A transformação digital otimizou inúmeros segmentos de mercado, inclusive o da saúde domiciliar. Com o desenvolvimento de “novas” tecnologias, como a Inteligência Artificial, 5G, Machine Learning (ML), IoT, além dos softwares de gestão para home care, esses negócios puderam orientar os seus esforços para um processo de melhoria constante e focado integralmente na segurança e experiência do paciente.
Através da automação das tarefas burocráticas e repetitivas, as empresas do setor conseguem identificar as etapas das suas cadeias de recebíveis que demandam ajustes, maior atenção e cuidado ou a devida expansão. Consequentemente, há um aperfeiçoamento da produtividade do negócio, aspecto fundamental para a sustentabilidade a curto, médio e, sobretudo, longo prazo.
Na prática, a implementação de sistemas automatizados possibilita que a empresa de assistência domiciliar cresça sem depender de contratações caras e cada vez mais escassas.
De acordo com a pesquisa International Data Corporation (IDC) – “Worldwide Healthcare Industry 2023 Predictions”, esse é um dos principais campos de atenção do meio corporativo. Segundo o estudo, 65% dos negócios de saúde entrevistados pretendem investir em softwares para aprimorar questões relacionadas à governança e à possibilidade de personalização de tratamentos. Outros quase 35% entendem que digitalizar fluxos de trabalho reiterados é uma prioridade no destino de recursos.
Ou seja, à medida que tais inovações se tornam cada vez mais populares, organizações que se mantêm inertes e distantes da tecnologia também se afastam das novas demandas dos pacientes, dos convênios, dos profissionais e demais colaboradores da saúde.
Neste artigo vamos conversar sobre a abrangência de atuação de um desses progressos, os softwares de gestão para home care, detalhando o seu conceito e aplicação prática.
Você irá ver por aqui:
- O que é um software de gestão home care e como ele funciona na prática?
- 5 dores do home care que um software de gestão pode sanar.
- Motivos para transformar um software de gestão home care no seu principal investimento de 2024
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O que é um software de gestão home care e como ele funciona na prática?
Em uma perspectiva de análise da tecnologia em nuvem, podemos enquadrar os seus produtos em três categorias básicas:
- Software como Serviço (Software as a Service – SaaS): oferta de aplicações de software baseados na nuvem com acesso por login e senha através da internet).
- Plataforma como Serviço (Platform as a Service – PaaS): disponibilização de infraestrutura em nuvem para instalação das soluções ou aplicativos do consumidor.
- Infraestrutura como Serviço (Infrastructure as a Service – IaaS): infraestrutura completa de computação oferecida na nuvem, como armazenamento, processamento e comunicação em rede.
Os softwares de gestão para home care se estabelecem no formato da primeira: SaaS, “Software as a Service“, ou Software como Serviço, em português.
Dessa forma, compreendem uma plataforma hospedada online, que é capaz de compilar, em um único ambiente, as funções e recursos essenciais para o gerenciamento das instituições de atenção domiciliar..
Tal modalidade, softwares para serviço, pode ser empregada em diversas áreas e têm como vantagens relevantes a conveniência e a acessibilidade. Isso significa dizer que os usuários podem acessar os aplicativos/softwares de qualquer lugar com conexão à Internet, permitindo maior mobilidade e flexibilidade.
Além disso, como o software é mantido e atualizado por um provedor/fornecedor, os clientes não precisam se preocupar com tarefas de manutenção, backups e atualizações.
Exemplos populares de SaaS incluem serviços de armazenamento na nuvem, como Dropbox, aplicativos de colaboração como Google Workspace (anteriormente G Suite), ferramentas de gerenciamento de projetos como Trello, entre muitos outros.
Quando são voltados para o setor da saúde, mais precisamente para o home care, os SaaS oferecem diversos benefícios que atendem às necessidades específicas desse setor, o que explica o sucesso da tecnologia na área.
De acordo com o Estudo Mercado Brasileiro de Software — Panorama e Tendências 2023, realizado ABES — Associação Brasileira das Empresas de Software, o Brasil é referência, entre os países considerados emergentes, em relação à maior maturidade em investimentos em TI, priorizando valores dedicados ao desenvolvimento de software e incremento da oferta de serviços
Na prática, o software de gestão home care é projetado para otimizar e facilitar a administração de serviços de saúde prestados em ambiente domiciliar.
Para isso, conta com recursos que abrangem desde o cadastramento de convênios, à gestão de escalas, medicamentos e estoque automatizadas, gestão financeira, acesso a prontuários eletrônicos e à comunicação direta com pacientes e seus familiares.
Assim, quando uma empresa implementa uma dessas ferramentas consegue acompanhar o plano de cuidados do paciente de maneira eficiente, mitigando falhas humanas.
Além disso, esses softwares podem incluir funcionalidades como faturamento, relatórios de desempenho e integração com sistemas de saúde mais amplos, proporcionando uma gestão de atendimento domiciliar 360º.
Vamos deixar esse conceito ainda mais claro? Imagine que o gerenciamento de uma empresa home care dependa de diferentes sistemas com apoio de planilhas analógicas individuais para as diversas especificidades desse setor, como para o acompanhamento dos pacientes, dos colaboradores, dos cadastros de convênios, do faturamento, das glosas e dos medicamentos. As chances de existir perda de informação e desorganização nesse processo são enormes, certo? Afinal, são muitas informações, divididas em vários locais diferentes. Com o software de gestão home care esse desafio é superado. O prontuário de todos os pacientes fica online e no mesmo lugar. Além disso, a cadeia de recebíveis do negócio é condensada em uma única plataforma, que possui os mais distintos recursos para abarcar todas as necessidades das organizações de atenção domiciliar. Em um mesmo produto/software o gestor tem acesso à operação interna e à gestão de relacionamento com pacientes. É uma solução completa que substitui as planilhas manuais e os papéis e documentos por uma tecnologia em nuvem que armazena todos os dados importantes de uma empresa. |
5 dores do home care que um software de gestão pode sanar!
Uma das melhores formas de entender porque investir em um software de gestão é essencial para negócios home care, é através da compreensão de quais dores do setor essa ferramenta pode sanar.
Dessa forma, cada um dos motivos a seguir expostos referem-se aos desafios do segmento home care, resolvidos pela implementação de um software de gestão. Algum deles faz parte da sua realidade?
1) Desafio na eficiência operacional:
Muitas operações de home care ainda dependem de processos manuais, desde o agendamento de visitas até a atribuição de tarefas para a equipe de saúde. Isso não apenas consome tempo valioso dos colaboradores e gestores, como aumenta o risco de erros e atrasos na prestação de serviços.
O software de gestão para home care automatiza esses processos, agilizando o agendamento de visitas, a alocação estratégica de recursos e a documentação.
Há, portanto, uma mitigação importante da carga de trabalho administrativo e dos erros, permitindo que os profissionais se concentrem mais no atendimento direto aos pacientes, e que a operação seja mais eficiente de ponta a ponta.
2) Dificuldade em garantir qualidade no atendimento:
A falta de acesso rápido e fácil às informações dos pacientes é um desafio significativo no home care.
Profissionais desse setor muitas vezes enfrentam dificuldades em obter um panorama abrangente do histórico de saúde do paciente, o que pode comprometer a qualidade do atendimento.
Ao utilizar um software de gestão para home care a empresa passa a contar com prontuários eletrônicos centralizados, possibilitando que os profissionais acessem agilmente os dados cruciais sobre os pacientes.
Em uma dinâmica de multidisciplinaridade de profissionais, como é característico no home care, é essencial que cada um desses colaboradores tenha uma visão completa do histórico de saúde dos pacientes. Quando essas informações estão hospedadas na nuvem, tornam possível a oferta de cuidados mais personalizados, seguros e com maior qualidade. O tratamento é então aprimorado!
3) Comunicação dispersa e demorada:
A comunicação dispersa entre a equipe de saúde, pacientes e familiares pode resultar em atrasos na tomada de decisões acerca dos tratamentos e na coordenação inadequada dos cuidados. Em última análise, pode ocasionar ainda a completa insatisfação do paciente ou do seu familiar com o tratamento oferecido, culminando em reclamações no convênio, troca do prestador e até mesmo na rescisão contratual.
Dentre as funcionalidades do software de gestão para home care, as relacionadas à gestão do relacionamento com os pacientes são as que merecem destaque nesse sentido.
A ferramenta permite que, através de alertas automáticos, mensagens instantâneas e atualizações em tempo real, a abordagem e comunicação com todos os envolvidos em determinado caso seja ágil e transparente.
Há colaboração precisa entre os membros da equipe de saúde, visto que o sistema viabiliza respostas rápidas a eventos críticos, como também viabiliza o acompanhamento do tratamento dos pacientes por seus familiares. Para esse último caso, alguns softwares contam até mesmo com aplicativos de relacionamento com o cliente.
4) Gestão financeira descentralizada e erros no faturamento
Um dos principais desafios do setor de home care refere-se à gestão financeira descentralizada, juntamente com o controle de farmácia e estoque inadequado.
Quando a empresa não concentra as informações que perfectibilizam o faturamento dos serviços ao final da sua cadeia de recebíveis, fica suscetível a executar essa tarefa de maneira insatisfatória.
A incidência de perdas no processo de faturamento e glosas administrativas nesses casos é bastante significativa, assim como é presente a falta de controle sobre o fluxo de caixa e a receita do negócio, bem como sobre o repasse aos profissionais ou sobre o estoque de medicamentos e demais suprimentos.
Nesse cenário, executar o planejamento financeiro do negócio se transforma em uma tarefa altamente complexa, passível de inúmeros erros em diversas etapas da operação da empresa.
O software de gestão para home care oferece ferramentas integradas para monitorar as finanças, controlar estoques e automatizar o processo de faturamento e da gestão de glosas.
Há, dessa maneira, redução de erros e aumento da sustentabilidade financeira do negócio, o que assegura uma gestão eficiente dos recursos.
5) Falta de tempo para adaptação às mudanças do setor e das regulamentações
O setor de home care está sujeito a mudanças frequentes nas regulamentações, como a LGPD, assim como em relação aos avanços tecnológicos.
Por isso, demanda que as empresas tenham uma capacidade constante de adaptação e que esse processo seja rápido e fluido.
Investir em um software de gestão proporciona a flexibilidade necessária para que a organização se adapte às novas regulamentações da área e às tendências tecnológicas.
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Motivos para transformar um software de gestão para home care no seu principal investimento de 2024
Como já mencionamos por aqui, um software de gestão para home care é o principal aliado de empresas que vislumbram orientar a sua operação inteiramente para o tratamento humanizado de pacientes, com qualidade e segurança.
Através da ferramenta, profissionais de saúde podem se dedicar a atender às demandas específicas de cada caso, enquanto os gestores do negócio têm acesso aos dados da sua operação, de maneira rápida, intuitiva e de ponta a ponta.
É uma plataforma que pode transformar os serviços de saúde para todos os envolvidos nesse processo.
Assim, são inúmeros os motivos que explicam porque o seu home care deveria considerar um software como o primeiro investimento de 2024.
- Reduz as falhas do processo de cadastramento de dados dos convênios, pacientes e colaboradores. Por isso, mitiga também os erros financeiros e gastos desnecessários;
- Aumenta produtividade geral da empresa
- Facilita a gestão de uma equipe remota e automatiza a gestão de escalas;
- Concentra as informações da operação do home care em um único espaço (na nuvem, sendo acessível para qualquer pessoa previamente autorizada);
- Disponibiliza informações cruciais de maneira rápida e segura para tomada de decisões mais assertivas.;
- Faz a regulação e conformidade com a LGPD e demais normas continuamente, facilita auditorias e demais procedimentos de inspeção;;
- Aprimora a gestão de medicamentos e suprimentos, visto que ela passa a ser automatizada, atendendo às regras de rastreabilidade da vigilância sanitária e dos órgãos acreditadores.
- Capta e armazena os dados do negócio, resultando em uma análise de dados reais e atualizados da empresa, para tomada de decisões assertivas;
- Aumenta a segurança da informação;
- Viabiliza o monitoramento dos indicadores de desempenho;
- Permite a integração a outros sistemas e a outros dispositivos de saúde;
- Otimiza a gestão de Treinamentos e educação continuada.
- SpinCare: o software de gestão home care mais completo do mercado
O SpinCare é uma ferramenta 100% adaptada a todas as especificidades das empresas de atenção domiciliar.
É o software de gestão de home care mais completo do mercado, sendo a principal referência da categoria. Inteiramente focado neste setor, atua de ponta a ponta com tecnologia e automação nas mais variadas etapas da cadeia de recebíveis das empresas do setor.
Dessa forma, facilita o gerenciamento completo de organizações SAD, preocupando-se com o que é mais valioso ao setor de saúde: a satisfação, bem estar e a segurança dos pacientes.