Quando um paciente pode optar por atenção domiciliar?

De acordo com o Censo NEAD-FIPE para o biênio 2021/2022, divulgado em novembro de 2022, a maioria dos municípios brasileiros ainda possui insuficiência de leitos hospitalares, sendo Sergipe, Acre e Roraima as regiões mais afetadas. Diante disso, a atenção domiciliar se apresenta como uma alternativa que contribui para o fenômeno da desospitalização, desafogando a rede de saúde e compondo uma estratégia de atendimento focada na qualidade e bem-estar do cliente. 

Objetivamente, a atenção domiciliar pode ser entendida como um segmento que presta serviços de saúde diversos, desde o tratamento de doenças e cuidado paliativo, até reabilitações e prevenção, em casa, por meio de uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar – EMAD.

O propósito desse modelo de serviço é dar ao protocolo de saúde do paciente  a possibilidade do mesmo ser realizado para além das clínicas e centros de saúde. Entretanto, para isso, é exigível um parecer técnico/médico que autorize a continuidade dos atendimentos, anteriormente realizados no hospital, em um outro espaço, geralmente, as casas dos pacientes 

Para a RDC nº 11 (Resolução da Diretoria Colegiada), emitida através da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), existem diversas competências legais que um serviço de atenção domiciliar (SAD) deve seguir: Você os conhece ao longo deste artigo. 

Quais as demandas para o setor de atenção domiciliar? 

Segundo a legislação que estabelece os requisitos de funcionamento para os Serviços de Atenção Domiciliar, aplicável a todos os Serviços de Atenção Domiciliar, públicos ou privados de assistência e ou internação domiciliar, essa modalidade precisa acompanhar algumas disposições, tais como: 

  • Uma Admissão em Atenção domiciliar, que consiste no processo de indicação, elaboração do Plano de Atenção Domiciliar e início da prestação da assistência ou internação domiciliar;
  • Um plano de Atenção Domiciliar – PAD: documento que contempla um conjunto de medidas que orienta a atuação de todos os profissionais envolvidos de maneira direta e ou indireta na assistência a cada paciente em seu domicílio desde sua admissão até a alta.

Além disso, a mesma norma entende os conceitos de serviço de atenção domiciliar e suas ramificações do seguinte modo:

  • Serviço de Atenção Domiciliar – SAD: instituição pública ou privada responsável pelo gerenciamento e operacionalização de assistência e/ou internação domiciliar.
  • Atenção domiciliar: termo genérico que envolve ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação desenvolvidas em domicílio.
  • Assistência domiciliar: conjunto de atividades de caráter ambulatorial, programadas e continuadas desenvolvidas em domicílio.
  • Internação Domiciliar: conjunto de atividades prestadas no domicílio, caracterizadas pela atenção em tempo integral ao paciente com quadro clínico mais complexo e com necessidade de tecnologia especializada.

Dessa forma, o primeiro passo para investir no segmento da atenção domiciliar é verificar quais são as especificações jurídicas acerca do tema. 

>>>> Leia o  Regulamento Técnico de Funcionamento de Serviços que prestam Atenção Domiciliar <<<<

Todos os pacientes podem optar pela atenção domiciliar? 

Como dissemos anteriormente, o serviço de atenção domiciliar (SAD) demanda que o paciente seja direcionado, por parecer médico, à continuidade do tratamento em casa. Portanto, não são todos os casos.

Quais os tipos de serviço compõem a atenção domiciliar? 

A internação domiciliar é caracterizada pela equipe profissional multidisciplinar, que tem o objetivo de prolongar o bem-estar e qualidade de vida do paciente. 

Por isso, são diversos os modelos de serviços de saúde abarcados pelo SAD – médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem , nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeuras ocupacionais,  cuidadores de idosos entre outros profissionais. 

Com tantos agentes, o importante, além de um dos principais desafios do serviço de atenção domiciliar, é garantir que o tratamento iniciado no hospital tenha a mesma qualidade ao ser realizado em domicílio.

Para isso, há a necessidade de uma gama robusta de profissionais qualificados e especializados nas particularidades desse modelo de negócio, para que exista uma organização e controle no direcionamento da equipe adequada para cada paciente. 

É válido ressaltar também que o home care demanda uma gestão estratégica, de ponta a ponta, que englobe atividades diversas, desde o monitoramento de escalas ao estoque de farmácia, por exemplo.

Somente com uma cadeia de serviços completa e bem administrada é possível   garantir a melhor assistência ao paciente. 

Quais os benefícios da atenção domiciliar?

Além de auxiliar a desospitalização, como informado no início deste artigo, a atenção domiciliar se destaca por diversos outros benefícios. 

Na pesquisa acadêmica, “POR QUE É MELHOR EM CASA? A PERCEPÇÃO DE USUÁRIOS E CUIDADORES DA ATENÇÃO DOMICILIAR”, os autores, da Universidade Federal de Minas Gerais, identificaram alguns deles, como:

  • Perspectiva do usuário 

•”melhor opção pelo conforto do lar, vínculo com a família e com a equipe”

•”superação quanto às barreiras de acesso a outros pontos da rede de atenção à saúde”

•”ampliação do  acesso,  da  autonomia  e  a qualidade de vida do usuário”

•diminuição do risco de infecções hospitalares

  • Perspectiva da família

•Acompanhamento mais próximo do quadro do seu parente

•Atendimento personalizado das dúvidas clínicas sobre o caso do paciente

•Quando a empresa de home care oferece software de gestão com aplicativo de comunicação para a família a mesma ainda consegue acesso rápido, prático e visual ao dia a dia do paciente. Assim, há o acompanhamento em tempo real do progresso do tratamento ou das atividades realizadas pelas equipes técnicas.

•Sensação de segurança

•Transparência no tratamento 

  • Perspectiva do profissional

•Criação de um vínculo com o paciente

•Acompanhamento integral do tratamento, observadas as etapas desde o princípio até (se for o caso) da alta

•Contato direto com os familiares, facilitando, por exemplo, tomadas de decisão.

•Quando a empresa de home care oferece software de gestão adequado, os profissionais podem conferir dados do paciente de forma virtual, otimizando as etapas de atendimento.

  • Perspectiva da empresa de home care / investidor 

•É um setor em crescimento! 

Segundo o Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), a pandemia de Coronavírus impulsionou o crescimento do home care em 35%.

Além disso, dados do IBGE mostram que ,somente entre 2020 e 2021, o grupo etário maior de 60 anos no Brasil passou de 22,3 milhões de pessoas, para 31,2 milhões. Os números representaram um crescimento de 39,8%. 

Ou seja, a população está envelhecendo e, em breve, demandará mais cuidados de saúde, uma ampliação de espaços para atendimentos, visto que os leitos hospitalares já se encontram em situação de capacidade limitada, bem como profissionais mais qualificados e  melhores serviços, guiados, cada vez mais, pela tecnologia. Todas essas requisições podem ser abordadas via serviço de atenção domiciliar. 

  • Domiciliar não é Caseiro

A gestão de uma empresa de Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) é extremamente complexa e sensível. 

No home care há uma diversidade de diagnósticos, com singularidades para cada caso dos pacientes. Para que o atendimento ocorra com qualidade, priorizando o bem-estar dos envolvidos (assistidos e os profissionais), é necessário uma cadeia concisa de serviços com:

>logística adequada de materiais, medicamentos e equipamentos

>volume e qualificação dos profissionais para executar este trabalho com segurança e para entender como utilizar a tecnologia mesmo longe dos olhos de um gestor, por exemplo

>tecnologia com controles remotos, recursos de geolocalização, software de gestão, dentre outras possibilidades indispensáveis para o negócio.

Portanto, é importante destacar que domiciliar, embora seja realizado nas casas dos pacientes, se distancia bastante do termo “caseiro”, que indica uma ação não profissional, ou, amadora. 

Conclusão

A atenção domiciliar, que envolve, de acordo com o Ministério da Saúde, “um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde”, é uma aposta de mercado não só do futuro, como do presente. 

Além de representar um investimento seguro para empreendedores e profissionais da saúde que desejam atuar na área, o home care se diferencia pelo atendimento humanizado e pela qualidade dos serviços prestados aos pacientes. 

De forma complementar, podemos destacar os serviços de atenção domiciliar (SAD) como uma proposta interessante para potencializar o cuidado especial com a saúde no Brasil.

O setor está em pleno desenvolvimento, tendo a gestão com inovação como principal aliada para a criação de soluções focadas na melhoria de processos e no bem-estar dos pacientes. 

Nesse contexto, conheça o SpinCare, o melhor e mais completo software de gestão para home care, que otimiza tal cenário e garante sustentabilidade financeira e de todo ecossistema para as empresas da área. 

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