Em quais casos o plano de saúde paga pelo home care?

Em quais casos o plano de saúde paga pelo home care?
Em quais casos o plano de saúde paga pelo home care?

O atendimento home care, conforme já falamos aqui, requer uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados e, assim, também envolve grandes investimentos financeiros

Assim, as famílias de pacientes que demandam home care precisam estar preparadas para arcar com essas despesas e, muitas, já possuem plano de saúde. 

É aí que surge a grande dúvida: como saber se o plano cobre home care? 

O que diz a ANS sobre home care e planos de saúde

Regulamentação da ANS sobre plano de saúde cobrir o serviço de home care

Inicialmente, é preciso ter clareza que a Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão responsável pela regulamentação da atuação dos planos de saúde no Brasil, não prevê como obrigatório o serviço de cuidados domiciliares (home care) nos planos de saúde

Assim, no geral, é normal que os planos de saúde neguem pedidos de home care

No entanto, alguns casos, em âmbito judicial, compreendem que, sendo o home care uma prescrição médica, há brecha para requerer essa cobertura. 

Isso acontece porque há, muitas vezes, o entendimento de que como o plano cobre a internação hospitalar, também pode cobrir o home care, por serem serviços equivalentes e, ainda, o home care ser relativamente menos custoso à operadora do plano. 

Para tanto, é necessário que haja um detalhamento a respeito dos cuidados que o paciente necessita, os profissionais envolvidos, bem como a frequência de cada atendimento. 

Vale também descrever os medicamentos que o paciente deverá tomar, além de equipamentos que podem ser necessários. 

Quem tem direito ao serviço de home care?

Quais pacientes têm direito ao home care?

É natural que o home care seja associado a idosos com problemas de saúde; no entanto, ele pode contemplar qualquer pessoa que tenha problemas de saúde com determinadas características.  

Assim, entendendo como funciona a questão legal a respeito do plano de saúde e o home care, pode surgir mais uma dúvida: quem tem direito ao serviço de cuidados domiciliares?

O home care é um serviço destinado a pacientes que estão com suas doenças controladas, mas que precisam de assistência médica recorrente. Assim, a internação hospitalar se torna dispensável, sendo possível dar continuidade a ela em casa. 

Além disso, também considera-se a impossibilidade de locomoção do paciente até os profissionais de saúde, tornando-se essencial que eles venham até o indivíduo. 

Quanto custa o serviço de home care?

Quanto custa um home care 24 horas?

Conforme falamos no início, o home care, devido a diversos fatores, entre eles, a equipe de saúde multidisciplinar necessária, tem um certo investimento financeiro.

No entanto, não é possível delimitar um valor único, porque tudo dependerá do caso de cada paciente, do tratamento que será realizado e o que ele precisará nesse tempo. 

Nesse sentido é que se torna importante para a família do paciente que o plano de saúde já contratado cubra as despesas com o home care, já que, conforme mencionamos anteriormente, torna-se equivalente à prestação de serviço em âmbito hospitalar. 

Em nosso blog, você sempre encontra diversos conteúdos sobre home care para tirar suas dúvidas e ficar bem informado sobre o tema. 

Não esqueça de assinar nossa newsletter para receber todas informações no seu e-mail!