Qual o perfil e as atividades realizadas pelo profissional que trabalha no home care

Qual o perfil e as atividades realizadas pelo profissional que trabalha no home care
Qual o perfil e as atividades realizadas pelo profissional que trabalha no home care

Mais do que cuidados básicos, o home care é uma atividade que exige qualificação e comprometimento

Isso se traduz pela resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), n° 428 de 07/11/2017, que regulamenta essa atividade no Brasil.  

Assim, os profissionais que atuam nesse segmento necessitam estar em constante aperfeiçoamento, entendendo tudo que pode ser abrangido pelo serviço de home care. 

Hoje, vamos falar um pouco sobre o perfil e as atividades que são realizadas pelo profissional que trabalha no home care

Qual o perfil do profissional de home care?

Perfil do profissional de home care

É importante começar reiterando que um profissional de home care vai muito além de um cuidador

É alguém que alia o conhecimento técnico inerente da profissão com características pessoais como empatia, cuidado, bom relacionamento interpessoal e boa comunicação. 

Além disso, disponibilidade e organização também são essenciais para desenvolver as tarefas com excelência

Antes de mais nada, é válido lembrar que se trata de uma atividade feita de pessoas para pessoas que precisam de cuidados, então, toda compreensão faz a diferença.   

Quem são os profissionais de home care?

Quais são os profissionais que atuam no home care

Para quem acredita que home care é uma atividade exclusiva para enfermeiros, é preciso rever seus conceitos. 

Um home care de qualidade conta com profissionais multidisciplinares. Entre eles, destacam-se fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas e, é claro, enfermeiros. 

Vale lembrar que no caso de empresas de home care, a equipe é complementada com profissionais das áreas de administração e finanças, que dão todo suporte para a gestão do negócio

O que faz um profissional de home care?

Compreendendo quem são os profissionais que integram um home care completo, é válido ressaltar quais atividades são desempenhadas por eles.

Os nutricionistas serão responsáveis por acompanhar o estado nutricional, indo além da recomendação de alimentos. 

Os fisioterapeutas ficam com a função de zelar pela reabilitação e manutenção da parte motora e respiratória de pacientes. 

Os médicos fazem o monitoramento do paciente, acompanhando sua evolução e direcionando junto aos demais profissionais o melhor tratamento. 

Os psicólogos atuam junto ao paciente, prezando pela sua saúde mental, sendo um suporte também para a família. 

Por fim, os fonoaudiólogos auxiliam o paciente com a dificuldade de engolir, também chamada de disfagia. Além disso, também monitoram a voz e a fala, reabilitando o paciente em casos necessários.  

E qual o papel do enfermeiro no Home Care?

Já os enfermeiros ficam com a maior parte do trabalho, sendo o “braço direito” do paciente e da família no home care. O profissional também é responsável pela educação do paciente e família, envolvendo-os nas atividades e mantendo-os sempre atualizados da evolução do paciente. 

Esse time trabalha de forma integrada buscando melhorar a qualidade de vida do paciente, por meio de uma assistência contínua. 

Fazer parte de uma empresa de home care requer do profissional uma visão ampla sobre a atividade que desenvolve, sabendo que se trata de uma engrenagem de pessoas que têm como objetivo proporcionar o máximo de cuidado, bem-estar e conforto a quem precisa

Para estar sempre atualizado sobre como manter sua empresa de home care funcionando e com bons resultados, não esqueça de assinar nossa newsletter para receber nossos conteúdos em seu e-mail! 

Dr. Ulysses Fagundes – Médico pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Pediatra e Mestre em Pediatria pela UNIFESP, especialista em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas, MBA pelo INSPER e sócio da Spincare, com 20 anos de gestão em serviços de saúde.