e intercorrências. 
  • Aplicativos móveis e plataformas específicas auxiliam na gestão dos cuidados, promovendo o autocuidado e envolvendo ativamente o paciente. 
  • A integração de sistemas de saúde permite, com segurança, o acesso e compartilhamento de informações relevantes entre diferentes instituições e profissionais. 
  • A análise de dados de saúde ajuda na tomada de decisões informadas, como prever riscos, otimizar o tratamento e personalizar ainda mais os cuidados.

 Em resumo, a tecnologia melhora a comunicação, o monitoramento, o cuidado centrado nos pacientes, o acesso a informações atualizadas, o funcionamento integrado das etapas do ciclo de recebíveis e a tomada de decisões na gestão 360º do home care.

Qual a tecnologia adequada para implementar uma gestão 360º home care?

Para que a gestão 360º no home care consiga entregar os benefícios que promete precisa estar associada a uma tecnologia que realmente faça a diferença e seja desenvolvida para esse setor. 

O SpinCare é a principal referência do mercado, como software completo para gestão de home care em 2023. 

A ferramenta foi desenvolvida por profissionais com experiência no mercado de atenção domiciliar e, por isso, abrange todas as etapas da operação de um negócio SAD, incluindo a comunicação com pacientes e familiares.

Com o SpinCare, as empresas têm todos os dados coletados adequadamente, além de registrados e armazenados em nuvem, já com toda regulamentação LGPD em prática. 

As tarefas burocráticas e administrativas são automatizadas, melhorando a eficiência do negócio e revertendo quadros de desorganização, erros humanos e glosas médicas futuras. Todas essas informações são dispostas de maneira visual, prática ede fácil compreensão. 

Outras funcionalidades do software conseguem abranger a gestão financeira, a gestão de farmácia e estoque, a gestão de escala, o relacionamento com pacientes e familiares, além de outros benefícios, como: 

  • Conformidade legal;
  • Otimização dos processos e controle da operação das empresas de home care;
  • Gerenciamento automatizado de escalas e turnos;
  • Prontuários armazenados eletronicamente;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de cadeia de suprimentos
  • Aplicativo mobile para a família do paciente.
  • Selo de produto Pulsati, uma das healthtechs mais inovadoras do setor. 

Solicite uma demonstração  do SpinCare e implemente uma gestão 360º no seu home care de maneira prática e efetiva!

Compartilhar

Post relacionados