Receba conteúdos exclusivos em seu email

7 estratégias para reduzir os custos do seu home care sem comprometer a qualidade do serviço

Reduzir os custos de um home care requer atenção às atualizações do mercado e às necessidades dos pacientes. 

A tecnologia é uma das principais alternativas para quem busca esse resultado, sem que haja perda de qualidade na relação serviço-paciente. 

Muitos profissionais e gestores do home care ainda acreditam que otimizar o planejamento financeiro é impactar negativamente os custos assistenciais – aqueles ligados às despesas de saúde com os pacientes. 

Ou seja, em certa medida, há uma crença popular de que reduzir custos implica necessariamente em uma decisão por baixar os padrões de qualidade de serviços, processos e ações destinadas aos tratamentos dos pacientes. 

Entretanto, isso não é verdade e nós vamos te mostrar porquê. 

Selecionamos algumas dicas para você aprimorar a gestão financeira do seu negócio, priorizando também a manutenção e melhoria da eficiência operacional. Confira. 

7 dicas para reduzir custos do seu home care sem impactar a qualidade dos serviços prestados. 

De acordo com dados  da Liga Ventures, em parceria com a PwC Brasil, 

entre os anos de 2019 e 2022, o setor de assistência domiciliar à saúde cresceu 16,11%.

O “boom” de empresas do segmento corrobora o cenário de envelhecimento populacional, que passa a buscar mais serviços como os proporcionados pelo setor, e também de uma transformação cultural. 

Atualmente, pacientes e familiares priorizam tratamentos focados no bem-estar e no atendimento humanizado e, por isso, optam por aqueles realizados em casa.

Portanto, manter um home care nesse cenário é estar pronto para atender, de maneira criteriosa, a uma crescente demanda, além de assegurar que o negócio tenha as ferramentas adequadas para tratar um número bastante expressivo de dados. 

A otimização de custos passa exatamente por esse caminho: a combinação de competências profissionais, conhecimento técnico do setor e da tecnologia. 

Veja abaixo dicas para colocar isso em ação e, ao contrário do que se pensa, também aumentar a qualidade dos serviços. 

1) Adote um sistema de gestão eficiente

Um sistema de gestão eficiente permite que a equipe de home care gerencie melhor suas tarefas e reduza o tempo gasto em atividades administrativas/burocráticas. 

Dessa forma, implementar o sistema de gestão integrado à toda a cadeia de recebíveis do negócio SAD, possibilita que a equipe dedique seus esforços aos pacientes, ao aperfeiçoamento profissional e à realização de treinamentos, o que reflete na melhoria dos atendimentos, em serviços melhor distribuídos e, consequentemente, na redução de custos operacionais.

2) Observe o indicador de sinistralidade  de acordo com a realidade do seu negócio! 

A gestão do indicador de sinistralidade também é uma estratégia importante para gestores que desejam reduzir custos no home care e aumentar a eficiência de seus serviços. 

De maneira geral, esse indicador está relacionado à mensuração do valor das despesas médicas dos pacientes em relação às receitas das empresas de atenção domiciliar à saúde. 

Uma alta sinistralidade indica que a empresa está gastando mais do que está recebendo, o que pode levar a prejuízos financeiros, especialmente nos casos de contratos por “pacote”.

Para reduzir a sinistralidade, é fundamental que as empresas adotem medidas preventivas, como a implementação de monitoramento constante dos custos médicos e a negociação de preços com fornecedores. 

Assim, a gestão do indicador de sinistralidade assegura que empresas SAD identifiquem as áreas que mais demandam gastos e investimento e possam implementar medidas para contornar a situação. 

Ter esse indicador sempre à vista, com um gestor dedicado a traduzi-lo é essencial para o negócio home care. Tal tarefa pode ser facilitada pela tecnologia, o que nos leva a nossa próxima dica. 

É importante destacar que, para os casos nos quais o serviço de Atendimento Domiciliar (AD) é verticalizado em conjunto com a Operadora de Saúde, ou, quando os prestadores de serviço de AD têm uma relação muito próxima também com as Operadoras de Saúde, é esperado que haja uma um baixo índice de sinistralidade. 

Isso porque, nessa perspectiva, há a aplicação de protocolos, a maximização de procedimentos com segurança, são realizadas auditorias recorrentes, existe um planejamento de médio e longo prazo, redução de reinternações, redução de eventos adversos, entre outras atividades que refletem  na otimização desse indicador. Dessa forma, é necessário avaliar caso a caso

3) Invista na tecnologia certa!

A tecnologia é a grande aliada na redução de custos em home care. Por exemplo, o uso de dispositivos de monitoramento remoto podem ajudar a evitar hospitalizações desnecessárias e a reduzir custos com transporte de pacientes.

Além disso, é através da tecnologia que todas as etapas de serviço de um home care, até as que antecedem a chegada de um paciente, adquirem caráter metodológico e de processo.

Isso significa dizer que a tecnologia, através de um software por exemplo, registra e analisa as informações do negócio e do paciente de forma ágil, segura e concreta, reduzindo falhas humanas e, consequentemente, as temidas glosas médicas

A análise big data é a principal vantagem da implementação de tecnologia no home care, mas, somada à ela, existem diversos outros benefícios, como: 

  • Aumento da eficiência: A adoção de tecnologias também pode melhorar a eficiência das operações de home care, permitindo que as equipes de saúde trabalhem de forma mais inteligente e produtiva, com menor risco de erros e retrabalho.
  • Melhoria da qualidade do atendimento: Com a tecnologia os serviços são prestados com maior qualidade, permitindo o monitoramento remoto de pacientes, o acesso rápido a informações clínicas e prontuários, além de uma comunicação mais efetiva entre médicos, enfermeiros, demais profissionais envolvidos na dinâmica SAD e pacientes.
  • Maior segurança: Tecnologias como dispositivos de monitoramento remoto,  sistemas de alerta e sistemas de gestão de escala automatizada podem ajudar a garantir a segurança dos pacientes. Com elas é possível alertar a equipe de saúde sobre problemas de saúde eminentes, como também ajustar rapidamente escalas e profissionais às  imprevisibilidades do dia a dia. 
  • Melhoria da satisfação do paciente: A tecnologia pode ajudar a melhorar a experiência do paciente, proporcionando um atendimento mais personalizado, reduzindo o tempo de esperas e permitindo um acompanhamento mais próximo e efetivo.
  • Geração de novas oportunidades de negócios: A adoção de tecnologias inovadoras pode abrir novas oportunidades de negócios para empresas de home care, acelerando a oferta de serviços diferenciados e ampliando o alcance dos serviços prestados.

4) Tenha um mindset preventivo (e não reativo)

O foco em uma metodologia de prevenção é uma das formas de reduzir custos em home care. Por exemplo, a identificação precoce de problemas na cadeia de serviços pode evitar complicações mais graves e que possam afetar o paciente, demandando menos gastos e esforços para serem  contornados. 

A ideia é utilizar o que há de melhor em ferramentas, plataformas e conhecimento para traçar cenários que consigam prever os limites e as possibilidades de funcionamento em uma rotina home care. A partir disso e com a gestão de conhecimento de todas as atividades da empresa fica mais fácil adotar uma postura preventiva e não reativa aos desafios do negócio. 

5) Garanta a capacitação constante da equipe

Um treinamento adequado da equipe pode ajudar a reduzir custos em home care. Por exemplo, a capacitação da equipe para lidar com pacientes com diferentes necessidades pode, em algumas situações, reduzir a necessidade de contratar profissionais especializados.

Oriente que o departamento de RH ou de gestão de pessoas busque treinamentos no mercado, tanto para atividades técnicas quanto para as relacionadas à utilização da tecnologia na rotina home care. 

6) Priorize um controle de estoque e farmácia eficiente. 

Um dos principais desafios do home care são as falhas desnecessárias do controle de estoque e farmácia. 

Por isso, garantir que essa etapa seja eficiente reflete diretamente na maturidade da saúde financeira dos negócios SAD. Isso ocorre uma vez que a prática permite às empresas gerenciar melhor seus recursos e evitar perdas e desperdícios de medicamentos e suprimentos. 

Dessa forma, as organizações podem reduzir custos operacionais, evitar aquisições desnecessárias de medicamentos e suprimentos e garantir a disponibilidade dos produtos necessários para o atendimento dos pacientes.

Além disso, o controle de estoque e farmácia pode contribuir também para uma melhor gestão dos recursos humanos da empresa. Com a tecnologia, ações que demandam muito tempo dos funcionários home care, como buscar os suprimentos e equipamentos, identificar se estão locados para pacientes – caso não estejam, entender onde estão, ter acesso às informações sobre a autorização de compra de suprimentos e medicamentos de uso recorrente, passa a ocorrer de forma bastante ágil e automatizada.

O sistema  ainda alerta sobre a necessidade de novas compras de medicamentos e itens de farmácia dos pacientes antes que finalizem.

7) Entenda a necessidade da LGPD 

A adequação à regulamentação LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) também é uma estratégia  para reduzir custos no home care. 

Ao atender aos dispositivos da legislação, a qual busca garantir a proteção dos dados pessoais e sensíveis dos indivíduos (pacientes, fornecedores e profissionais), a empresa SAD evita possíveis sanções e processos legais por não conformidade. 

Além disso, a regulamentação LGPD pode contribuir para a melhoria na gestão dos dados, permitindo que a empresa faça um uso mais eficiente das informações coletadas, otimizando os processos de atendimento e aprimorando a qualidade dos serviços oferecidos.

Para se adequar à LGPD, negócios home care podem adotar medidas como a atualização das políticas de privacidade, o treinamento de equipes sobre o manuseio de dados pessoais, a revisão dos contratos com fornecedores e a implementação de mecanismos de segurança, como criptografia e monitoramento de acesso aos dados.

Dessa forma, a dedicação à regulamentação LGPD pode contribuir para a redução de custos e para o aprimoramento da qualidade do atendimento em home care, ao mesmo tempo em que garante a segurança e privacidade dos dados pessoais dos pacientes.

Como reduzir custos do home care agora?

Todas as dicas acima estão relacionadas à uma gestão de negócios sistematizada e automatizada, certo?

Nada mais lógico, então, do que reduzir custos no home care investindo em uma plataforma que conduza simultaneamente todas as ações descritas anteriormente.

O SpinCare é o software de gestão em saúde mais completo do mercado, que reúne, em um só sistema, o controle automatizado de todas as fases desses negócios, desde a etapa de cadastro de convênios e operadoras de saúde, até o faturamento da conta do paciente.

Com essa tecnologia empresas SAD assumem destaque em eficiência operacional, rentabilidade e, também, em atendimento focado no cliente!

Transforme sua gestão e seu planejamento financeiro agora: Solicite uma demonstração gratuita da nossa solução!

Compartilhar

Post relacionados