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Case de Sucesso SpinCare: como o software de gestão otimizou o crescimento da Cuidar Saúde Domiciliar

Dentre os mercados que apresentam crescimento no Brasil e no mundo, o de atenção domiciliar (AD) merece destaque. Neste artigo vamos abordá-lo por meio do case de sucesso da SpinCare, software de gestão mais completo do país, e da empresa “Cuidar – Saúde Domiciliar.

Atualmente, o home care está em franco crescimento. De acordo com a última edição do censo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e o Núcleo Nacional de Empresas de Serviço de Atenção Domiciliar (Nead), somente em 2022 foram registradas 1167 estabelecimentos neste segmento. Além disso, o faturamento do setor também foi expressivo, marcando aproximadamente R$ 12,3 bilhões/ano.  

São diversas as razões que ratificam esses números, como é caso do envelhecimento da população brasileira, que soma hoje  29,9 milhões de idosos, e a sua demanda por cuidados paliativos; da tendência a desospitalização de casos clínicos previamente indicados, principalmente após a pandemia que forçosamente tornou essa dinâmica popular; além do maior custo-benefício desse tipo de atendimento e da preferência por tratamentos mais humanizados e confortáveis aos pacientes. 

Como exemplo prático dessa realidade, a “Cuidar – Saúde Domiciliar” expandiu seu negócio, aumentando em 400% o volume de pacientes atendidos em apenas um ano e meio. Neste curto espaço de tempo, a empresa passou a oferecer serviço de atenção domiciliar de 150 para 600 pessoas.

Diante da necessidade de adequar seu portfólio ao novo número de clientes, passando também por uma ampliação no perímetro de atendimento, que extrapolou os limites do município de Montes Claros/MG, chegando a diversas cidades de Minas Gerais, incluindo a própria capital do estado, a empresa de home care decidiu investir na implementação da tecnologia para otimizar diversos processos. 

Confira abaixo o resultado desta decisão com o “Case de Sucesso Spin Care e Cuidar Saúde Domiciliar: melhorando a gestão para uma atenção de excelência aos pacientes”.

O projeto SpinCare e Cuidar Saúde Domiciliar  

A parceria entre SpinCare e “Cuidar – Saúde Domiciliar”, começou quando a empresa de home care contratou oficialmente o software. Após etapas de adaptação de processos para atender às demandas específicas do negócio, o SpinCare foi implementado, com sua ampla gama de funcionalidades, em junho de 2022. 

A iniciativa visou associar a “Cuidar – Saúde Domiciliar”, especializada em serviços de assistência à saúde em domicílio, às funcionalidades do SpinCare, o software de gestão, para auxiliar e simplificar o controle de escalas, bem como otimizar a rotina de trabalho do negócio. 

Na época, a Cuidar enfrentava diversos desafios, como a sua expansão regional, a de serviços e de clientes atendidos, e desejava executar essas tarefas de forma segura, responsável e, sobretudo, sustentável. 

Por isso, a cooperação entre as duas marcas objetivou a qualidade da experiência do usuário no atendimento de saúde domiciliar por meio da otimização e desenvolvimento da operação, possibilitada por ferramentas e soluções tecnológicas de ponta. 

Desde então, o projeto está em curso, passando por melhorias executadas no software para garantir a ampliação do escopo de serviços para gestão de profissionais, gestão de suprimentos de farmácia, gestão de faturamento e atendimento de excelência aos pacientes.  

Quais eram os desafios que a “Cuidar – Saúde Domiciliar” enfrentava? 

Como mencionamos anteriormente, a empresa mineira de atenção domiciliar passava por momentos singulares: a expansão de seus serviços para outras cidades e o alto volume de pacientes atendidos. 

Neste contexto, alguns desafios passaram a ameaçar e colocar em risco o funcionamento da organização, como: 

•o acompanhamento manual das escalas;

•o atraso no pagamento de prestadores de serviço;

•a baixa clareza dos prontuários

Todos esses elementos juntos refletiam em insegurança quanto à veracidade das informações apresentadas. Por isso, o projeto SpinCare e Cuidar Saúde Domiciliar objetivou e segue almejando a eficiência e a excelência na gestão do trabalho de equipes de profissionais especializados presentes em campo, administrando as atividades e procedimentos remotamente por meio de ferramentas e soluções tecnológicas orientadas pela experiência do paciente

Como foi desenhado passo a passo? 

Para conquistar esse propósito, inicialmente, o projeto foi dividido em três etapas basilares: a estruturação, a convergência e a integração. 

A primeira etapa da parceria envolveu o mapeamento e cadastro minuciosos dos perfis de pacientes e dos profissionais envolvidos nos atendimentos, intervenções e atividades relacionadas ao home care. 

A fase seguinte identificou as características, os padrões e as particularidades necessárias para promover a correlação das equipes de especialistas adequadas com os pacientes e trouxe um nível importante de integração às escalas de trabalho, além do advento de um plano de cuidados mais criterioso e específico, orientado principalmente pelos cuidados ao paciente. 

Já o terceiro estágio do projeto representou a implantação do faturamento e dos suprimentos. Já os próximos passos estarão associados à melhora do relacionamento com os convênios e a contenção das glosas.

Ainda em suas fases iniciais de implementação, o SpinCare permitiu a digitalização dos processos manuais da empresa home care, com acompanhamento em tempo real para assegurar a fidelidade dos dados compartilhados. 

O software geolocalizado também registrou o check-in e o check-out dos profissionais na visita aos pacientes, com três camadas de comprovação, incluindo a assinatura do próprio usuário ou de sua família. Além disso, possibilitou o monitoramento 24/7, o que permitiu a geração de relatórios do tempo médio de visitas e um controle eficiente das medicações aplicadas.

O SpinCare buscou humanizar o atendimento, oferecendo mais segurança e praticidade tanto para os profissionais de saúde envolvidos no atendimento domiciliar, quanto para os pacientes e seus familiares. 

Desde a sua implementação, parte dos objetivos propostos no case de sucesso da SpinCare e “Cuidar Saúde Domiciliar” foi atingida. A expectativa é que o primeiro semestre de 2023 marque a habilitação de novas funcionalidades no software para potencializar ainda mais estes resultados. A proposta é que seja incluído um dashboard com acesso exclusivo para os convênios, que vai possibilitar o acompanhamento direto das informações do prontuário e assistência do paciente em tempo real. 

Como um produto SaaS (software-as-a-service), os desafios do projeto envolvem configurar e implementar os diferentes recursos simultaneamente ao longo do período.

Resultados do Case de sucesso SpinCare e “Cuidar – Saúde Domiciliar” 

A SpinCare proporcionou o suporte vital para que a “Cuidar Saúde Domiciliar” pudesse alcançar com sucesso um modelo replicável de transparência. 

A estruturação do projeto se revelou como um diferencial competitivo, na medida em que representou uma condição primordial para a otimização da gestão dos serviços oferecidos pelos profissionais cadastrados na instituição, garantindo a melhora da experiência do cliente. 

Uma das principais inovações concebidas na jornada de aperfeiçoamento desse case foi a implementação da versão família do sistema, por meio do qual os familiares passaram a ter acesso ao aplicativo e ao plano de cuidados. Dessa forma, o projeto habilitou o registro de ocorrências e o atestamento da produção e entrega do serviço por meio de assinatura direto na tela do tablet ou smartphone. Também permitiu que parentes e familiares certificassem que o atendimento havia sido realizado.

Em agosto, em resposta às melhorias,  a “Cuidar – Saúde Domiciliar” registrou um crescimento de 86% no NPS em relação ao mês de julho. Por conseguinte, o número de promotores da marca aumentou mais de 48%, enquanto o de detratores diminuiu 69% no período.

Entre os principais desafios no horizonte da parceira SpinCare e Cuidar Saúde Domiciliar está a garantia de total conformidade e a efetividade de atividades e procedimentos desempenhados pelas equipes de profissionais. A redução de glosas e a otimização da gestão de estoque também entram nessa lista.

O projeto pretende ainda ampliar o suporte às pessoas com baixo ou nenhum acesso a meios digitais, implementando inovações, como os prontuários eletrônicos, integração com dispositivos móveis, vestíveis e ferramentas e soluções baseadas em geolocalização.

O grande diferencial desse case de sucesso SpinCare foi conceber, por meio da tecnologia, um modelo de negócio transparente e antifraude, facilmente escalável, que permitiu a entrega de serviços requeridos aos clientes e o atendimento de saúde domiciliar adequado aos beneficiários. 

Além disso, o atendimento personalizado e a disposição em configurar o sistema em tempo real de acordo com a necessidade do cliente, possibilitou a construção de uma parceria eficaz, com resultados mensuráveis e facilmente perceptíveis. 

A abordagem aberta e colaborativa aplicada pelo SpinCare é o que o torna um software diferente de todos aqueles disponíveis no mercado, sendo a escolha certeira para empresas de todos os portes e tamanhos.

Concluindo, a sustentabilidade do projeto é garantida essencialmente pelo apelo colaborativo centrado no cliente, e pelo forte potencial de obtenção de resultados a partir do tratamento de dados. 

As ações previstas para o acompanhamento e manutenção dos resultados partem de análises fundamentais sobre a operação, desde o estudo epidemiológico da carteira e protocolo clínico, perpassando o perfil comercial, até o suporte à decisão clínica.

Conheça o software de gestão SpinCare

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