No mundo dos negócios, comunicação – seja interna ou externa – é uma das grandes chaves para bons resultados. Entre a equipe, entre equipe e gestores, com fornecedores e parceiros, todo alinhamento de comunicação faz a diferença e pode impedir problemas no futuro.
No ramo da saúde, em especial, do home care, essa comunicação faz ainda mais diferença, afinal, ela pode ser responsável por diminuir a ocorrência das famosas glosas. Nós separamos as principais informações para você entender o que são glosas, quais os principais tipos e como evitá-las. Continue lendo!
Afinal, o que são glosas?
Glosas é o termo utilizado para definir a falta de pagamento de convênios a clínicas médicas e profissionais da saúde de procedimentos e materiais. Como você já pode imaginar, ao fazer um convênio, o objetivo era exatamente aumentar o fluxo de demandas e, é claro, em consequência disso, o faturamento.
No entanto, muitas vezes, não é isso que acontece, gerando, então, as glosas.
Tipos de glosas
Agora que já compreendemos o significado do termo, é importante saber que existem 3 tipos de glosas médicas. A seguir, vamos conceituá-las.
A glosa administrativa está entre as mais comuns e está relacionada especificamente a problemas em processos administrativos. Na prática, situações que geram glosas administrativas são erros de digitação, falta de informações em guias ou, propriamente, a ausência de guias.
São glosas que têm uma facilidade maior em sua resolução, já que requerem ajustes rápidos, como a correção dos dados.
A glosa técnica exige maior envolvimento, já que se trata da contestação de procedimento médico. Nesse caso, entra em cena a figura do Auditor Técnico, que vai analisar situações como, desatenção ou não checagem de medicamentos pelo enfermeiro executante; falta de prescrição médica para os procedimentos de enfermagem; e anotações realizadas a lápis.
Por fim, a glosa linear tem alto registro de ocorrência exatamente por se tratar de “justificativas que não estão condizentes com a realidade”. Exemplos disso são divergências de valores de medicamentos.
Neste último, vale salientar que a documentação de todo processo faz toda diferença, já que pode dar subsídio em caso de identificação de ocorrência de glosa.
Porque as glosas acontecem?
Ao identificar os tipos de glosas, fica mais fácil compreender porque elas ocorrem.
Assim como mencionamos no início do texto, falhas na comunicação entre os envolvidos, bem como na documentação de processos e informações estão no topo dos erros que levam às glosas.
4 dicas de como evitar as glosas médicas
A tecnologia é uma grande aliada na gestão médica e, consequentemente, na prevenção de glosas. Junto a isso, estratégias e alinhamentos internos levam a um maior sucesso nessa tarefa.
1. Cadastro de informações
A equipe precisa estar atenta no cadastro de informações, além de fazer a conferência para garantir que não houve a ocorrência de erros de digitação.
2. Procedimentos de verificação internos
Como uma espécie de auditoria, é importante alinhar com a sua equipe sobre fazer verificações recorrentes dos processos e informações, visando garantir o cumprimento das formalidades exigidas pelos convênios.
3. Atenção ao Padrão TISS
Apesar de, em primeiro olhar, parecer altamente burocrático, o Padrão TISS tem altas taxas de sucesso quando o objetivo é evitar glosas. Processos digitais, horizontalização de comunicação entre os agentes envolvidos e registros são alguns dos diferenciais.
4. Softwares de gestão
A automatização da gestão da sua empresa de home care traz muita facilidade, agilidade e controle para o seu trabalho. A centralização e a documentação de informações com acesso a poucos cliques auxiliam na organização, evitando as glosas.
No SpinCare, você encontra o módulo financeiro, que auxilia na eliminação do excesso de planilhas, melhora o desempenho da sua empresa e evita fraudes. Além disso, entre os principais recursos, estão:
– Retorno de Convênios e Recurso de Glosas
– Aumenta a transparência e sua credibilidade
– Fluxo de Caixa
– Repasse e muito mais!
Continue acompanhando nosso blog e redes sociais e saiba mais sobre como o SpinCare pode auxiliar você na gestão da sua empresa de home care!
Dr. Ulysses Fagundes – Médico pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Pediatra e Mestre em Pediatria pela UNIFESP, especialista em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas, MBA pelo INSPER e sócio da Spincare, com 20 anos de gestão em serviços de saúde.