A sua empresa home care tem eficiência operacional?

Independente do segmento da empresa, melhorar  a eficiência operacional continua como um dos principais desafios de gestores e demais colaboradores. 

O termo caracteriza todas as ações realizadas pelas organizações, internas e/ou externas, que visam garantir melhores resultados e entregas mais qualificadas, utilizando menos recursos – sejam eles financeiros, de tempo, etc. 

Ou seja, falar em eficiência operacional é compreender a maturidade de gestão de um negócio, contar com processos desenhados de forma bastante objetiva, além de planos de ação que assegurem vantagens competitivas às empresas, manutenção no mercado, rentabilidade, além de outros benefícios. 

O objetivo de uma eficiência operacional organizacional é entregar cada vez mais valor em serviços e produtos, com a mínima quantidade de recursos necessários para que isso ocorra.

Para a área da saúde e do home care, presumir a eficiência operacional de uma empresa perpassa ainda por outros aspectos, até certo ponto, imprevisíveis, como o relacionamento com pacientes e familiares, e a ética do cuidado. 

Entretanto, outros pontos são bastante “controláveis”, como é o caso de todas as etapas da gestão do negócio. 

Neste artigo vamos discutir a eficiência operacional para o home care, observando essas duas particularidades, para que você consiga melhorar a performance da sua empresa agora. Continue conosco. 

O que é eficiência operacional? 

Recapitulando o que dissemos acima, a eficiência operacional é o conjunto de práticas que visa utilizar recursos de forma otimizada, com o objetivo de alcançar melhores e mais rentáveis resultados. 

Dessa forma, o conceito irá reunir diferentes frentes da organização, que devem atuar de forma holística, para condensar os gastos da empresa, permitir melhorias na forma de trabalho e nos processos, maiores lucros e, sobretudo, uma entrega de produto ou serviço com qualidade e diferenciação no mercado. 

De acordo com o professor universitário Michael Eugene Porter, conhecido somente como Michael Porter e por ser uma das referências mais pujantes de administração e economia do mundo, abordar a eficiência operacional é entender quais práticas internas e externas, adotadas pelas empresas, conseguem destacar as organizações no mercado. 

Ou seja, o que elas fazem no quesito “técnicas de gestão”, gestão de forma abrangente/geral, gestão de contratos, fornecedores, processos, de riscos, etc, que são responsáveis por aumentar a produtividade, qualidade e rentabilidade do produto final e de uma empresa. 

Aliado a isso, Porter defende que os negócios devem preocupar-se também com o desenvolvimento da estratégia – que seria uma forma diferente de fazer o que todos fazem, ou, algo totalmente inovador e sem precedentes na concorrência. 

Dessa forma, a eficiência operacional trata da empresa ser referência naquilo que desenvolve, enquanto a estratégia se relaciona com a possibilidade dela fazer algo de forma totalmente diferente das demais instituições. 

Para o home care, manter a eficiência operacional, portanto, significa garantir uma gestão interna de qualidade e unir a isso uma estratégia de oferta inovadora de serviços, diferenciando-se da usualmente utilizada no mercado. 

Assim, o primeiro passo para conferir se a sua empresa tem eficiência operacional é observar se a sua gestão é madura e robusta. 

Indicadores conectados à eficiência operacional 

Mensurar a eficiência operacional, como dissemos, envolve avaliar seus processos e sua gestão. 

Para isso, existem alguns indicadores que podem oferecer insights e oportunizar melhorias em curto ou longo prazo. 

Veja alguns que estão alinhados diretamente ao home care. 

  • 1) NPS (Net Promoter Score) 

Esse é um indicador importante para mensurar a satisfação do seu produto ou serviço em relação aos pacientes e familiares. 

Por meio da métrica, é possível acompanhar a avaliação da experiência desses clientes para com o serviço e, a partir disso, identificar o que deve ser potencializado ou reajustado. 

Como o home care atua no tratamento de enfermidades e/ou cuidado de idosos, ou seja é uma área já delicada, é importante acompanhar como está a percepção dos serviços por parte dos pacientes e familiares. 

  • 2) ROI – Return on Investment

O conhecido ROI, retorno sobre o investimento, nada mais é do que um indicador que avalia se determinado investimento realmente fez sentido para o dia a dia do negócio. 

De forma geral, o ROI é a análise sobre quanto dinheiro uma empresa perdeu ou ganhou com os investimentos realizados nos mais diversificados canais, ferramentas, etc, de contato com seu cliente. 

A partir de um ROI claro, as empresas conseguem visualizar um panorama geral de seus provimentos, assim como podem avaliar a necessidade de benfeitorias técnicas, de operação e pessoal. 

Para ficar mais claro pense em outro exemplo: imagine que uma empresa investiu R$ 1.000,00 em algum novo equipamento para produção. Com isso, houve a possibilidade de novos negócios em um montante de R$ 10.000,00.

Nessa lógica, o cálculo do ROI deve se apresentar da seguinte forma: 

O resultado em porcentagem é dado ao multiplicar o valor por 100. 

ROI = 900%. Ou seja, houve um retorno de 900% sobre o investimento. 

  • 3) Fluxo de caixa operacional (FCO) 

Esse indicador avalia o lucro operacional de uma empresa de acordo com três pontos – lucro antes dos impostos, desvalorização e impostos.

A partir dele, a organização consegue ter uma gestão financeira mais madura e controlada. 

Além desses indicadores operacionais, ao se observar o contexto particular do home care, os gestores devem estar atentos a outros balizadores de eficiência operacional dessas empresas, a se saber: 

O documento dispõe sobre o regulamento técnico de funcionamento de serviços que prestam atenção domiciliar e propõe os requisitos mínimos de segurança para o funcionamento de Serviços de Atenção Domiciliar nas modalidades de Assistência e Internação Domiciliar.

  • Censo NEAD-Fipe

Lançado a cada dois anos, o Censo realizado pelo Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), analisa o setor, apresentando resultados de levantamentos de dados secundários de diversas fontes e da coleta de dados primários do setor.

O objetivo do documento é entender o comportamento deste mercado, mensurando ticket médio, custos médios diários de serviços prestados por empresas do segmento, tipo de investimento com maior predominância entre as organizações, além de informações relevantes sobre a distribuição de indicadores de performance das empresas de atenção domiciliar

A última edição desse levantamento faz referência ao ciclo 2019-2020 e pode ser conferida aqui. A partir de janeiro de 2023 o novo estudo será disponibilizado, tendo avaliado o período de 2021 e 2022.

A IndicAD é uma plataforma que mostra indicadores específicos para Atenção Domiciliar, sendo estes padronizados pelo NEAD.

Por meio do cruzamento de informação dos serviços cadastrados, a ferramenta mensura 40 indicadores e 73 variáveis, distribuídos em 5 categorias: Avaliação e Implantação, Perfil Demográfico de Pacientes, Eventos Adversos, Infecção Relacionada à Assistência à Saúde e Desfecho Clínico.

O propósito desta iniciativa é desenvolver o segmento da Atenção Domiciliar em sua máxima potência, a partir dos objetivos abaixo: 

•Padronizar indicadores assistenciais e administrativos da Atenção Domiciliar (AD);

•Promover a troca de informações, estimulando as boas práticas de gestão nos serviços de AD;

•Incentivar a melhoria contínua do segmento e de sua eficiência operacional;

•Reforçar princípios de Governança Corporativa;

•Construir relações de transparência entre empresas de AD e fontes pagadoras;

•Fomentar a participação em rede;

•Desenvolver indicadores comparativos customizados;

•Promover a busca por diferenciais competitivos;

•Reforçar o compromisso já existente com a qualidade do cuidado e com a geração de valor em saúde.

O acesso se dá por meio deste link, destacando-se o fato de que, até dezembro/2022, o IndicAD é acessível apenas para Associadas NEAD. A partir de janeiro de 2023 será aberto para todo mercado.

Como desenvolver a eficiência operacional da minha empresa de home care? 

Ficou claro que a eficiência operacional de uma empresa depende diretamente de um processo de gestão muito bem estruturado. 

No home care, acompanhar todas as etapas da jornada do cliente é uma tarefa bastante desafiadora, uma vez que ela começa antes mesmo do contato com o paciente, no momento dos cadastros de contratos de convênios e operadoras de saúde e dos fluxos de avaliação e orçamento de pacientes. 

Além disso, o home care envolve uma equipe multidisciplinar complexa, com profissionais responsáveis por demandas e ações variadas, produzindo muitos dados e informações importantes. Todos eles precisam ser registrados e armazenados para conferências futuras. 

Há ainda a necessidade de registro de prontuários, guias médicas, gestão da cadeia de suprimentos, elegibilidade dos possíveis pacientes, controle financeiro, observância da existência de glosas, recursos às glosas médicas, entre inúmeras outras particularidades. 

Portanto, ter uma gestão eficiente num atendimento home care não é simples! Exige comprometimento e, acima de tudo, automação para evitar falhas cadastrais e armazenar e gerenciar uma grande quantidade de dados. 

O SpinCare é o mais completo software do mercado, capaz de otimizar a gestão de negócios home care de ponta a ponta. 

Por meio dessa ferramenta altamente tecnológica, assinada pela Pulsati, o SpinCare permite à empresa home care acesso a um ciclo de receitas totalmente controlado, desde o cadastro de contratos de convênios, passando pelo faturamento, até os recursos de glosas médicas. 

O software atua otimizando todas as tarefas que compõem a rotina home care e automatizando tarefas importantes para que a gestão interna do negócio seja potencializada e não fique refém de achismos e erros. As decisões passam então a ser tomadas através da análise de dados, de relatórios, de indicadores de gestão e seus dashboards.

Dentre os principais diferenciais para do SpinCare para melhorar a gestão da sua empresa home care, estão as funcionalidades de: 

•Gestão de escalas;

•Gestão de estoques e farmácia;

•Gestão de faturamento e finanças;

•Automação de prontuário e prescrição com integração ao estoque de farmácia;

•Avaliações e orçamentos; 

•Conformidade legal e segurança de dados;

•Gestão de relacionamento com pacientes e familiares a partir de aplicativo; 

•Produção de relatórios com os dados do ciclo de receitas.

Todos esses serviços são dispostos em um software único, de fácil usabilidade, que garante o registro de todos os dados presentes na jornada dos pacientes e profissionais, bem como na gestão de suprimento e no ciclo de receitas com segurança e conformidade com a LGPD.

A solução ainda armazena todas essas informações corretamente e permite o seu acesso por meio de relatórios e de auditoria interna. Assim, os gestores do home care tomam decisões mais assertivas e identificam quais pontos da empresa devem passar por melhorias. 

Ou seja, a eficiência operacional da sua empresa home care necessita de cuidado com o processo de gestão. 

Solicite uma demonstração do software mais completo do mercado para gestão de home care e dê o primeiro passo rumo à eficiência operacional da sua empresa.