O termo “saúde 4.0” refere-se à associação de soluções de tecnologia às diversas áreas da saúde, como medicina, home care, farmácia, entre outras. Junto à transformação digital, que marca diversos mercados, o campo da saúde tem se desenvolvido a passos acelerados através dessa inovação!
A saúde 4.0 se estabelece neste cenário, utilizando ferramentas e plataformas tecnológicas, como telemedicina, machine learning (ML ou aprendizado de máquina), inteligência artificial (IA), análise de dados e Internet das Coisas (IoT) para otimizar descobertas científicas e inúmeros tratamentos para pacientes – seja em clínicas, laboratórios, hospitais ou nas empresas de atenção domiciliar.
Ao lado de fintechs, dos setores de energia, varejo e consumo, o campo da saúde é um dos que mais investe em ambientes inovadores, em tecnologia e na modernização, viabilizando a aplicação da saúde 4.0 de maneira cada vez mais consistente.
Como exemplo disso, o estudo “O impacto e o futuro da Inteligência Artificial no Brasil”, desenvolvido pela Box 1824 e a Abstartups, identificou a saúde como o segmento com maior número de soluções baseadas em IA no Brasil.
Dessa forma, a saúde 4.0 representa todo esse caminho de evolução e modernização de processos e procedimentos dos negócios da área, com o objetivo de criar serviços cada vez mais orientados à uma postura preventiva em relação à saúde, e ao bem-estar e qualidade de vida dos pacientes e da população em geral.
Trata-se, portanto, de uma nova abordagem de trabalho que permite o desenvolvimento de práticas globais de saúde aprimoradas.
É também a união da expertise técnica humana com a capacidade da máquina para processamento e análise de dados em larga escala, alterando todos os pontos de partida e chegada do setor!
Além disso, no home care, a saúde 4.0 atua revolucionando as cadeias de recebíveis desses empreendimentos ao digitalizar as etapas cruciais de sua operação e ao possibilitar a superação de diversos desafios que você irá acompanhar ao longo deste artigo!
Você vai ver por aqui:
- Conceito de Saúde 4.0
- Objetivos da Saúde 4.0
- A característica mais marcante da saúde 4.0
- Saúde 4.0 no home care: como as empresas podem driblar seus desafios?
- A solução de saúde 4.0 mais completa no home care
Conceito de saúde 4.0
Saúde 4.0 é um termo já tratado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo definido como “o campo do conhecimento associado com o desenvolvimento e uso de novas tecnologias para melhorar a saúde. A Saúde 4.0 expande o conceito de e-Saúde para incluir consumidores digitais, abrangendo smart-devices e equipamentos conectados à internet. O conceito também abrange outros usos da tecnologia na saúde, como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Big Data e Robótica.”
Assim, como dissemos anteriormente neste artigo, é a disposição/possibilidade do setor de saúde em aproveitar a tecnologia da informação e de dados, bem como a inovação, para maximizar o potencial e resultados da área – visando sempre a melhoria contínua de tratamentos e procedimentos em saúde.
Na prática, a saúde 4.0 se apresenta como uma interconexão de dispositivos inteligentes, coleta e análise massiva de dados por meio de Big Data, aplicação de algoritmos de Inteligência Artificial para diagnósticos precisos e eficientes, utilização da Internet das Coisas para monitoramento em tempo real, e a incorporação estratégica da robótica para procedimentos mais precisos e automatizados.
Ou seja, é uma revolução na prestação de serviços de saúde, caracterizada pela integração sinérgica de avançadas tecnologias digitais ao saber único do capital humano.
Em matéria publicada na Gazeta do Povo, César Griebeler, vice-presidente de Tecnologia da Pulsati, define bem a indissociabilidade da relação homem e máquina:
“O contato entre médico e paciente, as conversas e trocas, são fundamentais para o bom desenvolvimento dos casos clínicos. Ainda que as máquinas ganhem vida, nem hoje e nem no futuro, o fator humano poderá ser substituído.
Assim como outros avanços ao longo do tempo nos fizeram resilientes e adaptáveis, a IA chega para ampliar nossas capacidades. Ocupando o papel de serviços rotineiros e mecânicos, nos dá liberdade para inovar, criar e buscar novas formas de seguir avançando de maneira cada vez mais eficaz”, destaca Griebeler.
Diante disso, uma postura reativa ao que já se estabeleceu, como é o caso da tecnologia da saúde 4.0, torna-se um inconveniente para esse campo de atuação. Estar à frente da evolução, seja ela técnica ou digital, revela-se como uma escolha mais inteligente, visto que a adaptação deixa de ser forçada e se torna uma estratégia proativa
“Atuando em conjunto, homem e máquina, poderão sim romper barreiras e levar o futuro da saúde a um novo patamar, muito mais integrado, eficiente e sustentável”, reforça o vice-presidente de Tecnologia da Pulsati, César Griebeler.
Objetivos da saúde 4.0
Para a OMS existem três objetivos principais da saúde 4.0:
- Melhorar a saúde e bem-estar da população em geral por meio da acessibilidade e equidade.
- Facilitar o trabalho dos profissionais da saúde para garantir o melhor cuidado dos pacientes.
- Auxiliar na elaboração de políticas públicas de saúde a nível regional e nacional, por meio do uso sustentável, seguro e ético da tecnologia.
Embora o conceito seja dotado de objetivos gerais, a saúde 4.0 pode ganhar contornos específicos de acordo com a realidade do negócio em saúde e das demandas da população.
A característica mais marcante da saúde 4.0
Diversas características compõem o escopo da saúde 4.0, definindo-a como uma abordagem inovadora e orientada para o futuro e para uma prestação de serviços mais consciente e humanizada. Entretanto, a integração de tecnologias avançadas é o que melhor define o conceito e viabiliza a sua aplicação na prática.
A conexão do setor de saúde com as soluções de tecnologia, como a IoT, IA, Big Data, Análise de dados em tempo real e a robótica representa um dos marcos iniciais da saúde 4.0 e é a distingue como uma perspectiva holística e avançada na gestão da saúde, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças .
Dessa forma, empreendimentos do setor que adotam o conceito em parte ou integralmente tem a automação como principal aliada e utilizam ferramentas tecnológicas importantes capazes de melhorar a qualidade de seus serviços.
Alguns exemplos deles são:
- Prontuários eletrônicos.
- Softwares de gestão
- SDC para Suporte à Decisão Clínica (sistema sugere o tratamento e o profissional de saúde confirma )
- Business Intelligence para análise de dados preditiva e tomadas de decisão mais assertivas
- Integração de múltiplos sistemas de saúde
- Automatização e informatização de resultados de exames, estoques de farmácia, imagens relevantes para tratamentos (como a gestão de feridas)
- Plataformas digitais de comunicação com pacientes, entre outras.
Saúde 4.0 no home care: como as empresas podem driblar seus desafios com a tecnologia?
No home care, a associação de tecnologias ao dia a dia dos negócios é ainda mais essencial. Devido às peculiaridades desse campo da saúde, como sua multidisciplinaridade de profissionais envolvidos, necessidade de acompanhamento de equipes remotas, geração acelerada de dados de pacientes, profissionais, fornecedores, convênios e operadoras de saúde, as soluções digitais representam uma alternativa para que antigos desafios da atenção domiciliar sejam driblados e se tornem verdadeiros potenciais de negócio.
Acompanhe abaixo como as empresas de atenção domiciliar já adaptadas ao contexto da saúde 4.0 transformam medos e percalços relacionados à tecnologia em grandes oportunidades, vencendo dificuldades comuns do setor.
1) Informação abundante e a necessidade de uma gestão adequada para esses ativos
Em 2006, o matemático Clive Humby já visualizava o potencial dos dados na sociedade. A sua frase – “Data is the new oil. It’s valuable, but if unrefined it cannot really be used (…) so must data be broken down, analyzed for it to have value.” (em português, “os dados são o novo petróleo. É valioso, mas se não forem refinados não podem realmente ser usados (…) por isso, os dados devem ser decompostos e analisados para que tenham valor.”) – ganhou o mundo e definiu com maestria a essencialidade de uma gestão qualificada de dados na Era da Informação.
O desenvolvimento da tecnologia, bem como o surgimento dos novos perfis de consumo, de interação social e de comunicação possibilitaram a maior geração de dados já vista na história.
Nesse contexto, organizar e extrair insights úteis a partir dessas inúmeras informações é um desafio crucial e que, por muitas vezes, não é enfrentado adequadamente pelas empresas.
Compilar grandes bancos de dados, não significa automaticamente ter sucesso na gestão de uma empresa ou nas estratégias de negócio. É preciso associar a isso o devido tratamento desses ativos, afastando riscos de segurança e comprometimento de dados da organização e de terceiros, os relacionados ao desperdício de espaço para armazenamento das informações e também os conectados aos casos de desconformidade com as regulações da área, tal qual a LGPD.
A solução para o cenário reside na implementação de sistemas avançados de gerenciamento de dados, usando inteligência artificial para analisar e fornecer insights valiosos. Essa abordagem não apenas simplifica a gestão da informação, como também melhora a tomada de decisões.
Esse é um dos exemplos de ferramentas proporcionadas pela saúde 4.0 que otimiza antigos desafios e os transforma em oportunidades de melhoria contínua dos serviços.
2) Uma integração de equipes e stakeholders eficiente
A colaboração eficiente entre profissionais de saúde, pacientes, familiares e outros responsáveis pela operação de um negócio home care é essencial para tratamentos com resultados mais efetivos.
Sincronizar essas diversas partes interessadas, para proporcionar um cuidado contínuo e holístico, é um desafio comum para esse modelo de empreendimento.
Por isso, investir em ferramentas de comunicação/gestão integradas, como plataformas colaborativas e aplicativos móveis, facilita a comunicação em tempo real, promovendo uma abordagem mais coordenada e centrada no paciente.
Além disso, a tecnologia possibilita o abandono de tarefas onerosas para a cadeia de serviços de atenção domiciliar, como escalas manuais pouco flexíveis e gestão analógica de estoque e medicamentos, para tornar o dia a dia do home care mais preciso, ágil e pronto para adaptações.
Com os avanços digitais, a rotina home care se torna mais previsível, tanto para gestores, quanto para familiares e pacientes, e para fornecedores que são contactados com antecedência, antes de qualquer insumo de urgência acabar.
Para que isso ocorra, claro, é necessário não só uma aliança com a tecnologia, mas garantir a implementação de uma tecnologia adequada, que cubra de ponta a ponta as necessidades das empresas home care.
3) Sustentabilidade financeira como resultado direto do investimento em tecnologia
Quanto antes os negócios home care compreenderem o potencial da tecnologia na otimização da sua sustentabilidade financeira, mais rápido irão estruturar operações mais rentáveis, com menores índices de erros administrativos e suas consequentes glosas.
As soluções digitais contribuem para a eficiência operacional das empresas de saúde, reduzindo custos de produção e, ao mesmo tempo, aprimorando a qualidade dos serviços prestados.
Nesse sentido, existem diversas formas de aproveitamento da tecnologia que na capacidade de uma empresa se manter economicamente estável ao longo do tempo, equilibrando receitas e despesas de maneira sustentável. Veja algumas delas abaixo:
- Sistemas Integrados de Gestão: a implementação de sistemas integrados de gestão que abrangem todos os aspectos operacionais, desde o agendamento de visitas até o gerenciamento de registros de pacientes, permite uma administração mais eficiente. Isso reduz a duplicação de esforços, minimiza erros administrativos e agiliza os processos, economizando tempo e recursos.
- Monitoramento remoto e IoT (Internet das Coisas): a utilização de dispositivos conectados, como sensores de saúde e dispositivos “vestíveis” (wearables), permite o monitoramento remoto de pacientes. Essa abordagem não apenas melhora a qualidade do cuidado, visto que detecta precocemente problemas de saúde, como reduz a necessidade de visitas presenciais frequentes, economizando custos com deslocamento e recursos humanos.
- Análise de dados e business intelligence: a análise de dados em grande escala assegura que as empresas identifiquem padrões, maximizem operações e tomem decisões mais informadas. Ao aplicar ferramentas de business intelligence, os negócios home care podem identificar oportunidades de redução de custos, aprimorar a alocação de recursos e desenvolver estratégias de precificação mais eficazes.
- Medicina preditiva e diagnóstico por inteligência artificial: a integração de algoritmos de inteligência artificial na interpretação de dados médicos acelera o processo de diagnóstico e possibilita a medicina preditiva. Detectar problemas de saúde antes que se tornem críticos não apenas melhora os resultados para os pacientes, como também reduz os custos associados a tratamentos mais extensivos.
- Automatização de processos administrativos: a automatização de tarefas administrativas, como faturamento, agendamento, gestão de escalas, cadastro e gestão de estoque, reduz a carga de trabalho manual e afasta a incidência de erro humano neste processo. Há, assim, um aumento da eficiência, economizando tempo e recursos.
A verdade é que a tecnologia, quando bem implementada, moderniza as operações, e impulsiona a capacidade das empresas de se adaptarem a um cenário de saúde em constante evolução.
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A solução mais completa de saúde 4.0 para o home care
Atuando em diversas frentes, o software de gestão SpinCare é um dos exemplos mais completos de solução de saúde 4.0 para o home care por ser a associação efetiva de tecnologia e saúde!
A ferramenta, desenvolvida pela gigante do mercado Pulsati, possibilita que as empresas passem por um processo de maturação digital fluido e natural, automatizando todas as etapas das operações desses negócios, incluindo a comunicação com pacientes e familiares.
Trata-se de uma plataforma hospedada na nuvem que se diferencia por ser 100% adaptada às especificidades dos empreendimentos SAD, facilitando a relação entre as potencialidades humanas e as da tecnologia.
Com o SpinCare, as empresas têm acesso a uma gestão 360º contínua, com processos e procedimentos digitalizados desde o momento do cadastro de informações de convênios e operadoras de saúde ao faturamento dos tratamentos e acompanhamento das glosas. É uma plataforma completa, integrada a diversos outros sistemas para viabilizar que o gestor home care administre a empresa de maneira holística.
Além disso, o SpinCare assegura a coleta, registro e armazenamento adequado de dados na nuvem, já com toda regulamentação LGPD em prática. As tarefas burocráticas e administrativas também são automatizadas, melhorando a eficiência do negócio e revertendo quadros de desorganização, erros humanos e glosas médicas futuras.
Todas essas informações são dispostas de maneira visual, prática e de fácil compreensão em uma interface única.
Por fim, outras funcionalidades do software conseguem abranger a gestão financeira, a gestão de farmácia e estoque, a gestão de escala, o relacionamento com pacientes e familiares, e demais benefícios, como:
- Conformidade legal;
- Otimização dos processos e controle da operação das empresas de home care;
- Gerenciamento automatizado de escalas e turnos;
- Prontuários armazenados eletronicamente;
- Gestão financeira;
- Gestão de cadeia de suprimentos
- Aplicativo mobile para a família do paciente.
Solicite uma demonstração do SpinCare e prepare a sua empresa para o cenário da saúde 4.0!