A expansão do SpinCare, principal SaaS para saúde no ramo de home care, está alinhada diretamente com as novas realidades de mercado. Você sabe o que isso significa?
Os pacientes, assim como os usuários de diversos outros setores, estão cada vez mais exigentes e à procura de serviços completos. Ou seja, aqueles que são, ao mesmo tempo, integrados, seguros e, sobretudo, humanizados e personalizados! É exatamente nesse sentido que o SaaS está inserido.
Em linhas gerais, a sigla SaaS é definida por “Software as a Service” (Software como Serviço, em português).
Ou seja, representa um modelo de distribuição de software no qual os aplicativos e soluções de tecnologia são disponibilizados pela Internet / de forma online, como um serviço.
Dessa forma, os usuários e empresas clientes dos SaaS (também chamados de softwares baseados na Web, softwares sob demanda ou softwares hospedados) não precisam instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares.
O serviço pode ser acessado diretamente por meio de um navegador web ou um aplicativo, tornando as atividades operacionais e de vendas do negócio 100% disponíveis – claro, para acessos autorizados.
Nesse contexto, ao invés de uma empresa gastar recursos comprando um software e instalando-o em seus computadores, os usuários/gestores pagam uma taxa de assinatura regular para usar o serviço online.
Dessa forma, o fornecedor do SaaS fica como o responsável por manter o software, atualizá-lo, gerenciar os servidores e garantir a segurança dos dados nele hospedados.
Essa é a forma mais estratégica de migrar os serviços, portfólio e procedimentos de uma empresa para a nuvem, pois assegura aos negócios um controle efetivo das regulamentações de data, há um comprometimento com inovação e atualizações de tecnologia, como há também a garantia de um suporte técnico adequado.
A exemplo disso, o SpinCare, o mais completo software para empresas de atenção domiciliar, se estabelece como uma referência em otimização de gestão 360º e de todo o ciclo de recebíveis desse modelo de organização.
Neste artigo vamos conversar mais sobre essa tecnologia, como ela pode transformar o seu home care e porque o SpinCare está em amplo crescimento no Brasil e conquistando o mercado Europeu. Continue conosco.
O cenário da tecnologia em nuvem no Brasil
De maneira geral, a computação em nuvem, ou cloud computing em inglês, é uma tecnologia que proporciona acessos digitais a serviços, arquivos e recursos em ambientes virtuais, possibilitando uma dinâmica de controle local de todos os ativos para a contratação de serviços.
No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), em um estudo realizado em parceria com International Data Corporation (IDC), os gastos com serviços de cloud computing (computação em nuvem) devem crescer 41% até o fim de 2023. Esse número representa uma performance de mais de US$ 4,5 bilhões.
Além disso, o contexto pandêmico fez com que uma das principais necessidades das empresas se tornasse a busca pela disponibilização de recursos on-line em um formato remoto.
Um estudo, realizado pelo IDC e divulgado no portal da Comunidade Sebrae, com 200 líderes de TI, identificou que 27,5% dos entrevistados disseram que a migração em larga escala para o cloud foi essencial para a sobrevivência dos negócios após o período da pandemia.
A pesquisa foi crucial para o entendimento de que a nuvem assegura efetivamente aos negócios uma melhor posição para lidar com disrupções futuras, uma vez que proporciona redução de custos, aumenta a eficiência e também facilita a colaboração entre diferentes funções.
Ou seja, com a nuvem, há a possibilidade de respostas mais rápidas e da criação de uma cadeia de suprimentos mais resiliente, como informa o Sebrae PR.
Para entender o potencial dessa tecnologia, é preciso buscar o seu funcionamento na prática. Existem três principais possíveis modalidades de serviço que podem ser ofertadas através da computação em nuvem (cloud computing):
- Software como Serviço (Software as a Service – SaaS): oferta de aplicações de software baseados na nuvem com acesso por login e senha através da internet).
- Plataforma como Serviço (Platform as a Service – PaaS): disponibilização de infraestrutura em nuvem para instalação das soluções ou aplicativos do consumidor.
- Infraestrutura como Serviço (Infrastructure as a Service – IaaS): infraestrutura completa de computação oferecida na nuvem, como armazenamento, processamento e comunicação em rede.
É na primeira modalidade que se encontra o SpinCare.
O que significa SaaS para saúde?
Como mencionado, os softwares para serviço podem ser empregados em diversas áreas e, atualmente, são bastante populares.
As principais vantagens por trás dessa tecnologia são a conveniência e a acessibilidade. Os usuários podem acessar os aplicativos de qualquer lugar com conexão à Internet, permitindo maior mobilidade e flexibilidade.
Além disso, como o software é mantido e atualizado por um provedor, os clientes não precisam se preocupar com tarefas de manutenção, backups e atualizações.
Exemplos populares de SaaS incluem serviços de armazenamento na nuvem como Dropbox, aplicativos de colaboração como Google Workspace (anteriormente G Suite), ferramentas de gerenciamento de projetos como Trello, entre muitos outros.
Quando são voltados para o setor da saúde, os SaaS podem oferecer diversos diferenciais que atendem às necessidades específicas desse setor.
Embora a inovação tenha enfrentado alguma rejeição do setor médico no início, devido ao medo da insegurança dos dados, o cenário atualmente é outro.
A insegurança da nuvem foi desmistificada através das funcionalidades dos próprios softwares, constantemente regulados por políticas e protocolos rígidos de segurança, bem como pelas leis que passaram a normatizar o mundo digital, tal qual a LGPD.
De acordo com o Estudo Mercado Brasileiro de Software — Panorama e Tendências 2023, realizado ABES — Associação Brasileira das Empresas de Software, o Brasil segue como referência entre os países considerados emergentes, apresentando maior maturidade em investimentos em TI — que prioriza os valores dedicados ao desenvolvimento de software e incremento da oferta de serviços
Segundo o estudo, em 2023, os gastos com IaaS+PaaS passarão de US$ 4,5B no país, avançando 41% YoY (ano a ano). Em outras palavras, isso significa dizer que tecnologia em nuvem, modalidades SaaS, entre outras nomenclaturas já são uma realidade no mercado.
Diferenciais de SaaS para saúde
Um software que hospeda toda a operação de um home care na nuvem proporciona diversas vantagens ao negócio, sobretudo, aquelas relacionadas ao aumento da qualidade dos serviços!
Através da implementação do software, a experiência do paciente passa a representar a principal bússola de sucesso dessas organizações.
Uma vez que a tecnologia é inserida na rotina dessas empresas, não há mais esforço mal direcionado para atividades burocráticas e/ou administrativas.
O software de gestão na modalidade SaaS, assim como o SpinCare, é capaz de dinamizar e automatizar toda a cadeia de recebíveis desses negócios.
Dessa forma, tarefas que antes demandavam bastante tempo e eram suscetíveis a falhas, como gestão de escalas, cadastro de operadoras de saúde, faturamento, cobrança de glosas, entre outras práticas, não são mais um desafio.
Os negócios home care que abraçam a inovação e os softwares de gestão podem direcionar a sua estratégia para uma melhoria contínua dos seus processos, serviços e atendimento. Além disso, existem outros benefícios dessa combinação – negócio e tecnologia.
- Segurança de dados: Os SaaS de saúde geralmente adotam medidas rigorosas de segurança para garantir a proteção dos dados sensíveis dos pacientes, cumprindo normas e regulamentações
- Acesso remoto e colaboração: Como os SaaS de saúde são baseados em nuvem, profissionais da saúde podem acessar os dados dos pacientes e realizar tarefas essenciais de qualquer lugar, permitindo maior mobilidade e flexibilidade no atendimento e na conferência de prontuários. Através desta facilidade há também um ganho no atendimento ao paciente que passa a ser mais rápido e independente de papéis guardados ou perdidos.
- Integração com sistemas e dispositivos: Os SaaS de saúde podem ser projetados para integrar-se facilmente com sistemas de registro eletrônico de saúde (EHR) ou outros dispositivos médicos, agilizando a coleta e a análise de informações clínicas. Ou seja, o diagnóstico é realizado de maneira mais estratégica e assertiva, visando um atendimento ainda mais adequado para cada paciente.
- Atualizações contínuas: Os provedores de SaaS geralmente atualizam regularmente seus sistemas para adicionar novos recursos, corrigir problemas e garantir que o software esteja em conformidade com as mais recentes regulamentações e melhores práticas.
- Análise de dados: Muitos SaaS de saúde oferecem recursos avançados de análise de dados, permitindo que profissionais e gestores de saúde extraiam informações valiosas e insights para melhorar os cuidados e tomar decisões informadas.
- Redução de custos: O modelo de assinatura do SaaS pode ser mais acessível para instituições de saúde, pois elimina a necessidade de investir em infraestrutura local, em servidores físicos que demandam cuidado e manutenção e também permite que o pagamento seja realizado em cima dos recursos utilizados.
- Suporte técnico especializado: Uma das grandes vantagens de SaaS para saúde se encontra no suporte técnico especializado para auxiliar na configuração e resolução de problemas, garantindo uma experiência mais tranquila para os usuários.
- Personalização: Os SaaS para saúde podem permitir a personalização do software de acordo com as necessidades específicas de cada instituição ou profissional, garantindo que ele se adapte às práticas e fluxos de trabalho existentes.
Qual a principal referência em SaaS para saúde do mercado?
Lançado em 2021, o SpinCare se tornou rapidamente a principal referência em produto de gestão SaaS para serviços de home care.
A plataforma se consolidou por performar toda a sua operação de forma tão adaptável quanto o tempo da própria inovação, observando as demandas do mercado e oferecendo soluções de ponta a ponta capazes de driblar cada um dos desafios de empresas de atenção domiciliar.
No último ano a empresa inaugurou sua filial europeia, em Portugal, e agora direciona seus esforços para o objetivo de alcançar, junto ao seu grupo fundador Pulsati, um crescimento de 30% até o fim de 2023.
Para esse feito, o SpinCare conta agora com a liderança de Fabio Serpa na diretoria comercial e de marketing do grupo, visando um projeto de expansão focado na experiência dos clientes e pacientes.
Em entrevista para Economia SP, o executivo comentou os novos passos e o novo posicionamento do software:
“Nossa experiência de mercado nos levou a identificar a necessidade de uma gestão mais avançada para o processo de saúde domiciliar. Criamos um produto em tempo recorde e assumimos a liderança no mercado. Com uma base firme de clientes, o objetivo agora é consolidar o produto no Brasil e acelerá-lo inclusive em Portugal”, afirma Fabio.
Sua principal tarefa é ampliar a presença comercial do SpinCare em Portugal, assim como fortalecer o market share da companhia, por meio do reposicionamento do portfólio de serviços.
Nesse sentido, o Pulsati e SpinCare contarão com o lançamento de uma nova vertical de serviços para atendimento de outras indústrias, visando novas alianças no ecossistema de tecnologia em saúde.
Solicite uma demonstração do SpinCare e faça parte da vanguarda das empresas de serviços em saúde.
Veja como a tecnologia é capaz de transformar seu negócio home care!