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Novidades SpinCare: 8 Funcionalidades Inovadoras para o Seu Home Care

O número de healthtechs, empresas de tecnologia dedicadas ao desenvolvimento de soluções para a saúde, duplicou no Brasil nos últimos 5 anos. Esses dados são do relatório Distrito Healthtech Report Brasil, que analisa o posicionamento dos negócios e dos investimentos direcionados à saúde digital no país. 

 

Alinhado diretamente ao estudo, o Global Market Insights também prevê que, até 2025, o mercado desses empreendimentos alcançará o tamanho de US$ 504 bilhões.

 

Ou seja, há uma maior disposição corporativa para a implementação de tecnologias na saúde, principalmente, à medida que os gestores da área identificam o potencial digital de otimizar a qualidade, eficiência e comprometimento da assistência médica oferecida ao paciente. 

 

Nesse ambiente de expansão e integração contínua de avanços em saúde, algumas organizações destacam-se ao adotar uma mentalidade verdadeiramente inovadora e focada na resolução de desafios do setor de maneira ágil. É o caso, por exemplo, do SpinCare, um dos produtos referência do Grupo Pulsati. 

 

O SpinCare é o software de gestão mais completo do mercado de atenção domiciliar, contemplando recursos e funcionalidades essenciais para que empresas da área possam escalar sua operação, mantendo a qualidade do atendimento. 

 

Este artigo explora as principais novidades do SpinCare que se atualiza de forma contínua, demonstrando o comprometimento com seu DNA inovador e revolucionando a condução de negócios de home care por todo o Brasil. Continue conosco e confira. 

 

➡️ Leia também: Como o principal SaaS para gestão de home care otimiza empresas AD por todo o Brasil

 

Novidades do SpinCare que comprovam que a inovação é sua principal base!

 

Ao longo do último ano o SpinCare se atualizou, lançando 34 novidades para melhor atender seus clientes – empresas presentes em quase todo o Brasil. Conheça as principais delas abaixo: 

1) Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).

 

De acordo com a Resolução COFEN nº 0464/2014, para um atendimento focado na segurança do paciente, todas as práticas de planejamento, organização, coordenação, supervisão e avaliação dos processos no âmbito da enfermagem representam atribuições que devem ser observadas pelos profissionais da área a partir das práticas previstas na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).

 

Trata-se de uma abordagem sistematizada e científica que identifica o paciente, planeja ações, implementa, avalia e documenta os cuidados prestados, sendo fundamental para promover a saúde, mitigar doenças, recuperar e reabilitar os assistidos. 

 

Para dar certo na prática, o método é dividido em 5 etapas que, quando seguidas corretamente, auxiliam o julgamento e a tomada de decisão do profissional de enfermagem. 

A prática, que deve sempre ser registrada no prontuário do paciente, permite que a equipe de enfermagem consiga atuar de acordo com alguns elementos importantes, como: 

 

  • Priorização 
  • Delegação 
  • Gestão de tempo 
  • Contextualização do ambiente cultural do cuidado apresentado. 

 

As suas 5 etapas – todas relacionadas, interdependentes e recorrentes, são discriminadas no texto da Resolução mencionada anteriormente. 

 

Resolução COFEN nº 0464/2014

Art. 3º A atenção domiciliar de enfermagem deve ser executada no contexto da Sistematização da Assistência de Enfermagem, sendo pautada por normas, rotinas, protocolos validados e frequentemente revisados, com a operacionalização do Processo de Enfermagem, de acordo com as etapas previstas na Resolução COFEN nº 358/2009, a saber:

I – Coleta de dados de (Histórico de Enfermagem);

II – Diagnóstico de Enfermagem;

III – Planejamento de Enfermagem;

IV – Implementação; e

V – Avaliação de Enfermagem

 

No home care, para que a SAE seja efetivada, é necessário garantir uma plataforma de gestão que possibilite: 

 

  • A documentação detalhada – tanto em relação aos diagnósticos, históricos, quanto dos processos internos, escalas e medicamentos.  
  • Personalização dos cuidados – o paciente deve ser o centro do serviço. 
  • Monitoramento contínuo – a empresa precisa assegurar que o monitoramento contínuo dos seus pacientes é efetivo. 
  • Envolvimento do paciente e da família – precisam existir formas de contato contínuo entre paciente, família e profissionais envolvidos no tratamento. 
  • Padrões de qualidade e segurança – os padrões e regulamentações devem ser seguidos. 

 

Com o SpinCare todas essas etapas são cumpridas. Para a implementação dessa novidade, o software atualizou seus recursos para que seja possível que gestores de atenção domiciliar invistam na enfermagem e preparem seus profissionais para registrarem suas ações no software. 

 

💡 Continue por aqui: Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE): o que é e como conferir se o seu home care segue a abordagem! 

 

Indicadores Assistenciais (NEAD e RDC 11).

 

Focado na melhoria da gestão assistencial e otimização da eficiência operacional, o SpinCare liberou como recurso o acompanhamento de 7 indicadores assistenciais, levando em consideração o nivelamento proporcionado pelo NEAD – que agora é Anead (Associação Nacional das Empresas de Serviços Domiciliar) e pela RDC 11 – que  dispõe sobre o Regulamento Técnico de Funcionamento de Serviços que prestam Atenção Domiciliar.

 

Agora é possível gerenciar os seguintes indicadores, além dos já trabalhados pela plataforma: 

 

  1. Taxa de Mortalidade;
  2. Taxa de Alta AD;
  3. Taxa de Alta ID; 
  4. Taxa de internação após AD; 
  5. Taxa de infecção;
  6. Pacientes em atendimento e implantados; 
  7. Taxa de efetividade de captação.  

 

O home care passa a catalogar e analisar seus números reais, para promover melhorias estratégicas e realmente focadas no que deve ser monitorado.

 

Aplicativo para o paciente acompanhar o seu tratamento.

 

Na atenção domiciliar é essencial que o paciente se posicione proativamente em relação ao seu tratamento. Quanto mais participativo e disposto a abraçar as medidas propostas pelos profissionais de saúde for o assistido, melhores são as chances do seu atendimento ter resultados positivos.  

 

Por isso, é essencial que o home care garanta formas, recursos e tecnologias capazes de otimizar a comunicação entre colaboradores do negócio – paciente e família. 

 

No SpinCare, o novo aplicativo cumpre esse papel, dando acesso ao app pelo paciente. Por lá ele encontra dicas de autocuidado, além de acompanhar quais são os tratamentos realizados no seu caso, tudo isso em uma linguagem clara e personalizada. 

 

Dessa forma, mesmo que o paciente só visualize o aplicativo sem fazer interações, já entende que seu autocuidado está no centro da operação da empresa. 

 

NPS via APP.

 

Uma das melhores formas de mensurar a qualidade dos serviços prestados pelo home care é através da NPS (Net Promoter Score) – uma metodologia que engloba ferramentas de pesquisa e classificação para verificar a probabilidade do cliente indicar a empresa para terceiros, além de checar a sua satisfação com os produtos, comunicação e serviços prestados pelo empreendimento. 

 

No âmbito interno, o NPS é essencial para que os gestores coletem as percepções dos trabalhadores com o que é desenvolvido diariamente no negócio. Dessa forma, os líderes podem ajustar o que não dá certo e potencializar aquilo que já caminha positivamente. 

 

No SpinCare a empresa realiza a criação de NPS tanto para seus profissionais quanto para seus clientes de forma fácil, com a resposta registrada e armazenada via APP.  

 

Ter um termômetro dos clientes e profissionais com relação a experiência da empresa e atendimento é fundamental para a manutenção dos empreendimentos no mercado.

 

Cadastro de Vacinas.

 

O software SpinCare permite que as vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde já venham cadastradas na base da plataforma. 

 

Além disso, os  usuários ou os profissionais de saúde poderão cadastrar outras vacinas realizadas após a implantação do software, promovendo a saúde pública, o rastreamento de vacinas e uma melhor gestão dos dados essenciais dos pacientes.

 

O mais completo recurso de integração de sistema do mercado.

 

A integração de sistemas, seja para o home care ou para qualquer outro modelo de negócio, funciona como um meio de tornar a gestão desses empreendimentos mais fluida, além de aplicável em um formato 360º, ou seja, interconectada de ponta a ponta. 

 

Quando um único software integra aplicativos que têm funcionalidades diversificadas, otimiza os processos das empresas e a posiciona em vantagem em relação à concorrência. 

 

Agora, pense neste cenário prático: se você está apto a publicar suas cotações de compras para centenas de fornecedores de forma automática, simultânea, integradas aos portais específicos para essas ações ou sem fazer retrabalhos, você é mais eficiente, organizado e competitivo.

 

A integração de sistemas no home care funciona exatamente com esse mesmo objetivo: potencializar a operação de um negócio, tornando os processos mais fáceis e ágeis, através de uma tecnologia que interconecta estrategicamente outros softwares e serviços. 

 

Embora existam outros sistemas de gestão para empresas de assistência domiciliar (SAD), o SpinCare se diferencia no quesito integração de sistemas por ter vários sistemas conectados como módulos em um único produto e, depois, por possibilitar integração com sistemas de terceiros. 

 

Através da plataforma, a empresa de assistência domiciliar possui um controle sobre todo o ciclo de recebíveis dos negócios, automatizando as múltiplas etapas da sua operação, em uma única interface. 

Diferente de muitos concorrentes, o SpinCare consegue integrar um número expressivo de sistemas, como:

 

SpinCare + Portal de Compras > para comprar melhor.

SpinCare + Nota fiscal e boleto > para ter menos retrabalho / reduzir trabalho operacional.

SpinCare + BI (Business Intelligence) > para tomar melhores decisões.

SpinCare + Contabilidade > para ser mais eficiente e rápido na gestão das informações.

 

A integração de sistemas tem revolucionado o cenário do home care e possibilitado a inauguração de uma nova era de cuidados de saúde – mais  personalizados, eficientes e compassivos. 

 

As dores do passado são exponencialmente substituídas por soluções inovadoras que capacitam equipes multidisciplinares a oferecerem um atendimento excepcional, garantindo a máxima qualidade de vida para os pacientes em seus lares.

 

O SpinCare se destaca nesse sentido: usar a tecnologia como vetor preponderante para o desenvolvimento de serviços de saúde, cada vez mais pautados na experiência do paciente e no seu bem-estar. 

 

E é por causa disso, uma das novidades SpinCare, que a ferramenta é reconhecidamente inovadora e ousada ao que se propõe!

 

➡️ Leia também: Como a integração de sistemas no home care pode resolver e reposicionar o meu negócio? 

 

Aplicativo para o paciente acompanhar o seu tratamento.

 

Na atenção domiciliar é essencial que o paciente se posicione proativamente em relação ao seu tratamento. Quanto mais participativo e disposto a abraçar as medidas propostas pelos profissionais de saúde for o assistido, melhores são as chances do seu atendimento ter resultados positivos.  

 

Por isso, é essencial que o home care garanta formas, recursos e tecnologias capazes de otimizar a comunicação entre colaboradores do negócio – paciente e família. 

 

No SpinCare, o novo aplicativo cumpre esse papel, dando acesso ao app pelo paciente. Por lá ele encontra dicas de autocuidado, além de acompanhar quais são os tratamentos realizados no seu caso, tudo isso em uma linguagem clara e personalizada. 

 

Dessa forma, mesmo que o paciente só visualize o aplicativo sem fazer interações, já entende que seu autocuidado está no centro da operação da empresa. 

 

Processo de implantação diferenciado do software.

 

Sabemos que os softwares de gestão são verdadeiros aliados das empresas que desejam aumentar a sua produtividade, controle e a capacidade de entregar experiência ao cliente.

 

Quando associadas ao home care, essas ferramentas se transformam em uma solução ainda mais essencial às operações, pois viabilizam a segurança do paciente de forma ágil, integrada e sem falhas. 

 

Atuando na modalidade SaaS (software como serviço), o sistema utiliza a nuvem para hospedar uma única plataforma com aplicações capazes de resolver os inúmeros desafios do negócio de atenção domiciliar. Em outras palavras, isso significa dizer que os recursos necessários para a gestão de diferentes etapas do home care ficam disponíveis no software, podendo ser acessados a qualquer momento, conforme regras de acesso para os colaboradores da empresa. Por sua vez, os gestores da organização pagam apenas pelo uso da ferramenta, sem se preocupar com a sua manutenção e modernização.

 

Entretanto, para que esse processo dê certo e atinja as previsões do Gartner, que indicam que o investimento na implementação de novas tecnologias da informação na saúde, como os softwares de gestão para home care, contribuirão para uma redução de até 40% dos custos das operações de saúde nos próximos anos, é necessário que o procedimento de implantação da tecnologia seja criterioso! 

 

Em linhas gerais, a implantação adequada define como o software será aproveitado pelas empresas home care. Trata-se de uma etapa que ocorre logo após a aquisição do produto, com o objetivo de adequar a ferramenta à realidade do  home care, regulando as demandas específicas e personalizando o modelo de atuação da ferramenta, assim como decidindo quais recursos devem ser disponibilizados na plataforma. 

 

No SpinCare, essa fase de alinhamento conta com encontros otimizados entre profissionais da tecnologia e o cliente, para realizar as configurações do SaaS (Software as a Service) conforme as necessidades da empresa atendida, para garantir que a tecnologia funcione corretamente e em sua melhor performance. 

 

Assim, ao contratar o SpinCare, que, atualmente, é a maior referência em tecnologia SaaS do mercado, você e o seu home care têm acesso a um procedimento de implantação estruturado. Para cada etapa há uma nova diretriz de implantação, claro, com auxílio técnico, testagem e adaptação. 

 

Além disso, a implantação do SpinCare conta com um time altamente capacitado e flexível, disponível desde o primeiro contato do cliente até a finalização da instalação do software, momento este em que os especialistas passam a acompanhar o cliente de maneira individualizada e permanente.  Os projetos de implantação ocorrem remotos, presenciais ou híbridos, conforme a necessidade e porte do usuário do SaaS.

 

Você e o seu negócio são assistidos por uma equipe de consultoria responsável por fazer com que o SpinCare seja implementado com naturalidade na empresa, abrangendo todas as necessidades e dores da organização. 

 

Veja as etapas da implantação do SpinCare na prática: 

 

  1. KickOff (começo): reunião inicial com a equipe de implantação e o cliente (você e sua equipe). Aqui ocorre a apresentação do time de implantação SpinCare e do cronograma do processo, há também a definição dos responsáveis específicos pela implantação do produto e a escolha do canal de comunicação a ser utilizado por você – seja para tirar dúvidas ou para informar sobre o andamento do projeto. Além disso, fazemos o alinhamento de expectativas e objetivos com a aquisição do software e apresentamos as agendas de treinamento necessárias à implantação, bem como as regras dos procedimentos para o resultado final. 

 

  1. Etapa cadastral: reunião para iniciar os cadastros, configurações, parametrizações e fazer o reconhecimento das regras de negócios da empresa home care. 

 

  1. Etapa migração de dados: etapa mais técnica do processo que consiste na importação dos dados mais volumosos para o sistema novo. No home care, as maiores tabelas são dos pacientes, profissionais, serviços, equipamentos, fornecedores e produtos (materiais, medicamentos, soluções e dietas). A importação dos dados economiza muito tempo do time de cadastros, que poderá dedicar-se às configurações de regras de negócio. 

 

  1. Etapa operacional: etapa de implantação dos fluxos relacionados ao paciente e aos profissionais de atendimento (escalas e prontuário), implantação dos fluxos da gestão de suprimentos, faturamento e financeiro. Compreende a fase de ajustar e testar todas as informações que refletem na eficiência operacional da organização. 

 

  1. Etapa de gestão: definição e apresentação dos relatórios e indicadores a serem utilizados para acompanhar o desempenho da empresa. 

 

  1. Etapa de “virada”: realização do projeto Piloto e formalização da implantação.  No Teste Piloto, os usuários precisam mostrar para o fornecedor e principalmente para seus colegas de equipe que sabem usar o sistema e estão prontos para iniciar o uso do sistema novo

 

  1. Etapa de Repasse para o Suporte final: reunião para apresentação da equipe de suporte final que seguirá com os atendimentos ao cliente mesmo após o processo de implantação.  

 

Novo Produto – SpinCare Consultoria.

 

Em outro destaque do seu compromisso com as atualizações constantes e com a inovação, o SpinCare inicia 2024 com o lançamento do produto “SpinCare Consultoria”.  

 

O projeto é desenvolvido para aperfeiçoar a gestão de empresas de assistência domiciliar através de um acompanhamento especializado, personalizado e contínuo. 

 

Questões complexas, bastante presentes no novo contexto da saúde digital, como a conformidade regulatória, são abordadas de maneira sistemática por quem entende do assunto e está disposto a torná-lo simples e direto para você. 

 

No SpinCare Consultoria, as empresas de home care são assessoradas, em relação a tópicos especiais, para maximizar os resultados de suas gestões e para garantir vantagens competitivas em relação à concorrência. É o caso das atividades de: 

 

  • Análise e Melhoria de Processos;
  • Auditoria de Conformidade;
  • Consultoria de Planejamento Estratégico ;
  • Gestão com Foco em Resultados;
  • Treinamento e Desenvolvimento de Equipe.

 

Nesse sentido, o serviço de consultoria, uma das novidades SpinCare, é responsável por orientar o home care que tem dificuldade de se adaptar às novas demandas de mercado e às novas tecnologias em saúde. 

 

Além disso, com o SpinCare Consultoria, o caminho do home care em direção à maturidade digital é aperfeiçoado e otimizado de modo fluido e harmônico.

 

Há um corpo técnico preparado para identificar as dificuldades que a empresa tem em relação a esse cenário digital, revisando gaps e corrigindo a má aplicação do software, para, a partir disso, potencializar o uso da tecnologia, aprimorando as suas funcionalidades. 

 

___________________________________

 

Além dessas 8 novidades do SpinCare, os usuários do software ainda experienciam outros lançamentos de recursos da plataforma, assim como podem contar com atualizações e melhorias contínuas da ferramenta. 

 

Otimizar as suas funcionalidades é um dos principais focos do SpinCare, uma vez que a empresa entende a velocidade e as transformações do mercado de atenção domiciliar.  

Nosso propósito é otimizar a realidade do seu negócio através de soluções de ponta a ponta, com alto valor agregado, em um processo de colaboração transparente. 

 

Queremos impulsionar a excelência da prestação de serviços de saúde e do atendimento focado integralmente no paciente   Somos referência em inovação contínua porque nos importamos com o seu negócio! 

 

SpinCare – software que já nasceu especialista em tecnologia, gestão e em atendimento humanizado. 

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