5 formas de otimizar o seu planejamento financeiro com um software de gestão para home care

Dentre as inúmeras vantagens da implementação de um software de gestão home care, a que se refere à otimização do planejamento financeiro desses negócios é uma das mais importantes. 

Afinal, devido às singularidades desse setor, reduzir os custos das operações e licenciamento de vários softwares pode ser uma tarefa desafiadora, que demanda atenção aos processos internos, às atualizações do mercado e às necessidades dos pacientes. 

Nessa perspectiva, a tecnologia se transforma em uma verdadeira aliada da mitigação de gastos desnecessários. Além disso, aprimora estrategicamente o planejamento financeiro das empresas de atenção domiciliar, permitindo, sobretudo, que esses negócios dediquem-se integralmente à qualidade do serviço oferecido ao paciente. 

Muitos profissionais e gestores do home care ainda acreditam que otimizar o planejamento financeiro é impactar negativamente os custos assistenciais – aqueles ligados às despesas de saúde com os pacientes. 

Ou seja, há, em certa medida, uma crença popular de que reduzir custos implica necessariamente em uma decisão por baixar os padrões de qualidade de serviços, processos e ações destinadas aos tratamentos dos pacientes. Entretanto, isso não é verdade e nós vamos te mostrar porquê. 

Selecionamos abaixo 5 fatores que exemplificam como um software de gestão home care pode transformar um planejamento financeiro em um home care na prática. Confira. 


O que é um software de gestão home care? 

Talvez você ainda não tenha se dado conta de que utiliza softwares o tempo todo, para diversas funcionalidades do seu dia a dia – desde acessar aplicativos no smartphone, consumir ferramentas corporativas, como planilhas, ou para pedir um transporte privado. 

A tecnologia, responsável por dinamizar as rotinas, tem se aprimorado cada vez mais para permitir que os negócios, independentemente do segmento,  tenham uma atuação direcionada às pessoas (sejam elas gestores, colaboradores, profissionais da saúde, pacientes ou familiares). 

No home care, um software de gestão refere-se a uma plataforma hospedada na nuvem (portanto, de maneira remota, mais segura e mais barata), que tem como objetivo principal auxiliar a administração dos serviços de assistência médica e cuidados para saúde prestados no ambiente domiciliar. 

Para isso, oferece, em uma única ferramenta, recursos específicos para as variadas etapas da cadeia de recebíveis dessas organizações – desde as associadas aos cadastros de dados até as da fase de faturamento e cobrança de glosas. 

Como funciona na prática? 

Com a implementação desta inovação, empresas home care passam a ter acesso à uma infraestrutura computacional robusta e gerenciada por um provedor especializado, pagando apenas pelo uso do serviço, tal qual em uma assinatura eletrônica. 

Dessa forma, podem substituir os gastos com equipamentos físicos, realocando-os para um processo de melhoria contínua da experiência e segurança do paciente

Na prática, o software de gestão representa uma das categorias de atividades realizadas em nuvem: o SaaS (Software as a Service). Nesse modelo de distribuição de softwares, os gestores de home care acessam as funcionalidades da tecnologia por meio de uma conexão com a Internet, sem precisar instalá-las localmente em seus próprios dispositivos ou servidores. 

A nuvem é quem permite que todas as informações relevantes de negócios desse segmento estejam organizadas, armazenadas e disponíveis para as atividades da empresa sem qualquer intercorrência. 

Imagine gerir todas as frentes de uma empresa home care de maneira analógica… Você provavelmente se perderia em meio a tantos dados, por mais organizado que fosse. 

Pastas, folhas, planilhas de excel… a verdade é que nada disso funciona em um mercado que precisa de escala e está em constante mudança e crescimento. 

Solucionando esse desafio, o software de gestão é capaz de abranger recursos diferentes, simultaneamente, de forma digitalizada e com aprendizado de máquina que acelera as tarefas repetitivas e burocráticas.  

 

O que é possível fazer com um software de gestão home care?

Online, sem necessidade de papel ou planilha externa, você pode: 

  • Realizar o agendamento de visitas e a gestão estratégica de escalas;
  • Ter um registro preciso das informações dos pacientes;
  • Acesso a avaliação e monitoramento em tempo real;
  • Um processo de comunicação com paciente, entre colaboradores e com a gestão altamente eficiente e sem ruídos;
  • Elaborar uma gestão de tarefas;
  • Registrar todas as atividades dos profissionais externos;
  • Executar o faturamento automaticamente;
  • Acessar relatórios e análises baseados em dados;
  • Acesso à Integração com outros sistemas de saúde, de relacionamento com cliente e de financeiro, entre outras possibilidades. 

 

Sabendo que pacientes e familiares priorizam tratamentos focados no bem-estar e no atendimento humanizado, o home care deve assegurar que o negócio tenha as ferramentas adequadas para tornar essa equação viável. 

A otimização de custos e um planejamento financeiro mais estratégico passam exatamente por esse caminho, pela combinação das competências profissionais, do conhecimento técnico do setor e da tecnologia. 

 

 

5 formas de reduzir custos com um software de gestão home care

O software de gestão home care automatiza tarefas repetitivas, mitiga erros de cadastro de dados que podem influenciar nas glosas administrativas, dá agilidade aos processos internos e permite que as equipes de trabalho dediquem-se inteiramente ao que é melhor para cada paciente.

De maneira geral, tudo isso impacta direta ou indiretamente na redução de custos das empresas. Ainda assim, é possível destrinchar algumas frentes principais nas quais o software contribui de maneira consistente para um planejamento financeiro adequado. Veja abaixo:  

 

1) Um software de gestão home care reduz custos quando afasta erros humanos relacionados a cadastros de informações do negócio (de pacientes, de convênios, procedimentos, colaboradores, profissionais de saúde, guias, etc.) 

A implementação de um software de gestão em um serviço de home care contribui significativamente para a redução de custos ao afastar erros humanos relacionados aos cadastros de informações cruciais para o negócio.

Cadastros precisos de pacientes, convênios, procedimentos, colaboradores e profissionais de saúde são essenciais para a eficiência operacional. 

Ao mitigar erros, o software minimiza o retrabalho, prevenindo custos decorrentes de correções, o não pagamento das contas faturadas (glosas administrativas), desentendimentos com convênios e até possíveis problemas legais.

 

2) Um software de gestão home care reduz custos quando automatiza a gestão de escalas 

A automação da gestão de escalas é uma ferramenta valiosa para reduzir custos em um serviço de home care. 

A flexibilidade proporcionada pelo software permite ajustes em tempo real, atendendo às demandas do momento sem a necessidade de contratações imediatas ou despesas extras relacionadas a horas extras e indenizações trabalhistas.

Dessa forma, a otimização da força de trabalho se torna uma realidade, resultando em uma operação mais eficiente e econômica.


 3) Um software de gestão home care reduz custos quando automatiza a gestão de estoque e medicamentos

A automação da gestão de estoque e medicamentos proporcionada pelo software oferece à empresa de home care uma vantagem estratégica na redução de custos. 

Ao manter o controle preciso dos níveis de estoque e das necessidades de medicamentos, a organização pode aproveitar oportunidades de compra de insumos em momentos mais favoráveis, evitando aquisições de emergência a preços mais altos. 

Isso garante uma gestão financeira mais eficiente e reduz os gastos relacionados ao armazenamento inadequado ou à falta de insumos essenciais. Com isso, o tratamento do paciente também é otimizado, visto que ele não corre risco de não ser assistido por um medicamento em falta. 


4) Um software de gestão home care reduz custos quando permite a integração de dados de outros sistemas de gestão financeira utilizados pela empresa

Uma das principais formas de um software viabilizar a redução de custos de uma empresa home care é através do fator “integração de sistemas”. 

Quando bem desenvolvidas, essas ferramentas são dotadas da capacidade de importar dados de outros sistemas de gestão financeira utilizados pelos clientes.

Essa integração eficiente permite a concentração de informações financeiras, eliminando a duplicidade de esforços e reduzindo a possibilidade de erros. 

A partir disso a tomada de decisões passam a ser baseada em dados completos e conectados, o que reflete em uma gestão financeira mais eficaz, com alocação de recursos de forma mais estratégica.

 

Leia também: Sistema de Gestão Integrada: um home care mais eficiente pela metade do tempo 


5) Um software de gestão home care reduz custos quando gera relatórios de desempenho do negócio

A possibilidade do software de gestão de home care em gerar relatórios de desempenho é fundamental para a tomada de decisões assertivas.

Ao permitir que gestores analisem dados concretos, exatos e relevantes de maneira ágil, o software direciona investimentos para áreas realmente necessárias. 

Essa análise aprofundada ajuda a identificar ineficiências, otimizar processos e, consequentemente, reduzir custos ao disponibilizar recursos para o que realmente fará a diferença nos resultados da empresa.

____________________________

Em suma, a implementação de um software de gestão no ambiente de home care emerge como um catalisador fundamental para a eficiência operacional e a redução de custos.

A tecnologia não apenas simplifica processos, como amplia a capacidade de adaptação do home care, promovendo uma administração mais inteligente e eficaz. 

Reduza os custos do home care agora
Todos os exemplos acima estão relacionados à uma gestão de negócios sistematizada e automatizada, certo?

Nada mais lógico, então, do que reduzir custos no home care ao investir em um software de gestão que esteja realmente direcionado para o setor de home care, entendendo todas as suas demandas e especificidades.

O SpinCare é o software de gestão para home care mais completo do mercado, reunindo, em um só sistema, o controle automatizado de todas as fases desses negócios – desde a etapa de cadastro de convênios e operadoras de saúde, até o faturamento da conta do paciente e de uma possível glosa.

Com essa tecnologia empresas SAD assumem destaque em eficiência operacional, rentabilidade e, também, em atendimento focado no cliente! 


Transforme seu planejamento financeiro agora: Solicite uma demonstração gratuita da nossa solução!