Gerenciar o trabalho de profissionais de saúde que atendem a domicílio pode ser bastante desafiador, principalmente para quem terceiriza essa modalidade. Por isso, neste artigo vamos detalhar alternativas para garantir a eficiência operacional de negócios ou pessoas que precisam acompanhar equipes de saúde online.
Nesta perspectiva, as empresas que contratam os serviços relacionados à atenção domiciliar precisam estabelecer mecanismos eficazes de supervisão e controle de qualidade, para garantir que todos os funcionários tenham condições de desempenhar suas funções de acordo com os padrões estabelecidos e com a expectativa dos pacientes e familiares.
Existem algumas medidas essenciais para tornar esse processo mais estratégico, como é o caso do investimento em tecnologias capazes de auxiliar o gerenciamento desses negócios.
É sobre isso que iremos conversar a seguir. Continue a leitura e entenda como acompanhar equipes de saúde online onde quer que elas estejam.
5 desafios enfrentados na terceirização de serviços de saúde home care
De acordo com o último censo de empresas de Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), os mais de 1000 negócios do setor no país assumem um destaque importante no cenário nacional: além de contribuírem diretamente para o fenômeno da desospitalização, são modelos de atendimentos guiados pelo bem-estar do paciente e pelo tratamento humanizado.
Diante desses resultados positivos para a cadeia de saúde, mesmo na dinâmica de quem terceiriza a atividade, contratando profissionais, é indispensável o bom gerenciamento dos times de colaboradores e profissionais para que a qualidade dos serviços seja mantida e a metodologia do home care assegurada.
Nesta seara, existem alguns desafios comuns a quem precisa recorrer a terceirização do home care, como é o caso de acompanhar as equipes de saúde online ou dos principais elencados abaixo:
1) Supervisão e controle de qualidade:
Como dissemos anteriormente, empresas que terceirizam mão de obra home care podem ter dificuldade para implementar uma política de qualidade nos seus serviços, uma vez que lidam com muitos profissionais e com a alta rotatividade desses colaboradores.
Garantir a otimização de desempenho dos envolvidos na dinâmica do serviço de atenção domiciliar – SAD, demandam visitas regulares aos pacientes, avaliações de desempenho e feedback contínuo aos funcionários, além, claro, de uma ferramenta digital que consiga monitorar o trabalho de todos.
2) Gestão de horários e escalas:
Outro desafio encontrado na terceirização dos profissionais do home care encontra-se no gerenciamento da disponibilidade dos cuidadores e demais funcionários para o atendimento das necessidades dos pacientes.
Essa é uma atividade logística de alta complexidade, que envolve a criação de escalas de trabalho que atendam às especificidades de tratamento de cada paciente e que garantam uma cobertura adequada em todos os momentos.
Situações imprevistas, como ausências por motivo de doença ou emergências pessoais, também precisam ser gerenciadas adequadamente.
3) Responsabilidade legal e segurança:
A prestação de serviços de saúde possui responsabilidades legais e regulatórias específicas. Por isso, conhecer e entender essas singularidades é um dos principais desafios de quem terceiriza tais atividades.
Questões relacionadas à privacidade dos pacientes, conformidade com regulamentações de saúde e segurança, além de cobertura de seguro adequada para proteger tanto os pacientes quanto a empresa podem fazer parte desta equação.
4) Relacionamento com os pacientes e suas famílias:
Estabelecer um bom relacionamento com os pacientes e suas famílias é fundamental para o sucesso do home care. Habilidades de comunicação eficazes e sensibilidade para lidar com as necessidades emocionais e as expectativas dos pacientes e seus familiares é inerente ao trabalho dos profissionais desta área, inclusive, na dinâmica de terceirização.
Por isso, o gerenciamento dos indicadores relacionados a essa etapa do serviço é essencial e pode se apresentar como um dos principais desafios de quem precisa acompanhar equipes de saúde online.
5) Retenção de talentos:
A retenção de cuidadores e demais profissionais de atendimento domiciliar qualificados é um desafio importante para as empresas que terceirizam essa atividade.
Esses profissionais possuem alta demanda e podem ser atraídos por oportunidades de trabalho mais lucrativas ou melhores condições de trabalho em outras empresas, gerando um gargalo nas escalas e também na produtividade das vagas que ocupavam anteriormente.
Portanto, as empresas precisam oferecer incentivos adequados, sistemas integrados, programas de capacitação e possibilidades de crescimento profissional para manter sua equipe multiprofissional e de cuidadores, qualificados e experientes.
Como acompanhar equipes de saúde online de forma eficiente?
Através do software de gestão número 1 para atenção domiciliar, SpinCare, empresas ou profissionais que precisam terceirizar serviços de saúde conseguem monitorar a sua operação e garantir que ela siga um padrão de qualidade bastante exigente.
O SpinCare está pronto para uso e perfeito para o monitoramento da sua equipe de profissionais sem necessidade de adaptações, mesmo que não possua o Home Care em marca ou espaço físico.
Ou seja, se você terceiriza a mão de obra de maneira geral e precisa de um controle constante das equipes em atividade, a plataforma é a melhor alternativa do mercado.
Através de seus recursos de geolocalização e de automação do faturamento, o SpinCare permite o gerenciamento do check-in e o check-out de profissionais de forma prática e virtual, contabilizando todo o serviço realizado/prestado.
Além de eficiência através da geolocalização e da gestão de escalas automatizada, o software proporciona uma prestação de contas por completo, seja para 10 ou para 10 mil profissionais.