5 erros de gestão que estão fazendo sua empresa de cuidados domiciliares perder dinheiro

5 erros de gestão que estão fazendo sua empresa de cuidados domiciliares perder dinheiro
5 erros de gestão que estão fazendo sua empresa de cuidados domiciliares perder dinheiro

Cuidar da saúde da sua empresa de home care é tão importante quanto prezar pelo bem-estar dos seus pacientes, é por isso que, neste artigo, listamos os 5 principais erros de gestão que estão fazendo sua empresa de cuidados domiciliares perder dinheiro. 

Conheça mais sobre essas falhas e entenda como podemos te ajudar a evitá-las.

1. Muitas brechas nas escalas dos profissionais de cuidados domiciliares

Nós já conversamos, em outro artigo aqui do blog, sobre como o controle de escalas é um dos grandes desafios das empresas de cuidados domiciliares. Pois bem, esses transtornos acabam causando, entre outros problemas, prejuízos financeiros para a empresa. 

Essas perdas acontecem quando a escala dos profissionais é paga de forma equivocada, quando você precisa ir ao mercado em busca de profissionais substitutos e fica sujeito a pagar tarifas mais altas e assim por diante. 

Outra incerteza que uma gestão de escala ineficiente causa são: quanto esse paciente está custando? Quanto vou gastar com folha de pagamento neste mês? Sem conseguir ter essa visão global da saúde financeira do negócio, também fica difícil entender se ele está saudável ou não. 

2. Glosas no sistema de cobrança dos convênios

Glosa é o nome que se dá aos faturamentos recusados, ou não recebidos, pelas empresas de saúde e convênios por causa de problemas de comunicação. Em geral, as glosas acontecem quando as descrições dos serviços, procedimentos, materiais e equipamentos não batem com o que está registrado no banco de dados do convênio. 

Geralmente são coisas simples, erros administrativos, de planejamento ou mesmo digitação, mas que podem causar atrasos e prejuízos para sua empresa de cuidados domiciliares, já que é ela que precisa arcar com esses custos quando o pagamento é recusado

3. Falta de gerenciamento de estoque e farmácia

O problema de não ter um controle eficiente do que há em estoque no seu home care é que você pode acabar deixando medicamentos vencidos na prateleira, enviar para o paciente sem lançar na conta dele ou ainda não fazer a devolução para o estoque quando o mesmo interna no hospital ou tem alta e o dinheiro que você investiu em suprimentos, por falta de gestão, vai embora pelo ralo. 

Ter estoque de medicamentos e materiais é uma necessidade de toda empresa de cuidados domiciliares, o segredo aqui, para evitar as perdas, é ter um gerenciamento eficiente, que ajude os gestores e os profissionais da linha de frente a tomarem decisões seguras e inteligentes na hora de usar os recursos da empresa. 

4. Falta de tempo e agilidade para conquistar novos clientes

A rotina operacional da empresa toma tanto tempo que você não consegue responder clientes, fazer orçamentos, ou revisar contratos com os fornecedores? 

Quando sua rotina administrativa é baseada em apagar um incêndio por dia, provavelmente a captação de novos clientes é um dos últimos itens da sua lista. 

O problema é que, por mais que você não perceba isso de imediato, quem perde com isso é a sua empresa, que estagna, para de crescer e fica refém apenas dos clientes que já conquistou. Qualquer contratempo ou desistência de um cliente e o seu faturamento imediatamente diminui. 

É por isso que manter uma prospecção ativa de novos clientes é parte fundamental da estratégia de uma empresa que busca crescer de forma saudável e equilibrada. 

5. Quebra da relação de confiança com o cliente

Quando estamos falando de um serviço da área da saúde, que lida com a vida das pessoas, as relações de confiança são nossa principal moeda de troca. Se uma dessas relações é quebrada, independentemente do motivo, o prejuízo financeiro não é só aquele imediato, de perder uma conta, também é preciso pensar nessa perda em um contexto maior: como a reputação da minha empresa é afetada por esse acontecimento? O que posso fazer para minimizar as perdas

Mas antes ainda de uma situação dessas acontecer, é preciso ter consciência dos principais fatores de risco da sua empresa: pessoas, medicamentos, entre outros, e agir de forma a evitar que eles se transformem em erros e interfiram na sua relação com os clientes

A SpinCare e a gestão da sua empresa de cuidados domiciliares

Até agora nós listamos os principais fatores que fazem a sua empresa de cuidados domiciliares perder dinheiro, agora é hora de apontar as soluções. 

A SpinCare é um software de gestão especializado para empresas de home care e de cuidadores de pessoas, clínicas de geriatria e casas de repouso e por isso tem módulos que atendem de forma eficiente a cada um desses problemas. 

Escolha sua principal dor e clique para saber mais: 

ProblemaMódulo da SpinCare que te ajuda a não perder dinheiro 
Gestão errada de escalas e profissionaisGestão de escalas
Glosas na hora de cobrar os convêniosFaturamento
Medicamentos vencidos e falta de gerenciamento de estoqueEstoque e Farmácia
Falta de informações, tempo e agilidade para conquistar novos clientesGestão e Finanças
Quebra de confiança na relação com meus clientesAplicativo Mobile

Empreender nunca é o caminho mais fácil, quando falamos de empresas na área da saúde, essa responsabilidade só aumenta. 

Mas agora que você já conhece quais são os principais erros de gestão que estão fazendo sua empresa de cuidados domiciliares perder dinheiro e como eles podem ser resolvidos, esperamos que esse caminho se torne mais tranquilo e proveitoso para você e sua empresa. 

Se você gostou desse conteúdo e quer receber mais artigos assim, assine nossa newsletter.