Junto ao constante desenvolvimento das tecnologias, produtos de diferentes segmentos do mercado ganham novos contornos, muitas vezes, ainda mais rentáveis.
É o caso, por exemplo, dos serviços de assistência domiciliar (SAD), que vêem na transformação digital a possibilidade de estabelecer sua cadeia de operação orientada integralmente para a qualidade do atendimento de pacientes fora de hospitais e clínicas.
Nesse contexto, os negócios no modelo home care contribuem ativamente para diversos benefícios no setor da saúde, sobretudo, para o fenômeno da desospitalização de casos autorizados.
Aliar a tecnologia ao dia a dia dessas empresas tornou-se uma prática indispensável para garantir a segurança do paciente e, tangencialmente, para atrair mais investimentos ao segmento.
De acordo com os dados mais recentes do Censo NEAD-FIPE, o setor de Atenção Domiciliar, que envolve as modalidades de Atendimento e Internação Domiciliar, movimentou cerca de R$ 12,3 bilhões de reais em receita e registrou oficialmente no Brasil o número de 1.167 empresas.
Ou seja, é um mercado plenamente ativo e que se molda de maneira bastante fluida tanto às demandas internas por melhorias, quanto aos novos perfis de “clientes”.
Nesta dinâmica, destacam-se as organizações que abraçam a inovação e enxergam nas novas tecnologias um caminho ágil para transformar a experiência de seus pacientes.
A exemplo disso, o SpinCare, produto com selo do Grupo Pulsati, assume a liderança do setor, representando o software de gestão de home care mais completo do mercado.
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SpinCare: um produto que já nasceu especialista
Carregando o legado de inovação da healthtech Pulsati, o SpinCare é uma ferramenta 100% adaptada a todas as especificidades das empresas de atenção domiciliar, investindo de maneira sistemática e metodológica em melhorias de suas aplicações e funcionalidades.
Por ser inteiramente focado neste setor, o software consegue atuar de ponta a ponta nas operações desses negócios, auxiliando efetivamente na otimização da gestão de mais de 140 clientes por todo o Brasil (e agora também na Europa).
Somente no primeiro semestre de 2023, dados contabilizados até junho deste ano, a plataforma somou 800 mil atendimentos e um crescimento de 100%, quando analisado o mesmo período de 2022.
Os números ratificam o compromisso do Grupo Pulsati com a criação e manutenção de uma plataforma que se preocupa com o que é mais valioso ao setor de saúde: a satisfação dos pacientes.
Para esse objetivo, a healthtech já destinou mais de R$5 milhões em pesquisa e desenvolvimento ao SpinCare e pretende acrescentar novos aportes à iniciativa, na casa dos R$ 3 milhões até 2024.
Quando combinado ao também bom desempenho geral do setor, o cenário do SpinCare fica ainda mais positivo.
Segundo o Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD), o segmento SAD cresce 30% ao ano. Para assegurar a penetração do software de gestão por todo o complexo de negócios da área, o SpinCare se aperfeiçoa todos os dias.
É o que destaca Velcir Luiz Finkler, CEO do Grupo Pulsati, à NotiCenter:
“Este crescimento tem exigido uma maior gestão por parte das empresas de home care e cuidadores para o tratamento de pacientes crônicos, área na qual o SpinCare se destaca pelo constante aperfeiçoamento e inovação, permitindo melhorar tanto a qualidade dos atendimentos e sua rastreabilidade, como os resultados financeiros.
Nosso foco está na simplificação de processos, atendimento com mais agilidade e eficácia para as demandas de nossos clientes e, principalmente, na implantação de soluções de inteligência artificial, já que esta será uma das principais tendências para o futuro da saúde”.
Previsões do SpinCare para o segundo semestre de 2023
Diante da ótima performance, o SpinCare estima chegar à marca de 1 milhão de pacientes atendidos ainda em 2023, bem como deseja potencializar ainda mais os marcos conquistados até agora:
- Desde 2020, o software SpinCare contabiliza mais de R$573 milhões em orçamentos e R$130 milhões em faturamentos realizados pela plataforma, sendo o carro-chefe do Grupo Pulsati atualmente.
- Em um período de 12 meses, o volume de usuários no app aumentou 68%, com o número de vidas atendidas avançando quase 66%.
- O software registrou uma elevação de 36% no total de profissionais cadastrados, com mais de 800 mil escalas gerenciadas.
- Em julho de 2023 a plataforma teve alta de mais de 300% no faturamento em relação ao mesmo mês do ano passado.
- Expansão para Portugal, sendo escolhido pelo governo de Portugal, por meio do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), para um projeto de aceleração no país europeu.
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