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Enfrenta desafios para acompanhar equipes de saúde online? Veja como superá-los!

Gerenciar o trabalho de profissionais de saúde que atendem a domicílio pode ser bastante desafiador, principalmente para quem terceiriza essa modalidade. Por isso, neste artigo vamos detalhar alternativas para garantir a eficiência operacional de negócios ou pessoas que precisam acompanhar equipes de saúde online. 

Nesta perspectiva, as empresas que contratam os serviços relacionados à atenção domiciliar precisam estabelecer mecanismos eficazes de supervisão e controle de qualidade, para garantir que todos os funcionários tenham condições de desempenhar suas funções de acordo com os padrões estabelecidos e com a expectativa dos pacientes e familiares. 

Existem algumas medidas essenciais para tornar esse processo mais estratégico, como é o caso do investimento em tecnologias capazes de auxiliar o gerenciamento desses negócios.

É sobre isso que iremos conversar a seguir. Continue a leitura e entenda como acompanhar equipes de saúde online onde quer que elas estejam. 

5 desafios enfrentados na terceirização de serviços de saúde home care

De acordo com o último censo de empresas de Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), os mais de 1000 negócios do setor no país assumem um destaque importante no cenário nacional: além de contribuírem diretamente para o fenômeno da desospitalização, são modelos de atendimentos guiados pelo bem-estar do paciente e pelo tratamento humanizado.

Diante desses resultados positivos para a cadeia de saúde, mesmo na dinâmica de quem terceiriza a atividade, contratando profissionais, é indispensável o bom gerenciamento dos times de colaboradores e profissionais para que a qualidade dos serviços seja mantida e a metodologia do home care assegurada. 

Nesta seara, existem alguns desafios comuns a quem precisa recorrer a terceirização do home care, como é o caso de acompanhar as equipes de saúde online ou dos principais elencados abaixo: 

1) Supervisão e controle de qualidade: 

Como dissemos anteriormente, empresas que terceirizam mão de obra home care podem ter dificuldade para implementar uma política de qualidade nos seus serviços, uma vez que lidam com muitos profissionais e com a alta rotatividade desses colaboradores. 

Garantir a otimização de desempenho dos envolvidos na dinâmica do serviço de atenção domiciliar – SAD, demandam visitas regulares aos pacientes, avaliações de desempenho e feedback contínuo aos funcionários, além, claro, de uma ferramenta digital que consiga monitorar o trabalho de todos.

2) Gestão de horários e escalas:

Outro desafio encontrado na terceirização dos profissionais do home care encontra-se no gerenciamento da disponibilidade dos cuidadores e demais funcionários para o atendimento das necessidades dos pacientes.

Essa é uma atividade logística de alta complexidade, que envolve a criação de escalas de trabalho que atendam às especificidades de tratamento de cada paciente e que garantam uma cobertura adequada em todos os momentos. 

Situações imprevistas, como ausências por motivo de doença ou emergências pessoais, também precisam ser gerenciadas adequadamente.

3) Responsabilidade legal e segurança:

A prestação de serviços de saúde possui responsabilidades legais e regulatórias específicas. Por isso, conhecer e entender essas singularidades é um dos principais desafios de quem terceiriza tais atividades. 

Questões relacionadas à privacidade dos pacientes, conformidade com regulamentações de saúde e segurança, além de cobertura de seguro adequada para proteger tanto os pacientes quanto a empresa podem fazer parte desta equação.

4) Relacionamento com os pacientes e suas famílias:

Estabelecer um bom relacionamento com os pacientes e suas famílias é fundamental para o sucesso do home care. Habilidades de comunicação eficazes e sensibilidade para lidar com as necessidades emocionais e as expectativas dos pacientes e seus familiares é inerente ao trabalho dos profissionais desta área, inclusive, na dinâmica de terceirização. 

Por isso, o gerenciamento dos indicadores relacionados a essa etapa do serviço é essencial e pode se apresentar como um dos principais desafios de quem precisa acompanhar equipes de saúde online. 

5) Retenção de talentos: 

A retenção de cuidadores e demais profissionais de atendimento domiciliar  qualificados é um desafio importante para as empresas que terceirizam essa atividade.

Esses profissionais possuem alta demanda e podem ser atraídos por oportunidades de trabalho mais lucrativas ou melhores condições de trabalho em outras empresas, gerando um gargalo nas escalas e também na produtividade das vagas que ocupavam anteriormente. 

Portanto, as empresas precisam oferecer incentivos adequados, sistemas integrados, programas de capacitação e possibilidades de crescimento profissional para manter sua equipe multiprofissional e de cuidadores, qualificados e experientes.

Leia também: 5G na saúde: como a evolução da tecnologia impacta as soluções do segmento? 

Como acompanhar equipes de saúde online de forma eficiente?

Através do software de gestão número 1 para atenção domiciliar, SpinCare, empresas ou profissionais que precisam terceirizar serviços de saúde conseguem monitorar a sua operação e garantir que ela siga um padrão de qualidade bastante exigente. 

O SpinCare está pronto para uso e perfeito para o monitoramento da sua equipe de profissionais sem necessidade de adaptações, mesmo que não possua o Home Care em marca ou espaço físico.

Ou seja, se você terceiriza a mão de obra de maneira geral e precisa de um  controle constante das equipes em atividade, a plataforma é a melhor alternativa do mercado. 

Através de seus recursos de geolocalização e de automação do faturamento, o SpinCare permite o gerenciamento do check-in e o check-out de profissionais de forma prática e virtual, contabilizando todo o serviço realizado/prestado.

Além de eficiência através da geolocalização e da gestão de escalas automatizada, o software proporciona uma prestação de contas por completo, seja para 10 ou para 10 mil profissionais.

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