Receba conteúdos exclusivos em seu email

O que é e como funciona uma empresa de home care?

Nos últimos anos, o home care foi um dos destaques do segmento da saúde por proporcionar tratamento continuado de enfermidades fora dos hospitais e centros médicos, que tiveram suas rotinas alteradas, sobretudo, pela Covid-19. 

Em linhas gerais, assim como indica a tradução livre do termo para o portugês, home care abarca a possibilidade de assistência médica realizada em ambiente domiciliar. 

Este artigo te ajuda a compreender melhor o que de fato está por trás desta modalidade, além de apresentar como empresas desta área funcionam, quais são os principais diferenciais do home care, e como o conceito pode ser potencializado pela tecnologia – refletindo em ampliação de ganhos, gestão otimizada, organização e rentabilidade.

Continue conosco e tire suas dúvidas. 

O que significa Home Care?

Home care significa atendimento de saúde realizado em ambiente domiciliar, para casos clínicos indicados e específicos. 

Diferentemente da atenção domiciliar, modalidade na qual uma equipe profissional da saúde faz um atendimento pontual e depois acompanha o paciente em caráter remoto, no home care a assistência é contínua, com o alinhamento de diferentes profissionais, previsão de estoque de suprimentos e farmácia, entre outras funcionalidades. 

Uma das principais características desse estilo de atendimento de saúde, como dissemos anteriormente, é ser composto por uma equipe multidisciplinar que engloba, desde enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, cuidadores, entre outros.

O objetivo é oferecer ao paciente, que normalmente tem mobilidade reduzida ou alguma questão de incapacidade de locomoção, uma melhor qualidade de vida. Outros pacientes também são assistidos pelo home care, como aqueles que necessitam de um cuidado paliativo para casos de doenças terminais, os com doenças crônicas que precisam de cuidados e aplicação de medicamentos diária, além de pacientes que precisam de cuidados com trocas de curativos e sondas, por exemplo.

É necessário a indicação de um médico, que conheça o prontuário do assistido e prescreva a continuidade do tratamento, antes realizado no hospital, em um ambiente domiciliar. 

Ou seja, o home care pode abarcar tanto a continuidade de tratamentos que antes eram realizados de forma hospitalar como também pode ser direcionado através dos planos de saúde e convênios.

Por esse motivo, órgãos oficiais, como a Agência Nacional de Saúde Suplementar, a secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, além das diretrizes da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por meio de sua Resolução nº 22 de 2006, regulamentam o home care e indicam que qualquer empresa que forneça esse sistema de atendimento em casa possua um hospital de retaguarda para o caso de alguma intercorrência no tratamento do paciente.

Quais as vantagens do home care? 

O atendimento home care possui inúmeras vantagens não só para os pacientes, como para os seus familiares. É o caso de:

  • 1) Mais conforto e comodidade

Tratar enfermidades requer um ambiente que passe segurança ao paciente e aos familiares. 

Por isso, o atendimento domiciliar tem neste aspecto um de seus principais pontos positivos, pois permite que o assistido não precise se adaptar a nenhum espaço desconhecido. 

Além disso, não há a necessidade de deslocamento, otimizando o tempo e garantindo conforto a pacientes que têm mobilidade reduzida.

  • 2) Acompanhamento familiar mais próximo

Como os cuidados do paciente são realizados em casa, a família pode ficar por perto, acompanhando a rotina do assistido e fazendo parte da recuperação do mesmo. 

  • 3) Giro de leitos hospitalares

Quando há a indicação para a substituição do tratamento hospitalar para o domiciliar, isso impacta positivamente também a situação do giro dos leitos destes espaços, deixando-os para casos graves ou que não há prescrição para acompanhamento em casa.

  • 4) Ter a tecnologia como uma verdadeira aliada

No atendimento home care é necessário contar com ferramentas digitais, como softwares de gestão, que auxiliam a equipe a prestar um serviço completo ao paciente, focado na segurança do seu tratamento. 

Por meio dessas ferramentas, equipe profissional e familiares têm acesso mais rápido e prático às informações do paciente, resultando em um acompanhamento seguro, transparente e com menos falhas. 

Além disso, para empresas home care a tecnologia é capaz de otimizar processos internos, como gestão de escala, gestão de estoque de farmácia, redução de glosas e gestão de ciclo de receitas. 

Outros ganhos importantes advindos das transformações tecnológicas no setor de home care são a redução de perdas, aumento do controle e gestão, bem como o aumento no faturamento.

  • 5) Redução de infecções hospitalares

Para o paciente, quando possível, é interessante optar pelo tratamento home care para não colocá-lo próximo a possibilidades de infecção por vírus, bactérias ou demais doenças características de espaços hospitalares.

Assim, uma das vantagens do tratamento home care é a redução de infecções hospitalares. 

Como o Home Care funciona?

Para que um paciente recorra ao tratamento home care é necessário que o médico que o acompanha julgue ser pertinente tal modalidade para a progressão do seu quadro. 

A partir disso, o home care reúne uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, dependendo de caso para caso, que será responsável por oferecer ao paciente um tratamento de qualidade, focado no seu bem-estar e comodidade. 

Dentro deste contexto existem diferentes especialidades que podem ser envolvidas, como: 

•Enfermagem

•Fisioterapia

•Farmacêuticos

•Fonoaudiologia 

•Nutricionistas

•Médicos

•Psicólogos

Entre outras. 

Para que esse tipo de assistência seja adotada, além da indicação prévia, é necessário contar com um serviço que mapeie todas as necessidades do paciente, elencando quais são os equipamentos imprescindíveis ao seu tratamento, quais medicamentos deverão ser utilizados e quais as rotinas executadas durante o seu acompanhamento.

Na maior parte das vezes o home care irá contemplar o atendimento ambulatorial, com a realização de consultas e exames, administração de medicamentos; o monitoramento no qual as visitas de equipes profissionais ocorrem de forma esporádica para pacientes que necessitam de cuidados mais duradouros; e a internação, para pacientes cuja condição seja essa e demandem uma estrutura modelada exatamente para isso. 

Qual o valor de uma diária de Home Care?

Os serviços de home care são personalizados para cada paciente e demanda. 

Por isso, a previsão de um valor específico não é possível e nem aconselhável, pois cada um dos assistidos pode necessitar de um tipo de tratamento diferente. 

Ainda assim, mesmo que não seja indicado uma simulação de valores sem que se conheça as particularidades do paciente, é importante destacar que o home care também associa-se aos convênios quando previstos nos contratos com os planos de saúde.

Dessa forma, o valor de uma diária de home care também pode ser alterado por essa dinâmica.  

O que eu preciso para oferecer um serviço Home Care?

Caso o seu interesse seja transformar a sua empresa em uma assistência home care, além de atenção aos tópicos mencionados acima, é importante garantir que o negócio esteja associado às tecnologias certas, que consigam preencher lacunas, oferecer aos pacientes um tratamento com excelência, além da conformidade com as novas regulamentações de uso de dados sensíveis tais quais os de saúde. 

O SpinCare, por exemplo, é o mais completo e moderno software de gestão para empresas de saúde domiciliar, que conta com inúmeras vantagens para fazer a sua empresa home care se destacar no mercado.

Portanto, para se desenvolver neste segmento, é necessário aliar tecnologia a conhecimentos teóricos e práticos sobre a modalidade home care. Para te auxiliar a organizar o seu negócio, elaboramos um e-Book prático que irá percorrer o seguinte caminho.

1- A importância do conhecimento técnico para os negócios no ramo de cuidadores.

2- Como elaborar um plano de negócios a partir da metodologia CANVA.

3- Quais são as questões legais e tributárias envolvidas no dia a dia da empresa de cuidados domiciliares.

4- Qual a estrutura básica para começar seu home care.

5- A importância de manter e prospectar novos clientes.

6- Como gerir tudo isso.

Confira mais sobre o e-Book aqui!

Compartilhar

Post relacionados