Home Care: o que é, como funciona, benefícios e serviços oferecidos

Home Care: o que é, como funciona, benefícios e serviços oferecidos
Home Care: o que é, como funciona, benefícios e serviços oferecidos

Com o envelhecimento da população e a formatação do sistema de saúde brasileiro, o setor de home care está aquecido e em expansão, é um bom momento para estar e/ou investir nessa área. 

Porém, você sabe como surgiu esse tipo de empresa, quais serviços e profissionais estão envolvidos e quais as vantagens de quem contrata? 

Hoje a gente te explica tudo em detalhes. 

Preparados?

O que é um home care?

Em uma tradução literal, home care significa “cuidados em casa” e se refere a um conjunto de cuidados que são indicados a pacientes que ainda precisam de acompanhamentos mas que não precisam mais ficar em ambiente hospitalar. 

Home care é o nome dado a empresa que fornece esse serviço, que pode contar com uma gama de atividades e profissionais diferentes dependendo das necessidades de cada paciente. 

De forma geral, a equipe é formada por um enfermeiro / técnico de enfermagem, que segue o plano de cuidados e monitora o paciente durante toda sua jornada de trabalho.

E por outros profissionais, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e médicos que visitam o paciente em horários pré-agendados para sessões, procedimentos e consultas. 

Quem precisa de home care? 

Os cuidados em casa são recomendados para pacientes que podem continuar seu tratamento fora do ambiente hospitalar.

Hoje o home care já é uma prática adotada pelos planos de saúde e até mesmo pelo SUS como forma de permitir a desospitalização precoce dos pacientes. 

Os casos mais comuns são pessoas idosas e pacientes com doenças crônicas.

Mas o serviço também pode ser usado por pacientes se recuperando de acidentes, mamães com bebês trigêmeos e/ou em situações especiais e diversos outros casos. 

É preciso avaliar as indicações de tratamento de cada paciente e, em caso de cobertura por parte de um convênio de saúde ou SUS, as regulamentações a que o serviço de home care pode ser encaixado. 

Quais são e o que fazem os profissionais de home care?

No centro da rotina do home care estão os profissionais da enfermagem, que acompanham cada passo do plano de cuidados dos seus pacientes, sendo eles os responsáveis por acompanhar e registrar a rotina e os avanços do paciente. 

Mas a empresa de home care também conta com profissionais de outras especialidades da saúde.

Como: médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, entre outros. 

Tudo vai depender das necessidades que os pacientes da empresa apresentarem e da gama de serviços que ela escolheu prestar. 

Quais serviços um home care oferece? 

O objetivo maior do home care é oferecer a desospitalização precoce e um tratamento mais humanizado e confortável para o paciente. 

Partindo dessa premissa, os principais serviços oferecidos por um home care são:

Telemonitoramento

Serviço destinado para pacientes que tenham monitoramento de condições crônicas por telefone ou no máximo uma consulta de profissional a cada 15 dias, onde não haja procedimentos e nem fornecimento de nenhum medicamento ou material.

Assistência domiciliar

É usada para pacientes que envolvam assistência domiciliar esporádica ou recorrente sem a permanência do profissional na casa do paciente, como consultas médicas ou de enfermagem, aplicação de medicação, fisioterapias, incluindo ou não fornecimento de algum medicamento ou material.

Internação Domiciliar

Para pacientes com plano de cuidados que exijam técnicos de enfermagem por 6, 12 ou 24h na residência do paciente, com possibilidade de também incluir consultas médicas ou de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, locação de mobiliário e equipamentos médicos e também dieta, medicação e todo material necessário para assistência.

Quais as vantagens de optar pelo home care? 

São diversas, talvez a primeira e a mais sentida pelos pacientes seja a possibilidade de sair do hospital e continuar seu tratamento em um ambiente mais confortável, perto da família e mais próximo da rotina a que o paciente estava acostumado antes. 

Outras vantagens são: 

– Liberação dos leitos de hospital;

– Menor chance de infecção hospitalar;

– Criação e manutenção de uma rotina de cuidados;

– Atendimentos próximos e personalizados;

– Melhor adesão ao tratamento;

– Mais segurança para o paciente;

– Conforto de ambiente familiar;

e muito mais.

Qual o valor desse serviço?

O valor do home care tem a sua maior variação de acordo com a complexidade dos serviços que o paciente precisa.

Com o número de empresas que existem na sua região, a cidade ou bairro em que você está e diversos outros fatores de mercado.

A sua história

A ideia do home care como empresa surgiu nos Estados Unidos a mais de um século, como um trabalho informal para cuidar de idosos, enfermos e pessoas que necessitavam de cuidados especiais. 

A demanda que deu o próximo passo no sentido de firmar o home care como um negócio viável foi o aumento significativo de doenças contagiosas e as consequentes altas taxas de mortalidade.

O que por sua natureza, forçava o tratamento dos pacientes a ser feito em casa, para evitar a disseminação das doenças. 

Porém, nessa época as condições de trabalho dos profissionais da saúde nesse setor ainda eram bastante precárias, com longas horas de trabalho e pouca remuneração.

Nas décadas de 1950 e 1960, quando a mortalidade por doenças infecciosas caía nas cidades, doenças mais complexas, como as crônicas e as degenerativas, e o alto custo dos leitos hospitalares mantiveram a necessidade dos profissionais em alta. 

Mesmo com toda essa trajetória, foi só na década de 1970 que os planos de saúde reconheceram e decidiram incorporar o home care como uma alternativa para a desospitalização precoce. 

Em resumo, essa mudança aconteceu bastante em função de que manter um paciente em home care é menos custoso do que em um hospital. 

Já no Brasil, a fundação da primeira empresa de home care aconteceu em 1986, na cidade do Rio de Janeiro e seu nome era Geriatric’s Home Care.

De 1986 para cá, muita coisa aconteceu no ramo do home care, sendo que hoje esse é um mercado aquecido e em constante expansão. 

Hoje, além das próprias empresas prestadoras de serviços de home care e cuidadores de pessoas, esse mercado também movimenta uma série de empresas relacionadas.

Como é o caso da SpinCare, um software de gestão dedicado a empresas desse segmento.

E aí, você já conhecia todos esses fatos e curiosidades sobre esse mercado? 

Então, ficou com alguma dúvida a ser respondida? 

Manda sua pergunta pra gente, vamos adorar melhorar nosso conteúdo com a sua contribuição. 

Caso você, assim como nós, seja um entusiasta do setor, assine nossa newsletter, temos certeza que você vai se interessar pelos nossos artigos.