Como utilizar a tecnologia para otimizar a cadeia de suprimentos no home care

Como utilizar a tecnologia para otimizar a cadeia de suprimentos no home care
Como utilizar a tecnologia para otimizar a cadeia de suprimentos no home care

A tecnologia pode garantir inúmeros benefícios para a gestão da cadeia de suprimentos de empresas home care. Veja os principais deles aqui!

Investir em home care é se preocupar, sobretudo, com atendimento humanizado. Para isso, todas as áreas das empresas deste segmento devem operar de forma otimizada e sustentável, para que o cuidado com os pacientes seja o ativo mais importante do negócio. É neste contexto que uma boa gestão da cadeia de suprimentos se encontra.

Garantir que a gestão da cadeia de suprimentos seja efetiva é uma tarefa complexa, sendo destinada, em alguns casos, a setores específicos e exclusivos para essa atividade. 

Além disso, independente do tamanho e do número de pacientes de organizações home care, essa é uma etapa fundamental para assegurar o pleno funcionamento das empresas e a satisfação dos clientes. 

Neste artigo mostramos como a tecnologia pode ser uma ótima alternativa para transformar a gestão de cadeia de suprimentos da sua instituição e agregar valor à sua marca. 

Fique conosco. 

Como a Tecnologia impacta a gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa home care? 

Executar uma gestão da cadeia de suprimentos requer, além de conhecimento do negócio e do setor de cuidados domiciliares, atenção para o cumprimento de etapas básicas, como planejamento, mensuração, registros e relatórios de farmácia e estoque, por exemplo. 

Este processo pode envolver diversas atividades e requerer a atenção de muitos profissionais. 

Por isso, a tecnologia e as transformações digitais são utilizadas para otimizar trabalhos manuais e a temida dependência de planilhas e folhas de anotação. 

Investir em tecnologia para a gestão da cadeia de suprimentos home care solidifica a eficiência da empresa, e permite que o foco do negócio seja voltado para a excelência da assistência e do cuidado aos pacientes e seus familiares. 

Por meio de softwares, como o da SpinCare, é possível automatizar diferentes práticas do dia a dia do universo home care, impactando positivamente na prestação do serviço e no bem-estar do assistido. 

Veja abaixo como a tecnologia pode ser utilizada nesse contexto. 

1) Organiza e quantifica

Por meio da tecnologia, com softwares, sistemas de informação e comunicação, a cadeia de suprimentos será toda digitalizada e registrada de forma prática e rápida. 

Com isso, fica mais fácil identificar quais produtos ainda estão em estoque, quais estão próximos de acabarem e quais devem estar no mapa de compras da empresa. 

Além de organizar remédios e itens necessários do home care, a tecnologia garante que todas as informações sejam acessadas com rapidez, influenciando também na gestão de tempo do negócio. 

2) Garante um planejamento financeiro eficiente

Pense conosco: a partir do momento que a empresa tem acesso ao estoque de uma forma rápida é possível elaborar um planejamento financeiro que contemple o cotidiano prático da empresa. 

Em linhas gerais, isso significa dizer que, ao saber quais itens estão plenamente disponíveis no estoque, quais são mais usados e quais estão perto de faltar, a empresa home care poderá traçar custos e investimentos necessários ao longo do tempo. 

A automatização dessas informações permite também um melhor relacionamento com fornecedores, pois os medicamentos e demais itens podem ser adquiridos com tempo.

Assim, há a possibilidade de pesquisa de preços e orçamentos, além de verificação de qualidade dos produtos uma vez que não há urgência no atendimento ao paciente. 

O planejamento financeiro é mais assertivo e o paciente é melhor atendido, pois não corre o risco de ficar sem algum remédio ou item de cuidado domiciliar. 

3) Auxilia o registro de informações por diferentes equipes

O home care é caracterizado por sua interdisciplinaridade de equipes e profissionais. Em um único dia o paciente pode ser assistido por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros colaboradores. 

Cada um desses agentes da saúde pode se beneficiar da tecnologia para registrar atividades e itens utilizados da cadeia de suprimentos em um prontuário eletrônico, por exemplo. 

As informações ficam registradas de forma segura e são de fácil acesso para toda a equipe. 

Dessa forma, a tecnologia potencializa não só uma boa gestão da cadeia de suprimentos, como associa-se a diminuição de erros na assistência ao paciente, pois todas as informações importantes do mesmo estarão devidamente registradas e de fácil acesso. 

4) Permite o foco total no paciente 

Com a cadeia de suprimentos devidamente registrada, gerando insights sobre compras antecipadas, gestão de farmácia e estoque, informação disponível para os membros da empresa, os profissionais poderão direcionar os esforços que essas práticas exigiram no âmbito de um trabalho manual, para o cuidado do paciente. 

Ou seja, a tecnologia propicia que o home care cumpra seu principal objetivo – atendimento de qualidade e com sensibilidade aos pacientes e seus familiares. 

5) Viabiliza relatórios estratégicos

A automatização de informações da cadeia de suprimentos também impacta na produção de relatórios mais estratégicos, que verificam, por exemplo, a utilização sazonal de medicamentos e itens de home care. 

Com isso, é possível identificar quais desses produtos são necessários em qual época do ano, por quanto tempo, qual o impacto causam na viabilização do bem-estar do paciente, entre outros tópicos. 

A partir de bons relatórios, a empresa home care conseguirá elaborar também planos de ação mais eficientes e eficazes para todos os setores do negócio. 

O primeiro passo para associar tecnologia à sua empresa de home care

A primeira fase para integrar tecnologia ao home care é pesquisar! 

Invista em reconhecimento de mercado, entendimento das empresas que prestam suporte tecnológico para saúde e conferência das soluções em face das suas demandas particulares.

A solução digital oferecida atende às suas principais “dores do seu negócio”? Os softwares e serviços estão de acordo com as novas regulamentações do ambiente digital? Há suporte técnico?

Essas são algumas perguntas que podem orientar a sua empresa para uma boa contratação de tecnologia. 

O SpinCare, por exemplo, é um software de gestão pensado exclusivamente para empresas de home care e saúde domiciliar, que, além de garantir a gestão da cadeia de suprimentos, também está totalmente adequado à LGPD!

Solicite agora uma demonstração e veja como podemos auxiliar a sua empresa nessas questões. 

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