A tecnologia emergente de SaaS para saúde tem transformado profundamente a cadeia de operações de negócios desse segmento, sobretudo no home care. A partir do investimento na nuvem, empresas de atenção domiciliar conseguem centralizar as múltiplas informações dos seus negócios, priorizando uma contínua otimização da experiência do paciente.
Neste artigo vamos detalhar o conceito de SaaS para saúde, suas aplicações, além de destrinchar as funcionalidades do mais completo software de gestão para o home care, o SpinCare.
Em linhas gerais, a sigla SaaS é definida por “Software as a Service” (Software como Serviço, em português).
Ou seja, representa um modelo de distribuição de software, no qual os aplicativos e soluções de tecnologia são disponibilizados pela Internet/de forma online, como um serviço.
Dessa forma, os usuários e empresas clientes dos SaaS (também chamados de softwares baseados na Web, softwares sob demanda ou softwares hospedados) não precisam instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares.
O serviço pode ser acessado diretamente por meio de um navegador web ou um aplicativo, tornando as atividades operacionais e de vendas do negócio 100% disponíveis – claro, para acessos autorizados.
Nesse contexto, ao invés de uma empresa gastar recursos comprando um software e instalando-o em seus computadores, os usuários/gestores pagam uma taxa de assinatura regular para usar o serviço online.
Ou seja, o fornecedor do SaaS fica como o responsável por manter o software, atualizá-lo, gerenciar os servidores e garantir a segurança dos dados nele hospedados.
Essa é a forma mais estratégica de migrar os serviços, portfólio e procedimentos de uma empresa para a nuvem, pois assegura aos negócios um controle efetivo das regulamentações de data, há um comprometimento com inovação e atualizações de tecnologia, como há também a garantia de um suporte técnico adequado.
O cenário da tecnologia em nuvem no Brasil
De maneira geral, a computação em nuvem, ou cloud computing em inglês, é uma tecnologia que proporciona acessos digitais a serviços, arquivos e recursos em ambientes virtuais, possibilitando uma dinâmica de controle local de todos os ativos para a contratação de serviços.
No mundo, de acordo com o Gartner, há uma previsão de que os gastos dos usuários finais com serviços de nuvem pública devem chegar a US$ 678,8 bilhões em 2024, o que representa um aumento de 20,4% em comparação com os US$ 563,6 bilhões registrados em 2023.
Além disso, o contexto pandêmico fez com que uma das principais necessidades das empresas se tornasse a busca pela disponibilização de recursos on-line em um formato remoto.
Um estudo, realizado pelo IDC e divulgado no portal da Comunidade Sebrae, com 200 líderes de TI, identificou que 27,5% dos entrevistados disseram que a migração em larga escala para o cloud foi essencial para a sobrevivência dos negócios após o período da pandemia.
A pesquisa foi crucial para o entendimento de que a nuvem assegura efetivamente aos negócios uma melhor posição para lidar com disrupções futuras, uma vez que proporciona redução de custos, aumenta a eficiência e também facilita a colaboração entre diferentes funções.
Ou seja, com a nuvem, há a possibilidade de respostas mais rápidas e da criação de uma cadeia de suprimentos mais resiliente, como informa o Sebrae PR.
Para entender o potencial dessa tecnologia, é preciso buscar o seu funcionamento na prática. Existem três principais possíveis modalidades de serviço que podem ser ofertadas através da computação em nuvem (cloud computing):
- Software como Serviço (Software as a Service – SaaS): oferta de aplicações de software baseados na nuvem com acesso por login e senha através da internet).
- Plataforma como Serviço (Platform as a Service – PaaS): disponibilização de infraestrutura em nuvem para instalação das soluções ou aplicativos do consumidor.
- Infraestrutura como Serviço (Infrastructure as a Service – IaaS): infraestrutura completa de computação oferecida na nuvem, como armazenamento, processamento e comunicação em rede.
É na primeira modalidade que se encontra o SpinCare.
O que significa SaaS para saúde?
Como mencionado, os softwares para serviço podem ser empregados em diversas áreas e, atualmente, são bastante populares.
As principais vantagens por trás dessa tecnologia são a conveniência e a acessibilidade. Os usuários podem acessar os aplicativos de qualquer lugar com conexão à Internet, permitindo maior mobilidade e flexibilidade.
Além disso, como o software é mantido e atualizado por um provedor, os clientes não precisam se preocupar com tarefas de manutenção, backups e atualizações.
Exemplos populares de SaaS incluem serviços de armazenamento na nuvem como Dropbox, aplicativos de colaboração como Google Workspace (anteriormente G Suite), ferramentas de gerenciamento de projetos como Trello, entre muitos outros.
Quando são voltados para o setor da saúde, os SaaS podem oferecer diversos diferenciais que atendem às necessidades específicas desse setor.
Embora a inovação tenha enfrentado alguma rejeição do setor médico no início, devido ao medo da insegurança dos dados, o cenário atualmente é outro.
A insegurança da nuvem foi desmistificada através das funcionalidades dos próprios softwares, constantemente regulados por políticas e protocolos rígidos de segurança, bem como pelas leis que passaram a normatizar o mundo digital, tal qual a LGPD.
De acordo com o Estudo Mercado Brasileiro de Software — Panorama e Tendências 2023, realizado ABES — Associação Brasileira das Empresas de Software, o Brasil segue como referência entre os países considerados emergentes, apresentando maior maturidade em investimentos em TI — que prioriza os valores dedicados ao desenvolvimento de software e incremento da oferta de serviços.
8 Diferenciais de SaaS para saúde
Um software que hospeda toda a operação de um home care na nuvem proporciona diversas vantagens ao negócio, sobretudo, aquelas relacionadas ao aumento da qualidade dos serviços!
Através da implementação do software, a experiência do paciente passa a representar a principal bússola de sucesso dessas organizações.
Uma vez que a tecnologia é inserida na rotina dessas empresas, não há mais esforço mal direcionado para atividades burocráticas e/ou administrativas.
O software de gestão na modalidade SaaS, assim como o SpinCare, é capaz de dinamizar e automatizar toda a cadeia de recebíveis desses negócios.
Dessa forma, tarefas que antes demandavam bastante tempo e eram suscetíveis a falhas, como gestão de escalas, cadastro de operadoras de saúde, faturamento, cobrança de glosas, entre outras práticas, não são mais um desafio.
Os negócios home care que abraçam a inovação e os softwares de gestão podem direcionar a sua estratégia para uma melhoria contínua dos seus processos, serviços e atendimento. Além disso, existem outros benefícios dessa combinação – negócio e tecnologia.
- 1) Segurança de dados: Os SaaS de saúde geralmente adotam medidas rigorosas de segurança para garantir a proteção dos dados sensíveis dos pacientes, cumprindo normas e regulamentações
- 2) Acesso remoto e colaboração: Como os SaaS de saúde são baseados em nuvem, profissionais da saúde podem acessar os dados dos pacientes e realizar tarefas essenciais de qualquer lugar, permitindo maior mobilidade e flexibilidade no atendimento e na conferência de prontuários. Através desta facilidade há também um ganho no atendimento ao paciente que passa a ser mais rápido e independente de papeis guardados ou perdidos.
- 3) Integração com sistemas e dispositivos: Os SaaS de saúde podem ser projetados para integrar-se facilmente com sistemas de registro eletrônico de saúde (EHR) ou outros dispositivos médicos, agilizando a coleta e a análise de informações clínicas. Ou seja, o diagnóstico é realizado de maneira mais estratégica e assertiva, visando um atendimento ainda mais adequado para cada paciente.
- 4) Atualizações contínuas: Os provedores de SaaS geralmente atualizam regularmente seus sistemas para adicionar novos recursos, corrigir problemas e garantir que o software esteja em conformidade com as mais recentes regulamentações e melhores práticas.
- 5) Análise de dados: Muitos SaaS de saúde oferecem recursos avançados de análise de dados, permitindo que profissionais e gestores de saúde extraiam informações valiosas e insights para melhorar os cuidados e tomar decisões informadas.
- 6) Redução de custos: O modelo de assinatura do SaaS pode ser mais acessível para instituições de saúde, pois elimina a necessidade de investir em infraestrutura local, em servidores físicos que demandam cuidado e manutenção e também permite que o pagamento seja realizado em cima dos recursos utilizados.
- 7) Suporte técnico especializado: Uma das grandes vantagens de SaaS para saúde se encontra no suporte técnico especializado para auxiliar na configuração e resolução de problemas, garantindo uma experiência mais tranquila para os usuários.
- 8) Personalização: Os SaaS para saúde podem permitir a personalização do software de acordo com as necessidades específicas de cada instituição ou profissional, garantindo que ele se adapte às práticas e fluxos de trabalho existentes.
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Por que a tecnologia de SaaS para saúde transformou o mercado home care?
No mercado de atenção domiciliar, a revolução tecnológica do Software as a Service (SaaS) alterou não só a dinâmica das operações internas dos negócios, como a lógica de atendimento/tratamento dos pacientes.
Embora todo o setor de saúde se beneficie da inovação, no home care ela encontra maior aderência, dado as particularidades das empresas de serviços domiciliares.
É o caso, por exemplo, da necessidade de deslocamento das equipes profissionais e de uma comunicação remota, visto que o acompanhamento do paciente se dá no ambiente domiciliar; da geração exacerbada de dados (do paciente, dos convênios, dos profissionais envolvidos); da demanda por adaptabilidade de escalas, entre outras opções.
Através do modelo SaaS, todos esses desafios rotineiros para a prestação de serviços do home care se transformam em oportunidades para otimizar verdadeiramente a cadeia de recebíveis dos negócios.
Isso se dá de tal forma que o empreendimento passa a se concentrar integralmente no desenvolvimento de soluções, políticas de tratamento e atendimento que estejam alicerçados nas necessidades e na segurança de cada paciente, sem que haja tempo investido desnecessariamente em burocracias ou em tarefas administrativas repetitivas.
Inclusive, talvez o tempo, tão precioso para os pacientes e familiares, seja o insumo melhor potencializado pelos SaaS em organizações home care.
Nesse contexto, um software de gestão oferece uma abordagem mais flexível e disponível para o gerenciamento de informações de saúde, permitindo que os prestadores de cuidados domiciliares acessem e atualizem registros de pacientes de forma instantânea, simultânea e remota. A empresa abandona planilhas e papeis soltos, condensando todos os dados pertinentes ao tratamento do paciente em um só local: a nuvem. Imaginou quanto tempo é aproveitado nessa gestão?
Com isso, a comunicação é mais eficiente entre profissionais de saúde e entre todos os colaboradores envolvidos no home care, o que leva a um atendimento mais coordenado e personalizado.
Além disso, a tecnologia SaaS facilita a implementação de soluções escaláveis e personalizadas, orientadas às necessidades singulares do home care. É possível incorporar funcionalidades específicas, como agendamento automatizado, monitoramento remoto de pacientes, e gerenciamento de medicamentos e estoque, de acordo com suas operações e requisitos particulares.
A interoperabilidade é outra vantagem crucial proporcionada pelo SaaS na área para o home care. Trata-se da capacidade de integrar diferentes sistemas e plataformas, permitindo uma troca eficiente de informações entre prestadores de serviços, laboratórios, farmácias e outros agentes importantes para o cuidado ao paciente. Essa interoperabilidade aprimorada facilita tomadas de decisão mais informadas, e melhora a continuidade do atendimento.
Outro ponto que destaca como o modelo SaaS para o home care transforma esse mercado está associado à segurança da informação. Após a criação de regulamentações sobre dados no Brasil e também com o crescimento de ataques cibernéticos a grandes bancos de “data”, essa é uma preocupação central na área da saúde: “como aperfeiçoar a proteção aos dados do meu negócio?”.
Os provedores de SaaS são responsáveis por implementar medidas robustas de segurança, além de políticas de segurança bem discriminadas para que o home care tenha os dados sensíveis dos pacientes não só protegidos como de acordo com a ética de dados e com a LGPD.
Por fim, a mobilidade proporcionada pela tecnologia SaaS, viabilizando o acesso aos dados do paciente por meio de dispositivos móveis, e até o uso de aplicativos de comunicação com os pacientes e familiares, reflete em avaliações em tempo real, atualização de registros e coordenação do tratamento ágil e eficiente. Com o SaaS, tudo fica mais dinâmico e fluido no home care.
A adoção da tecnologia de SaaS no contexto do home care transforma o mercado de saúde ao oferecer soluções mais flexíveis, interoperáveis e seguras. As empresas melhoram a performance da sua eficiência operacional, da qualidade do atendimento e da experiência do paciente, tendo tal inovação como um componente fundamental na evolução dos cuidados domiciliares.
Negócios que se mantêm distantes de uma tendência que já é realidade do mercado, evidenciando seu potencial através de bons resultados, afastam-se também da construção de um setor melhor preparado para enxergar o que o paciente precisa.
SpinCare – O SaaS para saúde que transforma o home care desde 2021
Lançado em 2021, o SpinCare se tornou rapidamente a principal referência em produto de gestão SaaS para serviços de home care.
A plataforma se consolidou por performar toda a sua operação de forma tão dinâmica quanto o tempo da própria inovação, observando as demandas do mercado e oferecendo soluções de ponta a ponta capazes de driblar cada um dos desafios das empresas de atenção domiciliar.
O SpinCare se reinventa a cada dia, desenvolvendo funcionalidades que são de fato uma necessidade para empresas de atenção domiciliar.
É na personalização dos recursos e na proximidade com os clientes, para identificar as suas dores, que ele se diferencia no mercado.
Atualmente, sobretudo por ter em sua base o DNA inovador do Grupo Pulsati, é um software que se destaca por evoluir tecnologicamente, oferecendo funcionalidades e integrações com os mais diversos sistemas de saúde, de gestão financeira e de relacionamento com o cliente.
Ao implementar esse software o seu home care passa a contar com tecnologia de ponta e suporte de especialistas capacitados nas mudanças do setor de saúde!